A banana é um alimento tão versátil que, com ela, é possível preparar vários pratos, sejam eles doces ou salgados. Aliás, a cuca de banana é um exemplo, algo que aprendi a fazer com minha avó. Por sua vez, ela aprendeu a receita com uma amiga que possuía raízes alemãs.
Trata-se de um bolo de tabuleiro feito com ovos, manteiga, farinha de trigo e coberto de açúcar. Primeiramente, na Alemanha, seu nome é “Streuselkuchen”; “kuchen” significa bolo, e “streusel” quer dizer “granulado” ou “flocos”. Ou seja, a tradução “bolo de flocos” se refere à nossa cuca de banana com farofa.
Surgiu na antiga Silésia e Prússia, locais de onde inúmeros imigrantes alemães embarcaram para o sul do Brasil no final do século 19. Inclusive, é tão tradicional na Alemanha que é muito comum encontrá-la em festas típicas de celebração da cultura alemã aqui em nosso país, como a Pomerana de Pomerode e o BlumenKuchen, festival de cucas de Blumenau.
Apesar de ser popular em todo o país, o nome “cuca”, no Sul, se refere a bolos e pastéis de tabuleiro que seguem os modos de preparo tradicionais alemães. Resumindo, são geralmente cozidos ou assados diretamente em um tabuleiro (backblech) sem forma (backform).
Já a nossa cuca de banana, ou bananenkuche, em alemão, é uma versão única da gastronomia brasileira. Teria surgido a partir da vinda dos alemães ao Brasil, que acabaram por adaptar o prato.
Ingredientes
Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de leite
- 1 ovo
- 3 bananas maduras
- 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Para a farofa:
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de farinha de trigo
- ¼ de xícara de manteiga amolecida
- Canela em pó a gosto
Instruções
- No liquidificador, bata ½ xícara de leite, 1 ovo e 2 colheres de sopa de manteiga amolecida.
- Em outro recipiente, misture 2 xícaras de farinha de trigo e 1 xícara de açúcar.
- Despeje o conteúdo do liquidificador nos ingredientes secos aos poucos.
- Com a ajuda de um fouet, misture tudo até obter uma massa lisa.
- Adicione 1 colher de sopa de fermento e mexa rapidamente.
- Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha.
- Espalhe 3 bananas maduras cortadas em rodelas na massa.
- Para fazer a farofa, coloque em uma tigela: 1 xícara de açúcar, ½ xícara de farinha de trigo, ¼ de xícara de manteiga amolecida e canela em pó a gosto. Misture tudo com as mãos.
- Polvilhe a farofa sobre a massa da cuca.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 ºC por 35 a 40 minutos.
- Espere esfriar, desenforme e está pronto para servir!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Leia também:
- Como fazer torta de maçã caseira
- Bolo de banana feito na airfryer
- Torta vegana de limão, chocolate e coco
Mas o que vai nela?
Enquanto aqui no Brasil os ingredientes mais utilizados para a elaboração da receita são massa, farofa, uva, banana e goiaba, na Alemanha as coberturas mais populares são feitas de maçã, mohn (semente de papoula), cereja e zwetschge (um tipo de ameixa).
Como principal elemento da versão alemã na receita de cuca, destaca-se a manteiga. Isso porque, desde a Idade Média, a manteiga era um artigo de luxo, utilizado para distinguir a nobreza do restante da sociedade.
Reinventada e reinterpretada inúmeras vezes desde então, a atual atração da gastronomia alemã é a Erdbeerekuche (cuca-de-morango). Diferente da manteiga, que era a estrela da cozinha da nobreza, o morango naquela época era considerado um alimento vulgar, por rastejar no chão na plantação.
Outra curiosidade interessante é que a cuca antigamente não era um prato comum, e sim raro, servido apenas em ocasiões especiais, como Natal, Páscoa e outras datas importantes. Isso porque a farinha e o açúcar eram ingredientes muito caros.
Demorou bastante até a cuca tornar-se um prato popular na Alemanha. Entretanto, desde que se espalhou, o servem com frutas da estação. Dentre elas, pera, cereja, damasco, ameixa e maçãs.
Receita de cuca de banana
Vamos aprender agora como fazer essa receita de cuca de banana deliciosa?
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.