Bolo de café para uma quarentena mais gostosa

bolo de café

bolo de café

É inegável o quanto gostamos de café. Sendo assim, se pudéssemos, inventariamos inúmeras receitas com ele. Aliás, por que não? Pensando nisso, trouxe o passo a passo do bolo de café.

Café na massa, na cobertura e no recheio. Sim, dá pra fazer e fica bom. Mas que tal acrescentar um pouco de chocolate para suavizar a coisa toda?

Claro, isso depende exclusivamente da sua preferência. Até porque, com ou sem chocolate, fica muito bom.

Sabia que tem até versão de bolo de cappuccino? No entanto, hoje ficaremos o tradicional. Afinal, agrada mais facilmente aos diferentes paladares.

bolo de café

A fusão de bolo e café

Acredita-se que a ideia de comer pratos doces acompanhados de café tenha vindo dos europeus no século 17. No entanto, foi apenas por volta do século 19 que o café teria se tornado ingrediente de receitas de bolos.

Primeiramente, cozinheiros americanos começaram a utilizar o alimento em suas iguarias para evitar desperdícios. Porém, o resultado foi tão bom que o grão passou a ter uma função importante no sabor final.

Com o tempo, várias versões do bolo de café foram criadas. De todo modo, as mais famosas são a americana e a francesa.

Bolo de café americano

Apesar do nome, o bolo de café americano quase não possui o ingrediente em sua composição, que é apenas polvilhado sobre a massa antes de assar. Frutas, especiarias ou nozes complementam o sabor.

Já na versão azeda, há duas alterações. A primeira é que o café é incluído na massa e não na cobertura. A segunda tem relação com o creme de leite, que ativa o bicarbonato de sódio e o transforma em um agente de fermentação.

Versão francesa

Completamente diferente do bolo de café americano, o Gâteau Moka Maison leva café na massa e na cobertura. No entanto, é uma receita bem simples e prática de fazer.

Dentre os ingredientes estão ovos, açúcar, farinha de trigo e café, que tem a função de umidificar a massa depois que ela é assada.

Já para a cobertura, deve-se preparar uma calda de açúcar e acrescentar o café. Desse modo, obtém-se um sabor forte e ao mesmo tempo adocicado.

bolo de café
(Reprodução)

Bolo húngaro

Apesar de ser menos famoso que os demais, o bolo de café com chocolate húngaro é o perfeito equilíbrio entre o doce e o amargo. Além do básico para a massa, ele é incrementado com marmelada e nozes. Inclusive, a versão original leva conhaque e o café vai apenas na cobertura. Ainda assim, também é possível acrescentar um pouco na massa, para equilibrar o doce do chocolate e da marmelada.

Quer conquistar aquele amigo ou parente que insiste que a bebida não é gostosa? Prepare este bolo. Garanto que vai mudar de ideia rapidinho. Conte pra gente o resultado.

Bolo de café

Course bolo, Café

Ingredientes
  

  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento em pó
  • 10 colheres de sopa de café em pó
  • 4 ovos
  • 200 gramas de manteiga
  • 200 gramas de açúcar mascavo
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Coloque todos os ingredientes do bolo em uma tigela grande.
  • Bata os ingredientes na batedeira, em velocidade baixa, até que a mistura esteja homogênea.
  • Adicione a água, o café, o fermento, o chocolate e a farinha. Misture bem até a massa ficar homogênea.
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  • Unte uma forma Kugelhopf de 23 cm de diâmetro com manteiga e farinha.
  • Despeje a mistura do bolo na assadeira e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.
  • Espere esfriar antes de retirá-lo da assadeira.
  • Decore o bolo com açúcar de confeiteiro e sirva!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…