Que tal surpreender nesse Dia das Mães preparando uma sobremesa diferente e irresistível? Eu estou falando do muffin! E não, não me venha falar de cupcake. No entanto, admito que há semelhanças. Porém, são duas sobremesas bem diferentes.
Sabe o que é o melhor? Além de saborosa, essa receita de muffin é super fácil de fazer. Portanto, nada de forno. Vamos usar o micro-ondas. Aliás, uma dica importante é que você não precisa preparar exatamente um muffin de chocolate como o meu. Se a sua mãe preferir frutas, por exemplo, faça um muffin de banana. Fica tão bom quanto!
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 2 ovos
- ½ xícara de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 100 g de gotas de chocolate ao leite ou chocolate em barra picado
Instruções
- Em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha e o fermento. Reserve.
- Em outra tigela, quebre os ovos e bata com um garfo.
- Adicione o leite e a manteiga. Misture tudo bem com uma colher.
- Despeje os ingredientes secos, mexendo até a massa ficar homogênea.
- Despeje a massa em forminhas de papel para muffins próprias para micro-ondas.
- Adicione as gotas de chocolate ou os pedaços de chocolate picado por cima dos muffins.
- Asse no micro-ondas em potência média por 5 minutos.
- Deixe os muffins esfriarem por 10 minutos e sirva.
- Se desejar, enfeite com chantilly e granulado.
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Pão macio britânico?
A origem do nome “muffin” nada tem a ver com bolos. Na verdade, ele deriva da palavra francesa “moufflet”, que servia para descrever um pão macio.
Isso porque a receita realmente se tratava de um pão quando surgiu no Reino Unido entre os séculos 10 e 11.
Muffin inglês
A receita de muffin é originária da Terra da Rainha. A primeira referência ao alimento data de 1703. Porém, naquela época, não se tratava de um bolinho, mas sim, como já foi mencionado, de um tipo de pão.
No entanto, a receita de outro bolinho influenciou o surgimento do muffin: o scone. De formato triangular e frito, era hábito dos escoceses consumir o scone no café da manhã. Na época, o bolinho escocês estava em alta em toda a Europa. Isso porque era uma maneira simples e gostosa de descartar o leite azedo.
Acompanhamento perfeito do chá
Não sou eu que estou dizendo isso. Antigamente, os muffins eram vendidos nas ruas da Inglaterra especialmente na hora do chá e esgotavam rapidamente.
Porém, atualmente, a situação já é outra. Tanto na Inglaterra como na França, eles são como os nossos brigadeiros. Ou seja, estão em todas as festas.
A receita de muffin original
O muffin original tinha como base a massa fermentada de pão. Sendo assim, era assado em uma chapa quente e servido com geleia.
Embora esse seja o modo mais tradicional de consumir o alimento, ele se mostra muito versátil. Inclusive, em algumas regiões, é possível encontrar a versão salgada.
Variações americanas
Apesar de ser uma receita inglesa, os americanos demonstram amá-la muito mais do que os próprios britânicos.
Aliás, vários estados dos EUA possuem seus sabores oficiais de muffin. Por exemplo, em Minnesota é o de blueberry; em Massachusetts é o de milho; e em Nova York é o de maçã.
Diferença entre muffin e cupcake
Ambos são bolinhos que levam como base a farinha de trigo, o leite e os ovos. Porém, as semelhanças acabam por aí.
No cupcake, o recheio só aparece no final, quando a massa já está pronta. No muffin, o processo é diferente. Tanto a massa quanto o recheio levam os mesmos ingredientes. Portanto, não há separação entre os dois.
Além disso, o muffin possui uma massa muito mais densa que o cupcake e leva muito menos açúcar.
Dia especial
Para festejar o sabor e a popularidade desse prato, ele ganhou o seu próprio dia. No dia 18 se celebra o Dia do Muffin no mundo todo, mas com um destaque para os Estados Unidos, que celebra a data com inúmeros festivais. Agora, ele será a estrela do seu Dia das Mães. Vamos lá?
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.