Churros caseiros: sequinhos e macios

churros caseiros

fried fries on white ceramic bowl

Alô, pessoal! Olha o carro dos churros passando na sua rua! Churros sequinhos, crocantes, macios e gostosos, com aquele recheio de doce de leite que todo mundo adora! Antes que você pense que é uma receita difícil de fazer em casa, deixe-me apresentar meus argumentos.

As maiores reclamações são que geralmente os churros ficam encharcados de óleo. Além disso, há quem também os deixe murchar. No entanto, tudo isso tem solução. Na procura pelos churros perfeitos, eu descobri alguns segredos. Portanto, não há o que temer. Dessa maneira, hoje eu dividirei essas dicas preciosas com vocês.

Receita espanhola de origem chinesa?

Ao contrário do que muitos podem pensar, churros é um alimento que existe há muitos séculos. No entanto, sua origem é indefinida. Contudo, existem algumas teorias sobre como ocorreu sua invenção.

A primeira afirma que os portugueses trouxeram a receita da China. Segundo a história, a preparação do alimento era mantida em segredo pelo imperador Ming. Portanto, como os portugueses a conseguiram é um mistério.

A segunda versão conta que os churros viajam o mundo com os árabes desde que eles invadiram a Península Ibérica. Todavia, há ainda quem diga que a iguaria é uma invenção dos pastores espanhóis, que, ao passarem dias nas montanhas, começaram substituir o pãozinho matinal pelos churros.

Em conclusão, independentemente de sua origem, hoje essa delícia é considerada espanhola. Ao contrário do Brasil, a maioria dos países a consome no café da manhã. Aliás, eles também gostam da versão sem recheio.

Em princípio, os churros ganharam popularidade por aqui primeiro na cidade de São Paulo, por volta de 1974. Inicialmente, sem recheio. Mas logo isso mudou. Os consumidores de um estabelecimento espanhol sugeriram a inserção do complemento, e a novidade se popularizou.

churros caseiros

Churros pelo mundo

Em muitos lugares do mundo, churros recebem outros nomes. Por exemplo, na Sevilha é calentito. Em Jaén, tallo. Já em Granada, tejeringo.

E não é só isso que muda. O recheio também é diferente dependendo da região. No Uruguai, queijo derretido. Por fim, em Cuba, é comum a utilização de goiaba ou de outras frutas.

À procura dos churros perfeitos

Agora, vamos às dicas para que seus churros caseiros fiquem sequinhos, macios e deliciosos:

  • Frite em uma panela funda a 180 ºC. A temperatura do óleo aqui é muito importante. Não pode estar muito quente nem frio;
  • De preferência, frite uma unidade por vez para que eles não grudem;
  • No preparo da massa, evite que ela forme grumos (bolinhas), mantendo o fogo baixo e mexendo rapidamente;
  • O ponto ideal da massa é quando ela estiver desprendendo levemente no fundo da panela.

Posso congelar a massa?

Sim, congele a massa por até 3 meses no congelador. Ao armazenar, prefira um recipiente grande e posicione as unidades de forma que elas não grudem. Também é possível mantê-las na geladeira por até 3 dias em um recipiente fechado. No entanto, não é possível preservar os churros já fritos e recheados, pois a massa tende a murchá-los. Agora, a melhor parte: fazer! Compartilhe o resultado <3

churros caseiros

Churros caseiros

Ingredientes
  

  • 300 ml de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1 pitada de sal
  • 300 g de farinha de trigo
  • 3 ovos de tamanho médio
  • Óleo
  • Açúcar e canela misturados
  • Doce de leite

Instruções
 

  • Aqueça um pouco a água em uma panela. Depois, abaixe o fogo e adicione a margarina e o açúcar.
  • Mexa até que toda a margarina seja dissolvida.
  • Vá acrescentado a farinha de trigo aos poucos, sem parar de mexer. O ponto ideal é quando ela estiver desprendendo da panela.
  • Tire a panela do fogo, adicione os ovos um por um e vá mexendo bem.
  • Em seguida, coloque a massa em um saco de confeiteiro ou em uma forma para churros. Nesta receita, usou-se um bico em formato de estrela de 1,7 cm.
  • Para fritar, espere o óleo esquentar a 180° C e vá apertando o saco de confeiteiro até que os churros fiquem do tamanho que desejar.
  • Mantenha a atenção, pois, com o óleo quente, eles ficam dourados rapidamente.
  • Após fritar, coloque em um papel toalha para tirar o excesso de óleo.
  • Em seguida, passe pelo açúcar com canela e recheie com o doce de leite utilizando o bico que vem junto com a forma.
  • Prontinho!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…