Muffin de micro-ondas para o Dia das Mães

muffin

Que tal surpreender nesse Dia das Mães preparando uma sobremesa diferente e irresistível? Eu estou falando do muffin! E não, não me venha falar de cupcake. No entanto, admito que há semelhanças. Porém, são duas sobremesas bem diferentes.

Sabe o que é o melhor? Além de saborosa, essa receita de muffin é super fácil de fazer. Portanto, nada de forno. Vamos usar o micro-ondas. Aliás, uma dica importante é que você não precisa preparar exatamente um muffin de chocolate como o meu. Se a sua mãe preferir frutas, por exemplo, faça um muffin de banana. Fica tão bom quanto!

Pão macio britânico?

A origem do nome “muffin” nada tem a ver com bolos. Na verdade, ele deriva da palavra francesa “moufflet”, que servia para descrever um pão macio.

Isso porque a receita realmente se tratava de um pão quando surgiu no Reino Unido entre os séculos 10 e 11.

Muffin inglês

A receita de muffin é originária da Terra da Rainha. A primeira referência ao alimento data de 1703. Porém, naquela época, não se tratava de um bolinho, mas sim, como já foi mencionado, de um tipo de pão.

No entanto, a receita de outro bolinho influenciou o surgimento do muffin: o scone. De formato triangular e frito, era hábito dos escoceses consumir o scone no café da manhã. Na época, o bolinho escocês estava em alta em toda a Europa. Isso porque era uma maneira simples e gostosa de descartar o leite azedo.

muffin
Muffin é diferente do cupcake, mesmo que ambos sejam deliciosos! (Fonte: Unsplash)

Acompanhamento perfeito do chá

Não sou eu que estou dizendo isso. Antigamente, os muffins eram vendidos nas ruas da Inglaterra especialmente na hora do chá e esgotavam rapidamente.

Porém, atualmente, a situação já é outra. Tanto na Inglaterra como na França, eles são como os nossos brigadeiros. Ou seja, estão em todas as festas.

A receita de muffin original

O muffin original tinha como base a massa fermentada de pão. Sendo assim, era assado em uma chapa quente e servido com geleia.

Embora esse seja o modo mais tradicional de consumir o alimento, ele se mostra muito versátil. Inclusive, em algumas regiões, é possível encontrar a versão salgada.

Variações americanas

Apesar de ser uma receita inglesa, os americanos demonstram amá-la muito mais do que os próprios britânicos.

Aliás, vários estados dos EUA possuem seus sabores oficiais de muffin. Por exemplo, em Minnesota é o de blueberry; em Massachusetts é o de milho; e em Nova York é o de maçã.

Diferença entre muffin e cupcake

Ambos são bolinhos que levam como base a farinha de trigo, o leite e os ovos. Porém, as semelhanças acabam por aí.

No cupcake, o recheio só aparece no final, quando a massa já está pronta. No muffin, o processo é diferente. Tanto a massa quanto o recheio levam os mesmos ingredientes. Portanto, não há separação entre os dois.

Além disso, o muffin possui uma massa muito mais densa que o cupcake e leva muito menos açúcar.

muffin
Olha um exemplo de cupcake aí 😀 (Fonte: Unsplash)

Dia especial

Para festejar o sabor e a popularidade desse prato, ele ganhou o seu próprio dia. No dia 18 se celebra o Dia do Muffin no mundo todo, mas com um destaque para os Estados Unidos, que celebra a data com inúmeros festivais. Agora, ele será a estrela do seu Dia das Mães. Vamos lá?

Muffin de micro-ondas

Ingredientes
  

  • 1 xícara de açúcar
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 ovos
  • ½ xícara de leite
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 100 g de gotas de chocolate ao leite ou chocolate em barra picado

Instruções
 

  • Em uma tigela, peneire o açúcar, a farinha e o fermento. Reserve.
  • Em outra tigela, quebre os ovos e bata com um garfo.
  • Adicione o leite e a manteiga. Misture tudo bem com uma colher.
  • Despeje os ingredientes secos, mexendo até a massa ficar homogênea.
  • Despeje a massa em forminhas de papel para muffins próprias para micro-ondas.
  • Adicione as gotas de chocolate ou os pedaços de chocolate picado por cima dos muffins.
  • Asse no micro-ondas em potência média por 5 minutos.
  • Deixe os muffins esfriarem por 10 minutos e sirva.
  • Se desejar, enfeite com chantilly e granulado.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…