Como congelar alimentos prontos

refeições congeladas - macarrão em minutosrefeições congeladas - macarrão em minutos

Congelar é uma boa opção para seus dias de home office com as crianças em casa.

O surto no Brasil fez muita gente mudar sua rotina, estocar alimentos não perecíveis e cozinhar mais vezes durante a quarentena.

Então uma dica: além das prateleiras da despensa, o freezer é seu aliado neste momento. Sendo assim, congelar alimentos prontos ou semi-prontos pode te ajudar a poupar tempo na cozinha. Além disso, você pode conservar alimentos perecíveis por um período maior.

receita de macarrão ao molho branco congelado

Algumas receitas congelam muito bem como sopas, escondidinho, lasanha, tortas, bolos, chillis, almondêgas, hambúrguer etc

Inclusive, temos aqui uma lista de preparações que congelam muito bem.

Antes de tudo, compre ingredientes frescos enquanto ainda estão nas lojas. Em seguida, cozinhe alguns pratos e guarde-os no freezer.

Como congelar alimentos prontos?

Seleta de legumes congelados para toda a semana

Em primeiro lugar, a dica é resfriar completamente seu prato pronto antes de levá-lo ao freezer. Se você colocar um alimento quente no congelador seu freezer trocará caloria com o alimento. Assim, você pode colocar todas as preparações congeladas em risco. Por isso, esfrie em temperatura ambiente antes de qualquer coisa, depois embale seu prato e coloque no freezer.

Algumas coisas que aprendi nestes últimos tempos:

  1. Em primeiro lugar, utilize apenas embalagens próprias para o freezer. Certifique-se que é BPA free para manter seus alimentos seguros tanto no congelamento como também no descongelamento.
  2. Retire todo o ar que conseguir dos saquinhos com alimentos prontos antes de congelar para evitar a formação de cristais de gelo na superfície do seu alimento.
  3. Utilize potes herméticos com boa vedação para alimentos que contenha líquido. Além disso, não se esqueça de deixar um espaço entre o líquido e a tampa para não correr o risco de quando o líquido expandir a tampa ou recipiente rachar e você perder toda a sua preparação.
  4. Rotule tudo! Nome da preparação, validade, modo de descongelamento. Isso é muito importante, pois depois de congelado você pode confundir facilmente uma preparação com a outra. E ainda, também perder algum item vencido e esquecido no fundo do seu congelador.
  5. Bolos em fatias, preparações que necessitam de descongelamento individual, você pode congelar primeiramente em aberto (leve em uma assadeira no freezer por até 2 horas antes de transferir para o saco de congelamento) e depois adicionar ao pacote. Assim eles não grudarão um no outro após congelados, facilitando a retirada individual.

Congelar sopas prontas

Sopa de feijão congelada

Esta aí uma ótima alternativa para manter o estoque de vegetais no freezer. Sopas congelam muito bem! Preferencialmente sem o acréscimo de batata inglesa, não é algo proibido porém a textura não é tão agradável quanto a de outros vegetais.

Dica: Congele porções individuais de sopas em sacos ziplock pequeno. Então, coloque estes saquinhos em uma superfície reta como por exemplo uma assadeira empilhados. Em seguida, leve por duas horas ao congelador. Os saquinhos congelarão achatados, facilitando no espaço do freezer.

Esta mesma técnica pode ser utilizada para molhos. Guarde os saquinhos congelados na vertical, liberando mais espaços para outras preparações que necessitam de mais espaço.

Carnes cozidas, cruas ou temperadas

como marinar frango (3 receitas de marinada)

Mais uma vez os saquinhos com fecho zip te salvarão nesta hora!

Da mesma forma que as sopas, você pode congelar alimentos prontos ou crus a base de carne em saquinhos individuais. Congele sobre uma superfície plana. Depois realoque em seu freezer na posição vertical, deixando seu freezer mais organizado e com espaço para as outras preparações.

Carnes temperadas:

Estas marinadas de frango, carne suína e carne vermelha são ótimas para congelar e preparar rapidamente depois. Congele porções que você consiga descongelar e fazer em uma refeição.

Carnes preparadas:

receita de bolinha de carne para congelar

Alimentos prontos (massas, receitas de uma panela só)

Você pode congelar pratos prontos em marmitas descartáveis de alumínio que vão do freezer ao forno ou até marinex de vidro temperado. Mas é importante saber se este vidro é próprio para o congelamento com pratos prontos como tortas, cozidos de uma panela só, lasanhas ou macarrão.

Lembre-se de vedar bem rente para que os cristais de gelo não acabem com sua preparação.

receita de lasanha para congelar

Congelando ingredientes frescos

Aproveite enquanto alimentos frescos são encontrados com facilidade nas gôndolas do supermercado e congele para fazer depois.

Aqui uma lista de ingredientes que congelam bem e a forma de congelamento de cada um deles.

como congelar tomates

Tomate, cebola, abobrinha, alho, entre outros. Aproveite!

Como descongelar alimentos?

  • Na geladeira: isso levará mais tempo, mas é sem dúvida o método mais seguro. 
  • Em água fria: isso é um pouco mais rápido. Coloque os alimentos congelados em um saco. Então feche bem a boca do saco e coloque-o em um recipiente grande de água fria.
  • No micro-ondas, na configuração descongelar: este é o método mais rápido, mas você deve cozinhar sua comida (caso esteja crua) imediatamente após descongelar.

Aliás, aproveite o final de semana para preparar alguns alimentos e congelar para a semana que vem. Se você não possui um freezer gigante, otimize o espaço. Mas não o sobrecarregue.

Ademais, planeje as refeições da semana baseado no que foi congelado. Entretanto, você pode guardar estas refeições para descongelar em um dia corrido.

Por fim, deixe suas dúvidas nos comentários – adoramos quando vocês interagem! Além disso, assim que puder responderei. Afinal, como a maioria de vocês eu estou cumprindo minha quarentena com a família em casa!

Conheça outros artigos relacionados:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos | A casa encantada
  2. Pingback: O vírus pode ser transmitido através de alimentos? | A casa encantada
  3. Pingback: Como substituir ingredientes na quarentena | A casa encantada
  4. Pingback: É seguro ir ao supermercado durante a quarentena? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…