Trufas de chocolate para páscoa

trufas de chocolate

 

A Páscoa está chegando! Em vez de comprar ovos industrializados, que tal reunir as crianças e fazer trufas de chocolate? Pensando em proporcionar para vocês um momento gostoso na cozinha, hoje eu vou ensinar a preparar essa iguaria, que, por sinal, é muito simples.

Primeiramente, como de praxe aqui na Casa Encantada, vamos conhecer umas histórias a respeito da receita?

Cogumelo? Também!

A palavra trufa tem origem do termo em latim “truffle”, que é o nome de um cogumelo comestível que cresce embaixo da terra e é muito comum em países como Espanha, Itália e França.

Sobre o inventor da trufa de chocolate, existe uma disputa entre dois chefes franceses do século XIX: Auguste Escoffier e Louis DuFour. No caso de Louis, ele tem o apoio da cidade francesa de Chambéry, que se autoproclama o berço das trufas de chocolate desde 1895.

Inclusive, a parte cômica dessa história é que DuFour teria aprendido a fazer trufas de chocolate de um modo completamente acidental. Afinal, reza a lenda que, na ocasião, ele tentava fazer uma sobremesa de chocolate para um príncipe russo, mas o prato saiu errado.

Sendo assim, para não deixar o príncipe e os convidados do evento sem um docinho, enrolou o chocolate e o polvilhou em cacau em pó. Então, o novo prato agradou a todos os presentes na festa.

Aliás, as primeiras trufas de chocolate levavam chocolate nobre, creme de leite, conhaque e glucose e, depois, eram envolvidas pelo cacau em pó. Porém, com o tempo se percebeu que a durabilidade do doce era pequena. Logo, passaram banhá-lo em uma camada de chocolate.

trufas de chocolate
Cogumelo comestível inspirou trufas de chocolate e tantas outras 😀 (Fonte: Unsplash)

Trufas de chocolate rápidas e fáceis de fazer

A receita que trago para vocês precisa de apenas três ingredientes: creme de leite, chocolate picado e cacau em pó para polvilhar.

Eu gosto de misturar o chocolate ao leite com o chocolate meio amargo para um doce menos enjoativo e mais equilibrado, mas você também pode usar chocolate branco e acrescentar outros ingredientes.

Para dar mais sabor, é comum adicionar uma pequena dose de conhaque, uísque ou licor. Entretanto, como a ideia é envolver as crianças, é melhor substituir a bebida por essência de baunilha.

Também é possível adicionar nozes e amêndoas picadas à ganache quando ela ainda estiver cremosa. Se preferir rechear a trufa com pedaços de frutas, por exemplo, é melhor esperar a ganache endurecer e envolver a massa ao redor da fruta.

Se a ideia é presentear os familiares e amigos com os bombons feitos com tanto amor e carinho pelas mãos dos pequenos, é bom caprichar na embalagem. Você pode usar potes de vidro, caixas de papel ou fazer trouxinhas com papel laminado. Fitas e laços coloridos dão o toque final.

Agora que você já sabe tudo sobre as trufas de chocolate à francesa, vamos à receita para deixar a sua Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Ela rende 20 trufas pequenas.

Trufas de chocolate

Ingredientes
  

  • 100 ml de creme de leite
  • 200 g de chocolate ao leite
  • 100 g de chocolate meio amargo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
  • Cacau em pó a gosto

Instruções
 

  • Em uma panela, coloque o creme de leite. Ligue no fogo médio até começar a ferver. Assim que começar a ferver, desligue.
  • Adicione o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo. Misture até derreter tudo no creme de leite. Se quiser, adicione 1 colher de chá de essência de baunilha.
  • Passe a massa da sua trufa para um recipiente e cubra com plástico filme. Leve para o freezer por 40 minutos.
  • Molhe as palmas das mãos com água e pegue pequenas porções da massa para enrolar as trufas. Passe as bolinhas no cacau em pó.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…