Pão de queijo vegano: eita trem bom!

pão de queijo vegano

Hoje é um dia feliz para adeptos ao veganismo e intolerantes à lactose! Isso porque vamos aprender a fazer pão de queijo vegano! Existem algumas formas diferentes de se preparar esse alimento. Nesse sentido, há versões com leite e outras com água.

Há quem prefira inserir banha de porco, enquanto outros optam por óleo ou manteiga. Também tem a que leva polvilho doce ou polvilho azedo. Alias, tem quem faça no forno e quem prefira frito. Todas elas são deliciosas, porque esse trem é bom demais!

Hoje, essa lista extensa vai ganhar mais uma versão: sem queijo. E sabe o que é mais surpreendente? O sabor é bem parecido com do original. Portanto, seja você vegano, intolerante à lactose ou simplesmente queira experimentar algo novo, garanto que vai amar o meu pão de queijo vegano!

O mineirinho que conquistou o país

Como todo prato famoso que se preze, não se sabe ao certo a origem do pão de queijo. Porém, indícios apontam que sua invenção ocorreu no século 18, em Minas Gerais. Segundo a história, as cozinheiras escravas utilizavam a farinha de mandioca, queijos que sobravam, polvilho, leites e ovos para elaborar um pão que era servido aos portugueses.

Após a mistura todos os ingredientes, a massa ia ao forno. Ou seja, não foi bem uma invenção, era um costume já bem popular naquele período. Na época, era comum consumir o alimento logo depois do almoço. Porém, a popularização do que viria a se tornar hoje o nosso pão de queijo vegano aconteceu apenas na década de 50. Foi nesse período que ele se conquistou o país todo.

pão de queijo vegano
(Reprodução)

É mineiro mesmo?

Sim, o pai do nosso pão de queijo vegano é um trem mineiro. Tanto que a evolução da culinária mineira segue a mesma linha da história do pão de queijo.

Nesse sentido, primeiro ocorre a transformação da goma da mandioca em polvilho doce ou azedo. A seguir, o leite, os ovos, a nata, a gordura de porco e a manteiga são introduzidos na culinária mineira. Por fim, ocorre a fabricação dos queijos.

Juntos, todos esses ingredientes formavam o biscoito de goma, que, com o tempo, se transformou em nosso pãozinho de queijo.

Tem pão de queijo vegano no mundo todo?

Não sei dizer ao certo se há pão de queijo vegano no mundo todo, mas o tradicional é até que bem conhecido mundialmente. Japão, América Latina, Europa e Estados Unidos importam o alimento, mas o consumo não é tão popular quanto é aqui.

Inclusive, nossos vizinhos Colômbia, Argentina e Paraguai possuem receitas parecidas, mas o que difere é o formato. Alguns possuem a forma de nossas chipas, e outros, com o nome de pandebono, são um pouco mais achatados.

Entretanto, por mais que existam receitas similares, nenhuma chega perto do nosso pãozinho tradicional. Na verdade, a versão que mais se aproxima é a nossa de pão de queijo vegano. Viaje por meio do paladar até Minas! Então, vamos ao passo a passo?

pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano

Ingredientes
  

  • 2 batatas inglesas cozidas, descascadas e amassadas
  • 1 e ½ xícara de goma pronta para tapioca
  • ¼ xícara de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ de xícara de água
  • 2 colheres de café de fermento químico

Instruções
 

  • Em um recipiente, adicione a goma, o polvilho, o fermento, as batatas e o sal.
  • Misture bem esses ingredientes.
  • Aos poucos, adicione água até que a massa fique homogênea e modelável.
  • Modele a massa e faça as bolinhas. Coloque os pães em uma assadeira untada com azeite.
  • Asse em forno pré-aquecido a 170 ºC por cerca de 40 minutos.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…