O que significa que um alimento é orgânico?

alimento organico

Ultimamente nós ouvimos muito falar sobre os alimentos orgânicos. Além disso, como algo orgânico é benéfico para a nossa saúde e bem-estar.

É fato que o consumo cresceu muito nos últimos 10 anos. Mas isto leva ocorreu por diversos fatores.

Por isso, hoje vou te mostrar então o que é um alimento orgânico e quais as suas nuances. Assim você terá a certeza de que algo é orgânico e o porquê dele ser bom para você.

O que é um alimento orgânico?

o que é um alimento orgânico

Antes de tudo, para iniciar é importante saber o porquê dos alimentos orgânicos receberem essa e não outra nomenclatura.

Então, entenda. Alimento orgânico é aquele cujo cultivo ocorre sem venenos para adiantar o seu crescimento ou inibir pragas.

Não é novidade para ninguém que muitas plantações são regadas a produtos químicos artificiais ou hormônios. Porque dessa forma podem crescer bonitos e durar mais. Entretanto, ao contrário disso, as plantaçõesnão utilizam estes materiais e fazem uso de outros métodos.

O cultivo orgânico utiliza fertilizantes naturais. Por exemplo, estrume de alguns animais ou também misturas de restos de plantas.

alimento orgânico faz bem?

Por que optar pelos orgânicos?

Um dos objetivos mais procurados pelas pessoas nos últimos tempos é a boa manutenção da nossa saúde.

Os alimentos orgânicos aparecem no mercado com a proposta de terem um valor mais saudável do que os alimentos comuns.

Por vezes é importante levar em consideração que os alimentos orgânicos são vendidos em locais específicos. Eles podem ter um custo um pouco maior do que alimentos comuns.

Mas o quesito é a nossa saúde. É fundamental conservar o que nos torna únicos, o nosso corpo.

Optar pelos orgânicos também é pensar no coletivo, já que as técnicas empregadas para o cultivo de alimentos orgânicos fazem bem tanto para a pessoa que vai comer como também para o solo cultivado.

Além disso, é perceptível que alimentos orgânicos possuem sabores e texturas muito mais próximas ao natural. Não tem como comparar aos alimentos que ficam por mais de 5 dias nas prateleiras dos supermercados.

Alimentos orgânicos são mais nutritivos?

De fato, existem diversos estudos científicos hoje em dia que comparam o consumo de um alimento orgânico com aqueles não orgânicos em sua cadeia nutritiva.

O resultado destes estudos é positivo para o consumo de alimentos orgânicos. Afinal, eles conseguem uma maior absorção por parte do organismo.

Ainda assim existem evidências que sugerem com que alimentos orgânicos sejam mais nutritivos que os alimentos não orgânicos. Em especial, por não haver nenhum tipo de aditivo químico em sua constituição.

Perceba também qual é um dos elementos que as pessoas mais buscam nos últimos tempos. Ou seja, alimentos que tenham altos níveis de antioxidantes e vitaminas.

Sabendo disso diversos estudos foram feitos para verificar se os alimentos cultivados organicamente conseguiriam atender a estes critérios e os resultados foram muito positivos.

Principalmente no quesito vitaminas, já que os alimentos sem a presença de produtos químicos conseguem uma sobrevida menor. Entretanto a sua quantidade de vitaminas é relativamente maior .

Comida orgânica é mais saudável?

Se observarmos a alimentação orgânica por critérios puramente fisiológicos é possível entender que a comida orgânica é mais saudável.

Nosso corpo é muito complexo. Por isso precisa de uma gama de nutrientes diferentes em nossa dieta para manter as nossas estruturas firmes e fortes.

Sendo assim, é possível dizer que a comida orgânica é mais saudável quando comparada com as que compramos para consumo rápido. Porque eles terão uma menor gama de alguns compostos como o sódio de aditivos.

Além disso, alguns estudos mostram que os altos níveis de antioxidantes presentes nos alimentos orgânicos ajudam a combater o envelhecimento.

No entanto, ainda hoje não é possível afirmar que produtos orgânicos são mais saudáveis. Além disso, que trazem benefícios únicos a saúde. Isso, claro, quando comparados aos alimentos não orgânicos.

Quando saber que um produto é orgânico?

Para saber se um produto é de fato orgânico, procure por um selo de produto orgânico certificado.

Este selo é a garantia para o consumidor de que o cultivo do alimento ocorreu com técnicas da lei orgânica.

Conforme a lei 10.831, todos os produtos orgânicos em território brasileiro precisam utilizar este selo em suas embalagens.

Alimentos orgânicos não são sinônimos de produtos integrais

Por vezes, é possível encontrar a relação que produtos orgânicos ou produtos que favorecem a nossa saúde são integrais. Mas isso não é sempre verdade.

É possível que um produto seja orgânico e integral ao mesmo tempo; isso, claro, desde que siga as normas de cultivo e o propósito.

Assim como um produto orgânico pode ser natural, sem colesterol e sem glúten e mesmo assim continuar sendo orgânico.

Por isso é importante não confundir produtos integrais com orgânicos.

Quer saber mais sobre as dicas que mostramos aqui? Siga a gente no Instagram e no grupo do Facebook.

Aliás, conheça algumas receitas de sucos que você pode aproveitar com frutas e vegetais orgânicos.

Por fim, não deixe de conferir:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Ovos orgânicos e ovos caipira - entenda a diferença | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…