Cuidados com o freezer: como fazer com que o eletrodoméstico dure mais?

cuidados com o freezer

Todos sabemos que o freezer desempenha um papel fundamental no dia a dia de quem cozinha, principalmente no caso de microempreendedores que trabalham com comida congelada é preciso ter alguns cuidados com o freezer e sua manutenção.

Além disso, sabemos que tal aparato é caro, daí surge mais um motivo para se ter cuidado.

Mas, você sabe quais meios utilizar para fazer com que seu freezer dure mais? Confira agora dicas super úteis que farão seu freezer durar por muito tempo.

aprenda a conservar seu aparelho

1º Dica dos cuidados com o freezer:

O “muito” é um problema. Policie-se!

O congelador muito vazio é um problema, mas o congelador muito cheio também é.

A ausência de alimentos no freezer não promove massa de ar frio suficiente para manter o aparato em pleno funcionamento – mantendo a temperatura sem fazer muito esforço – e o excesso de alimentos retira o espaço necessário para o ar circular lá dentro e manter o eletrodoméstico funcionando bem.

Por isso, preste bem atenção nas quantidades.

2º Dica:

Temperaturas muito baixas não são sinônimo de garantia do bom funcionamento do freezer.

A melhor temperatura para conservar alimentos no freezer é 0ºC ou, até mesmo, um pouco abaixo de zero. Não pense que colocando seu freezer a uma temperatura superior a que foi citada fará com que ele continue funcionando bem, isso só reduzirá exponencialmente o tempo de vida útil do seu eletrodoméstico.

Por conta disso, leve essa informação em consideração na hora de programar o congelador, estes pequenos cuidados com o freezer farão com que você não perca os alimentos congelados.

cuidados com o freezer, fique de olho na temperatura

Detalhe: em casos de pessoas que trabalham com o ramo de alimentos congelados, recomenda-se que essas tenham um freezer avulso. Ou seja, separado daquele utilizado no dia a dia. Afinal,existem pratos que precisam de temperaturas muito baixas para que se mantenham conservados, diferente da maioria das refeições feitas no cotidiano doméstico. Sendo assim, aconselha-se que cada coisa esteja em seu devido lugar.

3º Dica:

Mantenha seu freezer sempre limpo e organizado.

As pedras de gelo que se acumulam nas laterais do freezer, ao contrário do que muitos pensam, não são um bom sinal. Essas pedras alteram a temperatura adequada que foi programada e, com isso, deturpam a performance do eletrodoméstico.

Dessa forma, é importante estar sempre higienizando o congelador e mantendo-o organizado.

limpeza e manutenção

Mas você pode estar se perguntando: “Quais os cuidados com o freezer e como devo higienizar corretamente, então?”

Preste atenção na quarta dica…

4º Dica dos cuidados com o freezer:

Antes de começar a fazer qualquer tipo de limpeza, retire tudo que está dentro do congelador e guarde esses em outro lugar adequado.

Feito isso, desligue seu aparelho para facilitar o degelo das camadas grossas que ficam nas paredes do freezer e auxiliar na limpeza a ser feita.

Com os alimentos retirados  e aparelho desligado, use uma espátula para remover as espessas camadas de gelo em excesso. Utilize espátulas de plástico, porque o metal pode arranhar seu eletrodoméstico.

Ao retirar o gelo, recolha esse com algum recipiente e libere o freezer.

Com o freezer completamente liberado e ainda desligado, passe uma esponja úmida, somente com água pura morna, no interior do eletrodoméstico e em suas extremidades. A água morna ajuda na dissolução por completo dos cristais de gelo, graças ao choque de temperatura, por isso, é sempre bom fazer utilizando tal.

Depois dessa etapa, você tem duas opções: ou passa um pano seco para ligar o aparelho e armazenar novamente suas coisas ou espera que o congelador seque naturalmente e, depois, organize tudo.

como manter seu freezer limpo

Observações importantes:
  • Nunca inicie a limpeza sem antes desligá-lo. Além do gasto de energia, existe um risco de choque térmico;
  • Jamais utilize produtos de limpeza no interior do seu congelador, esse podem deixar gosto, cheiro e, nos piores casos, resíduos químicos que, quando em contato com o alimento, intoxicam futuros consumidores;
  • E, por fim, apenas ligue o seu equipamento de refrigeração após conclusão de todo processo de limpeza. Certifique-se de que tudo foi feito corretamente e, só assim, ligue novamente e acomode seus produtos.
Recomendação:

Para quem trabalha no ramo de comidas congeladas, aconselha-se que essa limpeza seja feita com mais frequência do que os demais. Isso visto que o aparelho de refrigeração é uma das peças que mantêm a garantia do serviço e o bem estar dos clientes.

freezer
 

Gostou das dicas? Comente abaixo se você já conhecia alguma ou se já praticava alguma dessas dicas.

Veja aqui as nossas receitas e dicas para alimentos congelados

Por fim, você conhece alguém que trabalha no ramo das comidas congeladas? Então, envie este post para seu conhecido e compartilhe essas informações imprescindíveis à manutenção do trabalho.

 

Até a próxima!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Como congelar alimentos? Descubra dicas incríveis | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…