É inegável o quanto gostamos de café. Sendo assim, se pudéssemos, inventariamos inúmeras receitas com ele. Aliás, por que não? Pensando nisso, trouxe o passo a passo do bolo de café.
Café na massa, na cobertura e no recheio. Sim, dá pra fazer e fica bom. Mas que tal acrescentar um pouco de chocolate para suavizar a coisa toda?
Claro, isso depende exclusivamente da sua preferência. Até porque, com ou sem chocolate, fica muito bom.
Sabia que tem até versão de bolo de cappuccino? No entanto, hoje ficaremos o tradicional. Afinal, agrada mais facilmente aos diferentes paladares.
Ingredientes
- 200 gramas de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- 10 colheres de sopa de café em pó
- 4 ovos
- 200 gramas de manteiga
- 200 gramas de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 pitada de sal
Instruções
- Coloque todos os ingredientes do bolo em uma tigela grande.
- Bata os ingredientes na batedeira, em velocidade baixa, até que a mistura esteja homogênea.
- Adicione a água, o café, o fermento, o chocolate e a farinha. Misture bem até a massa ficar homogênea.
- Pré-aqueça o forno a 180ºC.
- Unte uma forma Kugelhopf de 23 cm de diâmetro com manteiga e farinha.
- Despeje a mistura do bolo na assadeira e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
- Espere esfriar antes de retirá-lo da assadeira.
- Decore o bolo com açúcar de confeiteiro e sirva!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
A fusão de bolo e café
Acredita-se que a ideia de comer pratos doces acompanhados de café tenha vindo dos europeus no século 17. No entanto, foi apenas por volta do século 19 que o café teria se tornado ingrediente de receitas de bolos.
Primeiramente, cozinheiros americanos começaram a utilizar o alimento em suas iguarias para evitar desperdícios. Porém, o resultado foi tão bom que o grão passou a ter uma função importante no sabor final.
Com o tempo, várias versões do bolo de café foram criadas. De todo modo, as mais famosas são a americana e a francesa.
Bolo de café americano
Apesar do nome, o bolo de café americano quase não possui o ingrediente em sua composição, que é apenas polvilhado sobre a massa antes de assar. Frutas, especiarias ou nozes complementam o sabor.
Já na versão azeda, há duas alterações. A primeira é que o café é incluído na massa e não na cobertura. A segunda tem relação com o creme de leite, que ativa o bicarbonato de sódio e o transforma em um agente de fermentação.
Versão francesa
Completamente diferente do bolo de café americano, o Gâteau Moka Maison leva café na massa e na cobertura. No entanto, é uma receita bem simples e prática de fazer.
Dentre os ingredientes estão ovos, açúcar, farinha de trigo e café, que tem a função de umidificar a massa depois que ela é assada.
Já para a cobertura, deve-se preparar uma calda de açúcar e acrescentar o café. Desse modo, obtém-se um sabor forte e ao mesmo tempo adocicado.
Bolo húngaro
Apesar de ser menos famoso que os demais, o bolo de café com chocolate húngaro é o perfeito equilíbrio entre o doce e o amargo. Além do básico para a massa, ele é incrementado com marmelada e nozes. Inclusive, a versão original leva conhaque e o café vai apenas na cobertura. Ainda assim, também é possível acrescentar um pouco na massa, para equilibrar o doce do chocolate e da marmelada.
Quer conquistar aquele amigo ou parente que insiste que a bebida não é gostosa? Prepare este bolo. Garanto que vai mudar de ideia rapidinho. Conte pra gente o resultado.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta
Qual é a quantidade de água? Não tem na descrição dos ingredientes. É água quente ou fria?