Bolo vulcão para uma Páscoa mais que especial

bolo vulcão

A Páscoa está chegando, e eu amo inovar nas sobremesas que preparo para este dia tão especial. Afinal, ver a carinha de alegria dos convidados e, principalmente, das crianças à mesa traz uma sensação de paz e de esperança. Quem é que dispensa sensações tão positivas em dias tão difíceis como os que vivemos? Neste ano, vou apostar no bolo vulcão. Aliás, não sabe o que é? Você com certeza já se encantou por ele pelas redes sociais.

Bolo vulcão é um tipo de bolo delicioso que alimenta os olhos. À primeira vista, se parece com receitas tradicionais, mas guarda uma surpresa incrível que dá as caras no primeiro corte. É nele que uma casca saborosa se rompe e o recheio cremoso se espalha pela travessa. Acredite, não tem quem não dê gritos de alegria neste verdadeiro evento.

Apesar de parecer algo restrito a grandes confeitarias, produzidos pelas mãos de chefs experientes, qualquer um pode fazê-lo em sua própria casa. Você sabe, A Casa Encantada está aqui para mostrar que receitas acessíveis existem aos montes e que mesmo aquelas que parecem impossíveis, muitas vezes, demandam passos simples e ingredientes que encontramos em qualquer supermercado.

bolo vulcão
A magia acontece já na primeira garfada.

Quem é que teve essa ideia?

Ao contrário de muitas origens distantes e incertas, a invenção do bolo vulcão é recente e recheada de tretas. Jean-Georges Vongerichten, dos Estados Unidos, declara ter inventado o bolo em 1987, em Nova York. Inclusive, o cozinheiro é dono de um império gastronômico com mais de 30 empreendimentos espalhados por Londres, Paris, Las Vegas e Tóquio. Por outro lado, o francês Jacques Torres diz que não, que esse tipo de iguaria já era preparada no país europeu muito antes.

De todo modo, Vongerichten explica que, naquele ano, ao retirar um pão de ló de chocolate do forno, descobriu que o centro estava escorrendo. Apesar do acidente, conta que o interior estava quente, tinha boa textura e, acima de tudo, era muito saboroso. Assim, deu início à produção do bolo vulcão, o popularizando nos Estados Unidos e o incluindo em cardápios de sobremesas de restaurantes sofisticados.

Não é demais saber que, de uma coisa inesperada, pode surgir a próxima grande sensação culinária mundial? Quem sabe a próxima não seja sua?

bolo vulcão
Sua Páscoa pode ser ainda mais incrível com o bolo vulcão.

Bolo vulcão: um mundo de sensações

Iria dizer que chegou o momento mais esperado, o de conferir o passo a passo, mas estaria mentindo. Todo mundo sabe que o primeiro corte do bolo vulcão é que ocupa esse pódio. Primeiramente, tente se preparar para disputas, já que seus convidados lutarão para darem início à comilança.

Por fim, aqui, traremos a receita de Gordon Ramsay, chef de cozinha, youtuber, autor e personalidade televisiva britânico nascido na Escócia. Depois, dê asas à sua criatividade e não deixe de experimentar novas combinações e novos recheios. Não deixe, também, de compartilhar o resultado com a gente, claro. Queremos conhecer suas invenções. <3

bolo vulcão

Bolo vulcão de chocolate

Tempo de Preparação 25 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Course bolo
Quantidade 4

Ingredientes
  

  • 50 g de manteiga sem sal Mais extra, amolecida, para untar
  • 2 colheres de chá de cacau em pó
  • 50 g de chocolate amargo de boa qualidade em pedaços Mínimo de 70% cacau
  • 1 ovo grande
  • 1 gema de ovo grande
  • 60 g de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de licor Tia maria Nota: esta é a escolha do chef Gordon Ramsay, mas você pode substituir por licor de café de outra marca
  • 50 g de farinha simples peneirada
  • Crème fraîche ou sorvete de baunilha para servir

Instruções
 

  • Aqueça o forno a 160 ° C.
  • Passe manteiga em quatro moldes darioles de 7,5 cm (de preferência antiaderente) ou ramequins e coloque na geladeira por cerca de 10 minutos para ela firmar.
  • Unte as formas novamente com manteiga e polvilhe generosamente com cacau em pó. Coloque na geladeira enquanto prepara a mistura.
  • Derreta, em banho maria, o chocolate e a manteiga em uma tigela pequena. Retire do fogo e mexa até ficar homogêneo.
  • Usando um batedor elétrico, bata o ovo inteiro, a gema e o açúcar até obter um creme claro e espesso e, em seguida, acrescente a mistura de chocolate. Junte o licor e depois a farinha.
  • Divida a mistura uniformemente entre os ramequins e leve ao forno por 12 minutos.
  • Passe uma faca na borda dos pratos e coloque os bolos vulcão em pratos quentes. Você também pode deixá-los nos ramequins.
  • Sirva imediatamente, com uma colherada de crème fraîche ou uma bola de sorvete de baunilha.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…