A máquina de pão é útil além do que você imagina

qual a melhor maquina de fazer pao?

A melhor parte de comprar novos equipamentos para a cozinha é descobrir que eles podem ser utilizados para o preparo de diversos alimentos e conseguem facilitar ainda mais uma rotina que está agitada. Será que a máquina de pão é útil e é um desses equipamentos que consegue ser multifuncional? Confira a seguir. 

máquina de pão é útil

É claro, ao comprarmos uma máquina como essa, o nosso único objetivo inicialmente é poder ter pães fresquinhos e quentinhos em qualquer horário, inclusive no café da manhã, sem precisar ir à padaria. Porém, a máquina de pão é útil para esquentar, mexer e preparar alimentos que geralmente não imaginamos que ela poderia preparar durante a compra.

Para entender melhor como utilizar a sua máquina, conheça mais sobre os seus ciclos e o tempo das etapas realizadas em cada um deles. Basta conferir em seu manual de instruções. Existem opções como a máquina de pão da Mondial que possuem até 12 ciclos de preparo. 

O segredo está em imaginar que a maquina de pão é um forno com uma panela embutida, em formato de forma de pão. Dessa forma, toda receita que demanda um cozimento com temperaturas mais baixas e um tempo maior de preparo é perfeita para ser realizada em sua panificadora. Isso inclui sopas, risotos, mingais, carnes marinadas...

Além disso, é muito importante que você aprenda a converter receitas para a máquina de pão. 

Utilize a máquina como forno

receita de bolo de cenoura e cacau - bolo saudável

O ciclo assar da panificadora não serve apenas para dar continuidade a preparação de pães. Você também pode utilizar esses ciclos para assar alimentos, como em um forno. A máquina de pão é útil para assar batatas, cenouras e diversos outros legumes.

É possível cozinhar até mesmo frango assado com batatas. Basta realizar o seu preparo do mesmo modo que você faria no forno, coloca-los no balde da panificadora e iniciar o ciclo “Assar”, usando o timer para programar o tempo exato de preparo. Aliás, o timer é um incrível aliado durante o preparo de alimentos. 

Ao invés de levar bolos ao forno, você pode utilizar a sua panificadora no ciclo Bolo caso tenha em sua máquina. Um bolo de chocolate fofinho pode ser feito nesse ciclo, basta adicionar os ingredientes e a maquina irá mistura-los e assar o bolo.

A sua máquina de pão é econômica comparando a um grande forno elétrico

Um grande forno utiliza uma quantidade notável de gás e energia para ser ligado, mesmo que você vá assar alimentos em pequenas porções. Nesse caso, você pode utilizar a sua máquina de pão ao invés do forno e fazer uma grande economia.

Além da economia financeira, a máquina de pão é útil para economizar tempo. A diferença entre um pão bem feito na panificadora e um pão feito a mão é mínima, as vezes imperceptível. Muito pelo contrário, o pão feito na panificadora é mais alto e tem textura mais fina.

Sua máquina de pão aquece e mexe os alimentos por você

pote de geleiaUm dos ciclos que as panificadoras geralmente possuem é o ciclo Geleia, que primeiramente aquece um pouco os ingredientes e começa a mexer em seguida. Porém, esse ciclo é perfeito não somente para fazer doces, mas também salgados.

Ademais, que tal se render ao clássico e fazer uma geleia de morango usando sua panificadora? Além disso, também é possível fazer molhos cremosos sem ficar mexendo a panela por um longo tempo.

Uma interessante receita que pode ser feita é a de doce de banana com chocolate. Ao invés de ficar mexendo a todo instante na panela o seu doce, simplesmente faça todos os passos da receita já na panificadora. Para adicionar ingredientes, basta abrir a tampa e adicionar os ingredientes. Se o ciclo terminar e o doce ainda estiver mole, basta repeti-lo.

Uma das experiências mais frustrantes que tive na cozinha foi uma tentativa de fazer massa de salgados, especificamente: massa para coxinha. Acredito que não tive força suficiente para mexer bem a massa enquanto ela estava na panela, ficou um pouco empelotada e nem um pouco saborosa.

Porém, você pode preparar massas para salgados fritos, como a coxinha, utilizando a máquina, basta colocar os ingredientes no balde da panificadora e selecionar o ciclo de geleia, a panificadora irá mexer a massa por você. Além dessa dica para facilitar o preparo da massa, você também pode congelar o peito de frango e já ter o recheio sempre em mãos.

Sua máquina de pão é mais fácil de limpar

Por fim, uma das vantagens da máquina de pão é não ter muita louça para lavar. Basta higienizar a forma, não precisa limpar a bancada usada para sovar massa, potes, colheres, assadeira…

Além disso, a máquina de pão é útil quando preparamos certos molhos a base de tomate, pois eles sempre mancham potes plásticos que levam certo esforço para serem limpos. Isso não acontece ao preparar molhos a base de tomate em uma panificadora, pois a sua assadeira pode ser limpa rapidamente. 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Como usar a máquina de fazer pão? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…