a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Macchiato tradicional italiano para você despertar

Mesmo aqueles que não são amantes de café não podem negar que a bebida é uma aliada no dia a dia. Para não enjoar do cafezinho, que tal preparar algo mais elaborado, como um macchiato? Trabalhar de casa pode trazer mais sonolência que o comum, já que nos sentimos mais confortáveis. Então, nada melhor que um café para despertar. Porém, ficar muito tempo em casa causa uma verdadeira sede por novidades. Já que não podemos sair, o jeito é inventar e testar coisas novas, como o café macchiato. Desse modo, além de você acrescentar mais uma receita ao seu portfólio, sua rotina ganhará um novo sabor.
macchiato

Macchiato tradicional

Course Café

Ingredientes
  

  • 100 ml de leite integral
  • 100 ml de café coado ou expresso
  • Calda de caramelo a gosto

Instruções
 

  • Aqueça 100 ml de leite integral (não deixe ferver).
  • Para vaporizar o leite, bata com um mixer até obter uma consistência cremosa e brilhante.
  • Em uma caneca, adicione calda de caramelo a gosto.
  • Adicione 100 ml de café coado ou expresso.
  • Em seguida, adicione o leite.
  • Finalize com a espuma de leite, decore com um pouco mais de calda e sirva!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Manchado italiano

Em italiano, macchiato significa “manchado”. Esse nome foi atribuído à bebida para que os consumidores conseguissem diferenciar melhor o macchiato e o expresso. Assim, os baristas não precisariam mais dar longas explicações sobre cada uma.
macchiato
O macchiato tradicional é bem diferente de outros por aí. (Reprodução)

O que é café macchiato?

Em suma, o café macchiato é um expresso com uma pequena dose de leite. No Brasil, ele é conhecido como “café com espuminha”. Acredita-se que a bebida se tornou popular no país devido ao seu sabor agridoce. Isso porque o brasileiro tem a fama de gostar de um café bem forte. Porém, no macchiato, o amargo intenso do expresso se mistura com o doce da espuma do leite. Ainda assim, o sabor forte é preservado, agradando, assim, à maioria dos paladares. No entanto, não o confunda com o café pingado, que leva leite em sua composição. Afinal, é totalmente diferente da nossa bebida, que só contém leite na espuma. Assim como ele se difere do café expresso e do pingado, também não é similar ao latte macchiato. Pelo contrário, um é justamente o oposto do outro. O latte leva uma pitada de café por cima de todo o leite com espuma. Leia também:

Manchado gelado

Não é muito fã de bebidas quentes e prefere um café gelado? Então essa dica é especial para você. Para preparar um macchiato gelado e, ainda assim, não alterar a aparência sofisticada da bebida, o segredo é deixá-la esfriar um pouco na cafeteira mesmo. Depois, coloque-a num copo, deixe-a “assentar” e acrescente três pedras de gelo. Caso o visual não seja importante, há outro modo mais prático. Em um liquidificador, bata o leite, o gelo e um adoçante líquido (pode ser mel, por exemplo). Em seguida, acrescente o café. Bata tudo até não sobrar nenhum pedaço de gelo. Caso queira adicionar mais sabor, acrescente um fiozinho de caramelo ou chocolate depois de pronto.
macchiato
Nada de confundir com o pingado, hein? (Reprodução)

Customizando o macchiato

Há outras formas de acrescentar mais sabor ao seu café. Uma delas é adicionando saborizantes. Existe uma variedade de sabores, e você pode encontrá-los em supermercados ou cafeterias. Na sua bebida pronta, acrescente uma colher de sopa (15 ml) de saborizante para cada xícara. Os sabores que mais combinam são caramelo, baunilha e chocolate. Agora, é só seguir o passo a passo e sentir a diferença.
acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…