Como organizar um cardápio semanal

cardápio semanal

cardápio semanal

Se você está procurando uma alimentação mais saudável, ou até mesmo economia no momento de comprar seus alimentos, organizar um cardápio semanal pode ser uma boa mudança a se fazer.

Algo que sempre falo aqui no blog é que quando mudamos nossos hábitos tendemos a descobrir coisas novas.

Isso vai acontecer também caso você tenha que planejar sua alimentação semanal, ainda mais porque isso é um bom hábito!

Então vamos ao que interessa.

Variedade ou o de sempre?

cardápio semanal

Um fator importante no momento de você planejar a sua alimentação semanal é você entender qual é a sua demanda.

Quando eu vou organizar o meu cardápio semanal eu faço questão de colocar em um ou dois dias alimentos diferentes ou que eu não tenho tanta familiaridade em comer.

Quando organizamos um cardápio semanal tendemos a colocar mais do mesmo.

Isto é, de colocar apenas aqueles alimentos pelo qual já conhecemos e sabemos como preparar.

Isso cria um hábito de sempre comemos a mesma coisa e para que tenhamos uma alimentação saudável.

É importante que variamos um pouco entre frutas verduras e proteínas diferentes.

Claro que, nem sempre temos a nossa disposição todos os alimentos que desejamos, mas existem alguns alimentos que podem ser substituídos em nossa alimentação.

Por isso, sempre recomendo o que é uns poucos vá se inserindo variedade agir naquilo em que sempre fazemos para comer.

Por exemplo: eu tenho sempre o hábito de comer arroz, feijão, alguma proteína e alguma salada.

Neste caso seria interessante alterar um pouco os elementos que vão ou na salada ou na proteína e podemos alterar os grãos que estamos colocando em nosso prato.

Poderíamos trocar o feijão por grão-de-bico, ou talvez ao invés de fazer uma salada de alface como tomate colocarmos cebola ou pepino isso já é uma troca justa.

Não tenha pressa

Ok, mas afinal o que o tempo tem a ver com a nossa alimentação?

A resposta para essa pergunta é bem simples, nosso dia a dia é sempre muito agitado.

Por isso não podemos deixar de comer bem mesmo com pouco tempo para cozinhar.

Não ter pressa significa que para organizar um cardápio semanal em que você possa otimizar a sua alimentação e melhorá-la é importante que você não tenha pressa para planejar.

Ao mesmo tempo isso significa o que você não precisa organizar o seu mês inteiro em um único cardápio.

O que eu recomendo é que se organize semana por semana.

Quando organizamos cada semana como sendo única entendemos a organizar melhor, distribuir melhor os alimentos que iremos consumir e economizar.

Pesquise os ingredientes (e economize)

Quando planejamos a nossa alimentação e conseguimos organizar um cardápio semanal temos grandes chances de economizar na hora das compras.

De fato, essa economia vai depender de como estão os preços dos alimentos e de quais alimentos você deseja compor a sua alimentação.

No entanto, algo que eu sempre fiz e recomendo muito é que se planeje antes e então comece a pesquisar nos diferentes mercados e vendas onde você pode comprar determinado alimento com o preço mais baixo.

Os mercados familiares ou menores costumam vender a preços um pouco mais baixos, inclusive é lá que eu encontro as frutas e verduras mais bonitas.

Se você deseja fazer uma alimentação baseada em alimentos orgânicos ou que não levem agrotóxico talvez sejam nessas hortifrutis em mercados menores que você encontre os alimentos mais bonitos, mais saborosos e que são plantados em economia familiar.

Quanto tempo você tem para cozinhar?

cardápio semanal
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

O maior motivo pelo qual eu comecei a organizar um cardápio semanal oi porque eu não tinha tempo suficiente para cozinhar tudo o que eu queria no dia.

Então eu encontrei na organização uma forma de não comer sempre a mesma coisa durante a semana. Além disso, mesmo assim melhorar a minha alimentação e torná-la mais saudável.

Por isso, se você não tem muito tempo para cozinhar eu recomendo que você aproveite o dia em que mais te sobra tempo para preparar seus alimentos.

Alguns pratos podem precisar de alguma preparação prévia, este é o momento de fazer. Lembre-se que a ideia aqui é facilitar ainda mais sua rotina.

 

Conheça também algumas dicas de como organizar o freezer!

O que achou do post? Se as dicas foram uteis não se esqueça de compartilhar e não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais: PinterestInstagram e Grupo do Facebook.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…