Pão de queijo vegano: eita trem bom!

pão de queijo vegano

Hoje é um dia feliz para adeptos ao veganismo e intolerantes à lactose! Isso porque vamos aprender a fazer pão de queijo vegano! Existem algumas formas diferentes de se preparar esse alimento. Nesse sentido, há versões com leite e outras com água.

Há quem prefira inserir banha de porco, enquanto outros optam por óleo ou manteiga. Também tem a que leva polvilho doce ou polvilho azedo. Alias, tem quem faça no forno e quem prefira frito. Todas elas são deliciosas, porque esse trem é bom demais!

Hoje, essa lista extensa vai ganhar mais uma versão: sem queijo. E sabe o que é mais surpreendente? O sabor é bem parecido com do original. Portanto, seja você vegano, intolerante à lactose ou simplesmente queira experimentar algo novo, garanto que vai amar o meu pão de queijo vegano!

O mineirinho que conquistou o país

Como todo prato famoso que se preze, não se sabe ao certo a origem do pão de queijo. Porém, indícios apontam que sua invenção ocorreu no século 18, em Minas Gerais. Segundo a história, as cozinheiras escravas utilizavam a farinha de mandioca, queijos que sobravam, polvilho, leites e ovos para elaborar um pão que era servido aos portugueses.

Após a mistura todos os ingredientes, a massa ia ao forno. Ou seja, não foi bem uma invenção, era um costume já bem popular naquele período. Na época, era comum consumir o alimento logo depois do almoço. Porém, a popularização do que viria a se tornar hoje o nosso pão de queijo vegano aconteceu apenas na década de 50. Foi nesse período que ele se conquistou o país todo.

pão de queijo vegano
(Reprodução)

É mineiro mesmo?

Sim, o pai do nosso pão de queijo vegano é um trem mineiro. Tanto que a evolução da culinária mineira segue a mesma linha da história do pão de queijo.

Nesse sentido, primeiro ocorre a transformação da goma da mandioca em polvilho doce ou azedo. A seguir, o leite, os ovos, a nata, a gordura de porco e a manteiga são introduzidos na culinária mineira. Por fim, ocorre a fabricação dos queijos.

Juntos, todos esses ingredientes formavam o biscoito de goma, que, com o tempo, se transformou em nosso pãozinho de queijo.

Tem pão de queijo vegano no mundo todo?

Não sei dizer ao certo se há pão de queijo vegano no mundo todo, mas o tradicional é até que bem conhecido mundialmente. Japão, América Latina, Europa e Estados Unidos importam o alimento, mas o consumo não é tão popular quanto é aqui.

Inclusive, nossos vizinhos Colômbia, Argentina e Paraguai possuem receitas parecidas, mas o que difere é o formato. Alguns possuem a forma de nossas chipas, e outros, com o nome de pandebono, são um pouco mais achatados.

Entretanto, por mais que existam receitas similares, nenhuma chega perto do nosso pãozinho tradicional. Na verdade, a versão que mais se aproxima é a nossa de pão de queijo vegano. Viaje por meio do paladar até Minas! Então, vamos ao passo a passo?

Pão de queijo vegano

Ingredientes
  

  • 2 batatas inglesas cozidas, descascadas e amassadas
  • 1 e ½ xícara de goma pronta para tapioca
  • ¼ xícara de polvilho doce
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ de xícara de água
  • 2 colheres de café de fermento químico

Instruções
 

  • Em um recipiente, adicione a goma, o polvilho, o fermento, as batatas e o sal.
  • Misture bem esses ingredientes.
  • Aos poucos, adicione água até que a massa fique homogênea e modelável.
  • Modele a massa e faça as bolinhas. Coloque os pães em uma assadeira untada com azeite.
  • Asse em forno pré-aquecido a 170 ºC por cerca de 40 minutos.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…