Pão de cenoura colorido e fofo

5 from 4 votes
Pão de cenoura colorido e fofinho

Olhe bem a cor deste pão de cenoura! Queria que você estivesse aqui para sentir o cheiro que domina toda a cozinha, e também para dar uma apertadinha e conferir o quanto estão macios!

Este pãozinho de cenoura é uma adaptação do nosso amadinho pão de batata. Mas o de cenoura fez ainda mais sucesso com as crianças por conta do seu amarelo radioativo. Por isso, é uma boa opção para a lancheira escolar neste volta às aulas!

Aliás, amamos o resultado e já fizemos uma outra vez substituindo parte da farinha branca por farinha integral. Dessa forma, ficou um pão ainda mais nutritivo, assim como o nosso pãozinho de batata doce que também é integral.

Pão de cenoura colorido e fofinho

Pão de cenoura ideal para congelar

O sabor do pãozinho de cenoura é muito suave, uma delicia, mas se quiser suavizar ainda mais, troque metade da cenoura por batata.

Este pãozinho congela muito bem. Para isso, deixe esfriar primeiro e só depois transfira para sacos de congelamento e guarde por até 30 dias.

Na noite anterior, desça a quantidade de pão de cenoura que quiser para a geladeira. Na hora que for consumir, esquente um pouquinho só os seus pãezinhos no forno para quebrar o gelo.

Agora, se quiser deixar tudo ainda mais gostoso, depois da primeira fermentação, corte a massa em bolinhas, abra cada uma delas em formato de uma circunferência achatada. Depois, coloque bem no centro uma colherada de catupiry, feche bem e deixe crescer antes de ir ao forno.

Assim, você terá pão de cenoura já recheado com catupiry, que também pode ser congelado por até 30 dias.

Praticando o #projetodefinaldesemana

Todo final de semana nos empenhamos em algum projeto especial, seja algum artesanato, bricolagem ou receita que não fique pronta em 30 minutos.

Estes pãezinhos são ótimos para isso. Coloque uma boa música, separe todos os ingredientes, misture e sove a massa como se o relógio não existisse. Além disso, respeite o tempo de descanso da massa de pão.

Dessa forma, você ganhará muito mais do que um pão de cenoura. Ganhará tempo de qualidade, se dedicando e esquecendo por um tempinho as tarefas do dia a dia. Considere como uma terapia, um relaxamento merecido!

Pão de Cenoura fofinho

Estes pãezinhos de cenoura são nutritivos e super fofinhos.
As cenouras trazem cor e sabor para o pãozinho de leite que pode ser consumido quentinho ou congelado.
5 from 4 votes
Tempo de Preparação 30 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
descanso 1 hr
Tempo Total 1 hr
Course Breakfast, Café, caseiro, lancheira
Quantidade 32 pãezinhos

Ingredientes
  

  • 250 g de cenoura cozida
  • 2 ovos em temperatura ambiente
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga derretida
  • 2 colheres (de sopa) de açúcar
  • 1 colher (de sobremesa) de sal
  • 1 xícara (de chá) de leite morno
  • 10 g de fermento seco (1 pacotinho)
  • 1 k de farinha de trigo aproximadamente

Instruções
 

  • No copo do liquidificador adicione a cenoura cozida, os ovos, a manteiga, o açúcar, o sal e o leite. Bata até a cenoura se liquidificar,
  • Em uma vasilha grande adicione o fermento e junte o líquido do liquidificador, misture e deixe descansar por 15 minutos,
  • Adicione aos poucos a farinha e vá misturando com auxílio de uma grande colher, quando começar a pesar a massa transfira para uma superfície enfarinhada e sove até obter uma massa lisinha e elástica (15 minutos aproximadamente de sova),
  • Volte para a vasilha, tampe com um pano úmido e deixe crescer até dobrar de volume (1-2 horas)
  • Volte a massa para a superfície enfarinhada, corte em 32 pedaços e vamos preparar as bolinhas dos nossos pãezinhos e colocar em uma assadeira enfarinhada para crescer novamente, levará umas 2 horas, 
  • Quando suas bolinhas dobrarem de tamanho, ligue o forno na temperatura mais alta do seu forno e deixe por 30 minutos aquecendo, forno quentinho, leve seus pãezinhos para assar, após os primeiros 15 minutos abaixe a temperatura para 200°C e deixe assar até ficarem douradinhos!
    Retire do forno e deixe esfriar em uma gradinha
  • Coma quentinho ou guarde em um pote hermético depois de frio.

Notas

  • A quantidade de farinha pode variar de 800g - 1kg

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Pine para ver depois:
Pão de cenoura. Um pão caseiro super fofinho e nutritivo. As crianças adoram seus sabor, maciez e a cor amarelinha! Faça em casa e congele para ter pães durante toda a semana!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

32 respostas

  1. Pingback: Pão de Mandioquinha super macio | A casa encantada
  2. Boa tarde, Ariana!
    Estou ansiosa para fazer os pãezinhos de cenoura (parece deliciosos!), mas quero saber se posso trocar farinha de trigo por farinha de milho, aquela que dá um “farelinho” no pão, depois de assado.

    1. Maria eugênia eu nunca fiz a substituição, uma pena não poder ajudar, caso faça o teste me conta depois se deu certo? Obrigado!

  3. Olá!
    Adorei o post! Esse ano meu filho começa a levar lancheira e o seu post me ajudou bastante! Gostaria de fazer com farinha integral! Como vc fez a proporção?

    1. Cris que bom que ajudou! <3 Eu substituí apenas 25% do total de farinha branca por integral, somente para acrescentar mais fibras. Uma outra leitora substituiu 50% e achou o resultado satisfatório. Ainda não testei desta forma!
      Volta aqui para nos contar depois o que ele achou!

  4. Pingback: Lanches para congelar - volta às aulas | A casa encantada
    1. Fica perfeitinho, delicinha. Já substitui a cenoura por beterraba e deu super certo, ficou com uma cor de dar inveja… coloco também meio a meio farinha branca e integral, farinha de linhaça, ficaram deliciosos!

  5. 5 stars
    Olá, querida!
    Dá para ver que você é cozinha mesmo, o amor que coloca nos preparos é nítido. E suas receitas são divinas e de fácil entendimento para execução. Obrigada

  6. Oiii, adorei a receita, mas estou com uma duvida:
    Em que momento devo colocar praq congelar?
    Devo assar os paezinhos por completo e dai congelar ou devo pre-assar a massa apenas?
    E e possivel congelar a massa crua?

    Obrigada!

    1. Oi, Giu! O melhor é congelar depois de assado. Para descongelar é só deixar na geladeira durante a noite ou descongelando em temperatura ambiente e, depois, levar ao forno por cerca de 10 minutinhos. Beijão

  7. Pingback: Torta de brócolis: criatividade e sabor em 18 receitas incríveis – Suzana Almeida Dieta e Saúde
  8. Pingback: Torta de brócolis: criatividade e sabor em 18 receitas incríveis – Engenheira Gabi
  9. Pingback: Torta de brócolis: criatividade e sabor em 18 receitas incríveis – Mari Carvalho
  10. Pode rechear com um quadradinho de chocolate meio amargo? No momento em que os pãezinhos estiverem crescendo pela segunda vez.

    1. Oi, Erica! Desculpa a demora para responder. Fica uma delícia rechear com chocolate! Recomendo colocar neste momento mesmo. Depois me conta se aprovou, beijos!

  11. Fiz pão pela 1ª vez com essa receita, só deixei muito tempo, aí queimei um pequena fornada, e as demais ficaram crocante demais, na próxima deixo menos tempo no forno. Mas ficou uma delicia! Obrigada por compartilhar essas delícias 😍

  12. 5 stars
    Parabéns pelo site.
    Pela primeira vez acertei fazer pão!! Massa leve, fofinha e rápida de fazer.
    Já foi hoje na lancheira da colônia de férias e estamos com estoque para o retorno das aulas.

    1. Não! O forno precisa estar super quentinho para dar o boom do crescimento no fermento! Beijos

  13. Pingback: 15 receitas para a lancheira mais gostosa da escola | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…