Como evitar resíduos de pesticidas nos alimentos

legumes e verduras organicos

o que são pesticidas

Não é novidade que falo sobre os benefícios dos alimentos orgânicos e como os pesticidas nos alimentos podem nos fazer mal.

Afinal, vale sempre ressaltar que nós somos o que comemos. Sendo assim, se não cuidamos do que consumimos cedo ou tarde isso surtirá efeitos.

Então, é importante entender que nossos alimentos fazem parte de uma cadeia de metabolismo que acontece em nosso organismo e nos dá energia e vitalidade.

Além disso, produtos químicos como os pesticidas nos alimentos podem atrapalhar esse metabolismo e até nos fazer mal.

Então, o que são pesticidas?

Os pesticidas são substâncias químicas que têm como objetivo principal resolver questões de pragas nas plantações.

Ou seja, podem ser aplicados com o intuito de diminuir, impedir, destruir ou mitigar qualquer tipo de praga que possa aparecer.

De fato, estes pesticidas nos alimentos não são venenos em sua constituição, mas na maioria das vezes podem ser tóxicos ao ser humano.

Mas os pesticidas se acumulam somente na casca dos alimentos?

casca de alimentos e agrotóxicos

Como o intuito do pesticida nos alimentos é fazer com que pragas não apodreçam ou contaminem os produtos eles podem sim se acumular.

Aliás, na maioria das vezes, eles são pulverizados. Ou seja, as cascas dos alimentos concentram grande parte dos agrotóxicos.

Mas é possível também que ele adentre ao alimento e esteja presente no interior das frutas, por exemplo.

Por isso lavar os alimentos não faz com que os pesticidas saiam por completo do alimento.

No entanto, alguns estudos mostram que lavar os alimentos não orgânicos com água morna pode ser uma ferramenta para deixá-lo mais “limpo”.

Mas você pode também aproveitar para descascar os alimentos que não sejam totalmente orgânicos. Desse modo, evita possíveis contaminações.

A princípio, quanto a pesticidas nos alimentos, lave SEMPRE!

Em primeiro lugar, lavar os alimentos é fundamental e não somente porque eles podem ter pesticidas, como falamos aqui sobre mitos e verdades sobre alimentos orgânicos.

Ou seja, é preciso que se lave todos os alimentos frescos como frutas e verduras, já que eles passam de mãos em mãos diversas vezes.

Sobretudo, o importante é pensarmos que nem todos os alimentos que compramos são produzidos pelo produtor local.

Então, na grande maioria das vezes, eles viajam por dias e por longas estradas até chegar em nossa cidade.

Ademais, nesse meio tempo eles passam por diversas pessoas que vão transportar os alimentos. Assim, com isso os microrganismos vão se acumulando.

Afinal, quais alimentos não absorvem tanto pesticida?

De acordo com pesquisas realizadas pela ANVISA, o órgão nacional de controle e vigilância sanitária, alguns alimentos possuem maiores concentrações de pesticidas do que outros.

Desse modo, os resultados de 2012 mostram que diversos alimentos de consumo diário podem estar no topo da lista.

Por isso, se for possível, dê sempre prioridade aos alimentos orgânicos. Afinal de contas, nem sempre sabemos quais possuem mais agrotóxicos que outros.

Então, fiz uma tabela para exemplificar bem os alimentos que mais possuem concentração de pesticida segundo a Anvisa para te ajudar. Aliás, confira.

Em resumo, a classificação abaixo está do mais contaminado ao menos contaminado.

Classificação  Alimento
1 Pimentão
2 Morango
3 Pepino
4 Alface
5 Cenoura
6 Abacaxi
7 Beterraba
8 Couve
9 Mamão
10 Tomate
11 Laranja
12 Maçã
13 Arroz
14 Feijão
15 Repolho
16 Manga
17 Cebola
18 Batata
Tabela classificação. Fonte

Aliás, a água da torneira entra nisto também!

Um dado preocupante de 2012 publicado na revista cientifica do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia destaca a importância de cuidarmos da água também. 

Isso porque este estudo observou a concentração de diclorofenóis, que são parte de um produto químico muito utilizado em pesticidas e que também podem ser encontrados na água.

Assim, neste caso, a alternativa é filtrarmos a água que utilizamos para consumo direto em filtros adequados. Afinal, a água é um dos bens de consumo mais importantes, pois sem ela nós não temos como viver.

Aliás, também observarmos sempre se o odor, sabor e cor da água estão pertinentes como de costume. Afinal de contas a nossa saúde deve ser prioridade sempre!

Por fim, não se esqueça também de seguir a Casa Encantada no Instagram e participar de nosso grupo no Facebook.

Enfim, espero ter ajudado 😊

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como usar a AirFryer? | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque low carb de ricota e espinafre | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…