Café gelado com sorvete ou affogato

café gelado com sorvete

O café gelado com sorvete, como chamamos aqui no Brasil, também leva o nome de affogato em seu país de origem, na Itália. Há quem diga que essa receita é ideal para o verão. Mas eu discordo. Como ele traz a fusão de duas temperaturas, dá pra saborear independentemente do clima lá fora.

Saborosa e única, a receita de café gelado com sorvete é a junção da melhor bebida com a sobremesa mais amada. Portanto, não é à toa que ela tenha ganhado o mundo.

O que é?

O café gelado com sorvete ou affogato é uma sobremesa clássica da Itália. Não se sabe muito sobre sua origem ou invenção. Porém, acredita-se que ela tenha aparecido por volta dos anos 70. O termo “affogato” em italiano significa “submerso” ou “afogado” em português. Nesse sentido, o nome é bem condizente com a receita, já que o sorvete é afogado pelo café.

Aliás, pode-se dizer que essa iguaria é o “biscoito x bolacha” dos italianos. Isso porque há quem diga que se trata de uma bebida e quem afirma que o café gelado com sorvete é uma sobremesa. Na Itália, é possível encontrá-la em bares e restaurantes das duas formas. Portanto, é uma briga sem vencedores, apenas com torcidas. E você, de que lado está?

café gelado com sorvete

Como preparar um affogato tradicional?

O café gelado tradicional da Itália é preparado de forma diferente do que vemos aqui no país. Isso porque o sorvete usado lá é o flor di latte, que pode ser traduzido como “flor de leite” em português. Diferentemente do de baunilha que usamos aqui, ele é feito apenas de leite, açúcar e amido.

Entretanto, encontrar o flor de latte por aqui é uma tarefa bem complicada. Por conta disso, as versões com creme e baunilha se popularizaram, pois são as que mais se assemelham em sabor. A versão tradicional do affogato também leva café expresso. Porém, há muitos lugares que usam a moka, pois ela acrescenta um charme se levada à mesa.

Leia também:

Dicas para o café gelado com sorvete perfeito

Você provavelmente deve estar pensando “por que uma receita tão simples possui dicas de preparo”? Bom, sigo o pensamento de que, se dá pra melhorar, por que não? E foi justamente por isso que separei algumas dicas que vão transformar o seu café gelado com sorvete em algo inesquecível:

  • Dê preferência a sorvetes com texturas bem cremosas. Desse modo, ao derreter e se misturar com o café, ainda vai restar um creme, não apenas líquido;
  • Os sabores mais comuns são creme, baunilha e chocolate. Mas sinta-se livre para experimentar outros sabores. No Brasil, há quem misture com sorvete de frutas, como maracujá;
  • Escolha um café de qualidade para que a experiência da fusão de sabores seja única;
  • Cuidado com a temperatura do café. O ideal é adicioná-lo quente, não fervendo, para que o sorvete demore a derreter;
  • Acrescente o café somente na hora de servir, evitando que o sorvete se desmanche antes do tempo;
  • Não adoce demais o café. O ideal é não acrescentar açúcar.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…