O cafĂ© gelado com sorvete, como chamamos aqui no Brasil, tambĂ©m leva o nome de affogato em seu paĂs de origem, na Itália. Há quem diga que essa receita Ă© ideal para o verĂŁo. Mas eu discordo. Como ele traz a fusĂŁo de duas temperaturas, dá pra saborear independentemente do clima lá fora.
Saborosa e única, a receita de café gelado com sorvete é a junção da melhor bebida com a sobremesa mais amada. Portanto, não é à toa que ela tenha ganhado o mundo.
O que Ă©?
O café gelado com sorvete ou affogato é uma sobremesa clássica da Itália. Não se sabe muito sobre sua origem ou invenção. Porém, acredita-se que ela tenha aparecido por volta dos anos 70. O termo “affogato” em italiano significa “submerso” ou “afogado” em português. Nesse sentido, o nome é bem condizente com a receita, já que o sorvete é afogado pelo café.
Aliás, pode-se dizer que essa iguaria Ă© o “biscoito x bolacha” dos italianos. Isso porque há quem diga que se trata de uma bebida e quem afirma que o cafĂ© gelado com sorvete Ă© uma sobremesa. Na Itália, Ă© possĂvel encontrá-la em bares e restaurantes das duas formas. Portanto, Ă© uma briga sem vencedores, apenas com torcidas. E vocĂŞ, de que lado está?
Como preparar um affogato tradicional?
O cafĂ© gelado tradicional da Itália Ă© preparado de forma diferente do que vemos aqui no paĂs. Isso porque o sorvete usado lá Ă© o flor di latte, que pode ser traduzido como “flor de leite” em portuguĂŞs. Diferentemente do de baunilha que usamos aqui, ele Ă© feito apenas de leite, açúcar e amido.
Entretanto, encontrar o flor de latte por aqui é uma tarefa bem complicada. Por conta disso, as versões com creme e baunilha se popularizaram, pois são as que mais se assemelham em sabor. A versão tradicional do affogato também leva café expresso. Porém, há muitos lugares que usam a moka, pois ela acrescenta um charme se levada à mesa.
Leia também:
- Café gelado vietnamita: o agridoce perfeito
- Bulletproof: o café à prova de balas
- 5 cafés mais caros do mundo para torrar a grana!
Dicas para o café gelado com sorvete perfeito
VocĂŞ provavelmente deve estar pensando “por que uma receita tĂŁo simples possui dicas de preparo”? Bom, sigo o pensamento de que, se dá pra melhorar, por que nĂŁo? E foi justamente por isso que separei algumas dicas que vĂŁo transformar o seu cafĂ© gelado com sorvete em algo inesquecĂvel:
- DĂŞ preferĂŞncia a sorvetes com texturas bem cremosas. Desse modo, ao derreter e se misturar com o cafĂ©, ainda vai restar um creme, nĂŁo apenas lĂquido;
- Os sabores mais comuns são creme, baunilha e chocolate. Mas sinta-se livre para experimentar outros sabores. No Brasil, há quem misture com sorvete de frutas, como maracujá;
- Escolha um café de qualidade para que a experiência da fusão de sabores seja única;
- Cuidado com a temperatura do café. O ideal é adicioná-lo quente, não fervendo, para que o sorvete demore a derreter;
- Acrescente o café somente na hora de servir, evitando que o sorvete se desmanche antes do tempo;
- Não adoce demais o café. O ideal é não acrescentar açúcar.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.