Frente a pandemia que estamos passando as orientações dos profissionais da saúde são de nos mantermos em quarentena, ficando em casa e mantendo o afastamento social para que tudo isso acabe o quanto antes. Por isso fazer com que alimentos durem mais é importante.
Sabendo disso, muito provavelmente você já tenha ido ao mercado e comprado alguns suprimentos para evitar as saÃdas durante a semana.
No entanto para fazer com que os alimentos durem mais na quarentena existem alguns pontos a se levar em consideração, o que você vai encontrar neste post.
Utilize primeiro o que comprar antes
Esta dica é usada principalmente por restaurantes de cozinhas profissionais: o primeiro a entrar é o primeiro a sair.
Isto é dizer, para que os alimentos durem mais você deve armazenar os alimentos mais velhos na frente e os mais novos atrás.
Dessa forma você acaba consumindo alimentos que estão com o prazo de validade mais curto antes, evitando possÃveis contaminações.
Mais do que isso você consome alimentos mais frescos porque foram recentemente abertos.
A dica aqui é que você coloque frutas e legumes frescos em um lugar mais visÃvel da geladeira ou de uma fruteira na mesa.
Acompanhe a validade dos itens
Crie o hábito de acompanhar a validade dos itens que você tem em seu estoque e abertos em sua geladeira.
Os alimentos congelados, geralmente são mais perecÃveis que alimentos enlatados, ou os alimentos que possuem ou estão embebidos em conservantes.
Observe que para que os alimentos durem mais, você pode criar este hábito aos poucos aproveitando a quarentena para observar todos os rótulos.
São nestes rótulos o que você pode encontrar a melhor forma de armazenar o produto assim como a validade.
Uma boa dica é que você vire, enquanto está criando o hábito, os rótulos de forma que a validade fique visÃvel quando você abrir o armário.
Dessa forma você vai manter que os alimentos durem mais observando sempre que abre a dispensa a validade, o que em determinado momento vai ser inevitável e você vai ter criado um novo hábito.
Consuma o que for fresco primeiro para garantir que alimentos durem mais
Consuma frutas, legumes e hortaliças antes do que os outros alimentos que tem a data de validade um pouco maior, como os de lata.
Pensando nisso, para que os alimentos durem mais, tente utilizar os alimentos maduros ou fazer um cronograma para que você varie sua alimentação utilizando o que está maduro e deixando o que é verde amadurecer.
Armazene as frutas e legumes de forma adequada, isto vai ajudar com que o processo de amadurecimento demore um pouco mais a passar.
Procure também algumas alternativas como por exemplo congelar os alimentos frescos , isto é possÃvel nós já explicamos aqui em outro post.
Algumas frutas você pode armazenar de forma diferente, bananas, morangos, mamão, e outras frutas podem ser batidas fazendo um smoothie.
Aos legumes também existem alternativas ver lá você pode fazer sopas ou caçarolas com os legumes frescos e as obras podem ser armazenadas na geladeira por até 3 dias.
Utilize a criatividade com o que você tem disponÃvel para fazer com que alimentos durem mais
Algo importante durante a quarentena é que você seja criativo, tanto para que os alimentos durem mais em sua despensa ou geladeira, quanto para variar o cardápio.
Procure aquelas receitas antigas de famÃlia ou combine itens que já estão abertos e próximos da data de validade.
Tente equilibrar também entre receitas com alimentos frescos e outras com alimentos em conserva.
Dependendo do clima do dia você pode utilizar alimentos frescos para fazer saladas, as algumas sopas, que são receitas que podem misturar tanto elementos frescos quanto conservados.
Não deixe também de usar a sua criatividade fazendo novas receitas e talvez criando algumas. Isto pode ser bom principalmente para quem tem crianças em casa, sendo uma forma de atração para elas.
Espero ter ajudado!
2 respostas
Adorei as dicas!
Como as compras são mensais e em grande quantidade, a gente sempre prioriza os itens de menor validade na primeira semana e faz uma “checklist” das receitas a serem feitas no decorrer do mês, essa é uma forma de verificar a durabilidade de determinados ingredientes em nossa cozinha.