a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Congelar alimentos com alumínio. Posso fazer isso?

Homém olhando para cima com vários pontos de interrogação desenhados ao redor

Congelar alimentos é uma prática muito comum. E que, normalmente, se aprende dentro de casa. Nesse sentido, percebemos que se congela o alimento que sobrou com papel alumínio. No entanto, isso está correto?

O papel alumínio é um produto muito utilizado nos lares para congelar alimentos. Mas, ele é, de fato, apropriado para isso?

Ao contrário do que muitos pensam e fazem em casa, o papel alumínio não é o material mais adequado para congelamento de alimentos.

Isso, por conta de sua composição. Nesse sentido, ele não possui aderência nenhuma. E, com isso,  há formação de cristais de gelo que, quando em contato com a comida, causam sua contaminação. E, consequentemente, possível intoxicação de quem se alimenta dessa refeição.

Mas, não descartando totalmente a utilidade do papel alumínio, esse pode ser usado em casos de resfriamento, ou seja, para alimentos que ficam na geladeira e, também, em casos de congelamento rápido, que não durarão muito tempo.

congelar alimentos com alumínio

Se é assim, então, você deve estar se perguntando:

Então quando congelar alimentos em alumínio?

congelar alimentos com alumínio

Explicando melhor, o papel alumínio é ideal em casos de resfriamento de alimentos secos e de baixa umidade, para não formar cristais de gelo e, assim, não contaminem a comida.

Já em casos de congelamento indica-se utilização desse para alimentos que  não ficarão por muito tempo no congelador.

Os especialistas na área da saúde recomendam que, nesses casos, o  alumínio seja do tipo pesado – na embalagem consta a palavra “pesado” ou recomendação de que o objeto possa ir ao freezer – para que não existam riscos de intoxicação alimentar a quem vir a consumir o alimento.

Mas, afinal:

Qual a composição do papel alumínio?

O papel alumínio deriva de blocos sólidos de alumínio que se submetem a uma altíssima temperatura(750ºC) de gás natural. Essa temperatura faz com que o grande bloco se derreta e, assim, passe por diversos processos de purificação e depois resfriamento.

O processo de resfriamento é o momento ideal para que o objeto seja manuseado e esmagado por temperaturas também altas, de 460ºC e 540ºC.

Esse  “esmagamento” é feito até que o papel chegue a 50 milímetros de espessura – não do tipo “pesado”, tipo comum comercializados nos supermercados, lojas de conveniência e hipermercados – e seja cortado na largura do rolo, pronto para ser embalado e comercializado.

O canal “Manual do Mundo”, por Iberê Thenório, tem um vídeo que mostra todas as etapas do processo de produção do papel alumínio. Os youtubers visitaram uma empresa que produz esse tipo de objeto e filmaram tudo nos mínimos detalhes.

Depois dessa aula fica fácil administrar as coisas em casa; conte aqui nos comentários o que achou e seus hábitos. Comente também se você tem pretensão de mudar algum hábito que tinha com o papel alumínio antes de ler esse texto.

 

Confira outras dicas:

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Como congelar alimentos? Descubra dicas incríveis | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra você