A Páscoa está chegando! Em vez de comprar ovos industrializados, que tal reunir as crianças e fazer trufas de chocolate? Pensando em proporcionar para vocês um momento gostoso na cozinha, hoje eu vou ensinar a preparar essa iguaria, que, por sinal, é muito simples.
Primeiramente, como de praxe aqui na Casa Encantada, vamos conhecer umas histórias a respeito da receita?
Ingredientes
- 100 ml de creme de leite
- 200 g de chocolate ao leite
- 100 g de chocolate meio amargo
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Cacau em pó a gosto
Instruções
- Em uma panela, coloque o creme de leite. Ligue no fogo médio até começar a ferver. Assim que começar a ferver, desligue.
- Adicione o chocolate ao leite e o chocolate meio amargo. Misture até derreter tudo no creme de leite. Se quiser, adicione 1 colher de chá de essência de baunilha.
- Passe a massa da sua trufa para um recipiente e cubra com plástico filme. Leve para o freezer por 40 minutos.
- Molhe as palmas das mãos com água e pegue pequenas porções da massa para enrolar as trufas. Passe as bolinhas no cacau em pó.
- Está pronto para servir!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
https://youtu.be/jut8fepC4TA
Cogumelo? Também!
A palavra trufa tem origem do termo em latim “truffle”, que é o nome de um cogumelo comestível que cresce embaixo da terra e é muito comum em países como Espanha, Itália e França.
Sobre o inventor da trufa de chocolate, existe uma disputa entre dois chefes franceses do século XIX: Auguste Escoffier e Louis DuFour. No caso de Louis, ele tem o apoio da cidade francesa de Chambéry, que se autoproclama o berço das trufas de chocolate desde 1895.
Inclusive, a parte cômica dessa história é que DuFour teria aprendido a fazer trufas de chocolate de um modo completamente acidental. Afinal, reza a lenda que, na ocasião, ele tentava fazer uma sobremesa de chocolate para um príncipe russo, mas o prato saiu errado.
Sendo assim, para não deixar o príncipe e os convidados do evento sem um docinho, enrolou o chocolate e o polvilhou em cacau em pó. Então, o novo prato agradou a todos os presentes na festa.
Aliás, as primeiras trufas de chocolate levavam chocolate nobre, creme de leite, conhaque e glucose e, depois, eram envolvidas pelo cacau em pó. Porém, com o tempo se percebeu que a durabilidade do doce era pequena. Logo, passaram banhá-lo em uma camada de chocolate.
Trufas de chocolate rápidas e fáceis de fazer
A receita que trago para vocês precisa de apenas três ingredientes: creme de leite, chocolate picado e cacau em pó para polvilhar.
Eu gosto de misturar o chocolate ao leite com o chocolate meio amargo para um doce menos enjoativo e mais equilibrado, mas você também pode usar chocolate branco e acrescentar outros ingredientes.
Para dar mais sabor, é comum adicionar uma pequena dose de conhaque, uísque ou licor. Entretanto, como a ideia é envolver as crianças, é melhor substituir a bebida por essência de baunilha.
Também é possível adicionar nozes e amêndoas picadas à ganache quando ela ainda estiver cremosa. Se preferir rechear a trufa com pedaços de frutas, por exemplo, é melhor esperar a ganache endurecer e envolver a massa ao redor da fruta.
Se a ideia é presentear os familiares e amigos com os bombons feitos com tanto amor e carinho pelas mãos dos pequenos, é bom caprichar na embalagem. Você pode usar potes de vidro, caixas de papel ou fazer trouxinhas com papel laminado. Fitas e laços coloridos dão o toque final.
Agora que você já sabe tudo sobre as trufas de chocolate à francesa, vamos à receita para deixar a sua Páscoa ainda mais divertida e saborosa. Ela rende 20 trufas pequenas.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.