Tudo de pão de mel: cupcake, bolo e até bolinho

5 from 1 vote
pão de mel
Quem aí adora pão de mel? Sabe aquela massa coringa de bolo que a gente vive inventando um formato ou recheio diferente que se faz presente em toda festa de aniversário? Pois é, aqui em casa a receita que bate recordes na cozinha é a do pão de mel. Nesse sentido, tudo começou com minha irmã Karina que adorava ver programas de culinária e copiava tudo que via de bom pela frente. Então, um belo dia ela resolveu fazer estes pães de mel para eu, pequenina, vender. Era um sucesso! Ela passou em um concurso público em outra cidade e eu continuei com a receita que nos rende muitos hummmmmmm!! E não parei até hoje! Não entendo como ainda não tinha postado por aqui, é uma receita que eu faço sempre, mas vamos lá… pão de mel

Pão de mel para tudo

A receita já foi postada em um blog que amo, o Give me Flour da querida Amanda Areias. A Amanda é extremamente caprichosa, o blog é lindo e as receitas e dicas que ela da são deliciosas! A receita como disse é versátil, já foi bolo de aniversário do Felipe, já foi cupcake no blog da Amanda, já foi bolinho do café da manhã de aniversário da Ariane, minha quase xará, filha da amiga Ana Guimarães do blog De Cuisine . Mas vou parar de enrolar, indicar mais umas delícias e apresentar a receita. Bora? Veja também:

Pão de mel

Como bolo, bolinho, cupcake, você decide!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
descanso na geladeira 6 hrs
Tempo Total 1 hr 10 mins
Course Sobremesa

Ingredientes
  

  • 4 1/2 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
  • 2 2/3 xícaras (de chá) de açúcar mascavo;
  • 2 xícaras (de chá) de água;
  • 1 xícara (de chá) de leite;
  • 1 xícara (de chá) de mel;
  • 4 ovos;
  • 1 pitada de cravo em pó e canela em pó.

[recipe-ingredients title="Ingredientes para o recheio"]

  • 1 lata de doce de leite;
  • 12 Nozes quebradas em pedaços pequenos ou outros frutos nobres.

Para a Cobertura:

  • 800 g de chocolate meio amargo
  • 2 xícaras (de chá) de creme de leite fresco

Instruções
 

  • Em uma panela alta coloque o açúcar mascavo e a água e leve ao fogo, assim que iniciar fervura abaixe o fogo e por 20 minutos mexendo as vezes para não queimar. Deixe a calda esfriar.
  • Agora chegou a hora de dar asas a sua imaginação. Ligue o forno em 180 graus e se você preferir fazer um bolo bonitão como aquele lá em cima, unte uma forma redonda e enfarinhe, caso queira fazer cupcakes prepare a forma de assar cupcakes com forminhas de papel.
  • Caso queira fazer bolinhos faça da mesma forma dos cupcakes, iremos despir estes bonitos depois, retirando o papel para a hora de servir.
  • Numa tigela, bata as claras em neve e reserve.
  • Misture a farinha e as especiarias e reserve.
  • Adicione à calda o mel, as gemas e bicarbonato dissolvido no leite. Acrescente o chocolate em pó, a farinha com as especiarias e mexa bem. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Se for fazer o bolo, despeje a massa na forma redonda, se for fazer os bolinhos preencha as forminhas até 2/3 do seu volume. E já para o forno! O tempo de forno varia bastante de forno para forno, faça o teste do palito de dente, se sair sequinho está no ponto. O bolo demora um tempo a mais pela maior concentração de massa para assar.
  • Retire do forno e deixe esfriar completamente.
  • Para rechear, coloque o doce de leite e as nozes picadas em um saco de confeitar já preparado com um bico liso. Enfie a ponta do bico de confeitar no meio do cupcake e aperte até sentir resistência. Para o bolo, corte ao meio apó esfriar e recheie com o doce de leite e as nozes picadinhas e cubra com a outra metade do bolo.
  • Coloque o chocolate picado em uma tigela média e derreta no microondas, em potência média mexendo a cada 30 segundos (ou derreta conforme as instruçoes da embalagem). Incorpore o creme de leite e bata em batedeira até ficar aerada e levemente mais clara.
  • Outra dica que pode ajudar em dias quentes é colocar a ganache dentro de um “banho maria” frio e bater a medida que ela esfria completamente. (dica do give me flour, muito valido para dias quentes no Brasil)
  • Espalhe uma camada espessa de ganache sobre cada cupcake ou cobrindo o bolo completamente. No bolinho da Ariane eu não aerei a ganache na batedeira, esperei esfriar completamente e coloquei colheradas sobre o bolinho, finalizando com raspas de chocolate.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

  1. Pingback: 21 dicas para melhorar suas habilidades na cozinha | A casa encantada
  2. Pingback: Guia: farinha sem glúten | A casa encantada
  3. Pingback: Receita de Pão de Queijo de Liquidificador fácil | A casa encantada
  4. 5 stars
    Antes de fazer os elogios devido eu queria comentar que no modo de fazer falava sobre acrescentar bicarbonato e chocolate em pó na massa, eu procurei e não achei a quantidade… então eu coloquei 1 XIc de chá de cacau 100% e 1 colher de chá de bicarbonato… ficou ótimo!
    Meus pães de mel foram sucesso absoluto no trabalho….Se não sou esperta não conseguiria provar um!
    Obrigada pela receita

    1. Oi Denise! Que bom que deu tudo certo com a receita, ficamos felizes que tenha gostado, não esqueça de conferir mais receitas deliciosas aqui no blog, ok? Beijos

  5. Aiiii que saudade de um café contigo amada!!! Já faz um ano, acredita? Preciso urgente chegar até aí para todo esse amor… ;)…

    Amo você lindona!!! Aliás, amamos!!!
    Super beijão no coração

    Ah, essa é a receita perfeita!!!

    1. As portas, já sabem… sempre abertas! Saudade deste café de aniver! Parabens para a Ariiiiiiii! Já um ano passou! Ta na hora de vir me veeer!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…