Macchiato tradicional italiano para você despertar

macchiato

Mesmo aqueles que não são amantes de café não podem negar que a bebida é uma aliada no dia a dia. Para não enjoar do cafezinho, que tal preparar algo mais elaborado, como um macchiato?

Trabalhar de casa pode trazer mais sonolência que o comum, já que nos sentimos mais confortáveis. Então, nada melhor que um café para despertar.

Porém, ficar muito tempo em casa causa uma verdadeira sede por novidades. Já que não podemos sair, o jeito é inventar e testar coisas novas, como o café macchiato.

Desse modo, além de você acrescentar mais uma receita ao seu portfólio, sua rotina ganhará um novo sabor.

Manchado italiano

Em italiano, macchiato significa “manchado”. Esse nome foi atribuído à bebida para que os consumidores conseguissem diferenciar melhor o macchiato e o expresso.

Assim, os baristas não precisariam mais dar longas explicações sobre cada uma.

macchiato
O macchiato tradicional é bem diferente de outros por aí. (Reprodução)

O que é café macchiato?

Em suma, o café macchiato é um expresso com uma pequena dose de leite. No Brasil, ele é conhecido como “café com espuminha”.

Acredita-se que a bebida se tornou popular no país devido ao seu sabor agridoce. Isso porque o brasileiro tem a fama de gostar de um café bem forte.

Porém, no macchiato, o amargo intenso do expresso se mistura com o doce da espuma do leite. Ainda assim, o sabor forte é preservado, agradando, assim, à maioria dos paladares.

No entanto, não o confunda com o café pingado, que leva leite em sua composição. Afinal, é totalmente diferente da nossa bebida, que só contém leite na espuma.

Assim como ele se difere do café expresso e do pingado, também não é similar ao latte macchiato. Pelo contrário, um é justamente o oposto do outro. O latte leva uma pitada de café por cima de todo o leite com espuma.

Leia também:

Manchado gelado

Não é muito fã de bebidas quentes e prefere um café gelado? Então essa dica é especial para você.

Para preparar um macchiato gelado e, ainda assim, não alterar a aparência sofisticada da bebida, o segredo é deixá-la esfriar um pouco na cafeteira mesmo.

Depois, coloque-a num copo, deixe-a “assentar” e acrescente três pedras de gelo.

Caso o visual não seja importante, há outro modo mais prático. Em um liquidificador, bata o leite, o gelo e um adoçante líquido (pode ser mel, por exemplo). Em seguida, acrescente o café.

Bata tudo até não sobrar nenhum pedaço de gelo. Caso queira adicionar mais sabor, acrescente um fiozinho de caramelo ou chocolate depois de pronto.

macchiato
Nada de confundir com o pingado, hein? (Reprodução)

Customizando o macchiato

Há outras formas de acrescentar mais sabor ao seu café. Uma delas é adicionando saborizantes. Existe uma variedade de sabores, e você pode encontrá-los em supermercados ou cafeterias.

Na sua bebida pronta, acrescente uma colher de sopa (15 ml) de saborizante para cada xícara.

Os sabores que mais combinam são caramelo, baunilha e chocolate. Agora, é só seguir o passo a passo e sentir a diferença.

macchiato

Macchiato tradicional

Course Café

Ingredientes
  

  • 100 ml de leite integral
  • 100 ml de café coado ou expresso
  • Calda de caramelo a gosto

Instruções
 

  • Aqueça 100 ml de leite integral (não deixe ferver).
  • Para vaporizar o leite, bata com um mixer até obter uma consistência cremosa e brilhante.
  • Em uma caneca, adicione calda de caramelo a gosto.
  • Adicione 100 ml de café coado ou expresso.
  • Em seguida, adicione o leite.
  • Finalize com a espuma de leite, decore com um pouco mais de calda e sirva!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…