a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Pão doce caseiro: direto da padaria!

5 from 1 vote
Pão doce caseiro
Que tal preparar um café caprichado para toda a família? Para proporcionar uma experiência deliciosa, escolha como protagonista da mesa o pão doce! Além de ser super fofinho, há uma variedade de recheios que você pode experimentar. Desse modo, você não precisa ir até a padaria para consumi-los! O caseiro fica tão bom quanto. Embora pareça, engana-se quem pensa que é trabalhoso fazê-lo. Hoje eu vou ensinar uma receita de pão doce super fácil de preparar! Portanto, chame as crianças e a família para experimentar, pois eu tenho certeza de que todos vão amar. No entanto, não se apegue à receita tradicional. Caso você prefira algo diferente, também existem as variações de pão de batata-doce e pão de queijo com polvilho doce.
Pão doce caseiro

Pão doce

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 800 g de farinha de trigo
  • 250 ml de leite morno
  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 20 g de fermento biológico seco

Para pincelar:

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de leite gelado

Instruções
 

  • Bata no liquidificador o leite morno, os ovos, o açúcar e o fermento biológico seco.
  • Transfira a mistura para uma vasilha e adicione, aos poucos, a farinha de trigo, enquanto mistura tudo.
  • Após misturar a massa, cubra a vasilha com um pano de prato.
  • Deixe a massa descansar por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  • Unte e enfarinhe duas formas de pão.
  • Transfira a massa do pão para as formas, aos poucos, com a ajuda de uma colher.
  • Cubra as formas e deixe a massa crescer por mais 15 minutos.
  • Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  • Pincele os pães com uma mistura de 1 gema de ovo e 2 colheres de sopa de leite gelado.
  • Aumente a temperatura do forno para 200 °C.
  • Coloque os pães para assar por 30 minutos.
  • Desenforme, corte em fatias e sirva!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

O pão doce é brasileiro?

Não se sabe ao certo qual é a origem dessa receita. Porém, diz a lenda que no século 19 o brasileiro a consumia tanto que ela virou sinônimo de coisa boa. O apego pela receita tradicional era enorme, de modo que, quando as padarias da época tentavam estimular o consumo das receitas italiana e francesa, as vendas eram um fracasso.
pão doce
Todo o mundo tenta, mas só o pão brasileiro é que faz sucesso absoluto. (Reprodução)

Popular entre os mais pobres

Estima-se que o Brasil consome pão doce há mais de 200 anos. Sendo assim, o hábito de comprar esse alimento nasceu ainda no Brasil império. As escravas trazidas da África preparavam a receita e vendiam nas ruas por um preço baixo. Logo, o prato era uma exclusividade das classes mais baixas. Tanto que o livro mais antigo sobre a culinária brasileira, intitulado de “Cozinheiro Imperial”, não possui uma única linha sobre a iguaria.

Pão doce francês

A receita se popularizou tanto pelo Brasil que inúmeras variações da surgiram. Nas padarias, era comum encontrar tipos específicos, como “pão doce do Rio de Janeiro” e “pão doce do Rio Grande do Sul”. Porém, foi somente na virada do século 19 para o século 20 que o alimento ganhou a cara e o sabor que conhecemos hoje. É provável que as padarias foram as responsáveis por unificar as receitas regionais. Depois que ingredientes da receita francesa como baunilha e frutas cristalizadas foram adicionados, o público aceitou bem as alterações.

Dia Mundial do Pão

O pão é um dos alimentos mais tradicionais e populares no mundo todo. Por conta disso, com o intuito de prestar homenagem ao quitute, surgiu, no ano 2000, o Dia Mundial do Pão. A data é celebrada no dia 16 de outubro.
pão doce
O pão tem um dia só dele <3 (Reprodução)

Pão doce como pagamento?

De acordo com historiadores, a primeira padaria do mundo é do ano 3000 a.C. e era localizada na cidade de Gizé, no Egito. Aliás, uma curiosidade interessante daquela época é que o pão servia como pagamento de salário. Imagina receber pão doce em vez de dinheiro no final do mês?

O surgimento do pão

O pão teria surgido cerca de 12 mil anos atrás na Mesopotâmia, logo após a criação do cultivo do trigo. No entanto, os primeiros pães levavam em sua composição farinha e fruto do carvalho. Isso os tornava achatados, duros, secos e muito amargos. Bem diferentes do nosso pãozinho francês, não é mesmo. Bem, chega de conversa e vamos ao preparo! É só separar os ingredientes e colocar a mão na massa!
acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você