Detox após a Páscoa

smoothie de abacaxi e hortelã

A Páscoa é uma das datas mais esperadas do ano graças à abundância de chocolate. Além, claro, do espírito de união que temos nessa celebração. Porém, após consumir tantos doces, é necessário fazer um Detox após a Páscoa. Isso porque muitas vezes acabamos exagerando na quantidade de chocolate e também em algumas refeições. Sendo assim, conheça melhor o que é um detox e como realizá-lo a seguir.  

frutas para um detox perfeito

O que é detox? 

Em primeiro lugar, o objetivo de entrar em uma dieta detox é reduzir substâncias inflamatórias em nosso organismo; além disso, eliminar as toxinas presentes em herbicidas usados na agricultura, corantes e adoçantes de alimentos. Sendo assim, podemos diminuir o inchaço e melhorar a saúde vascular, além de acelerar o nosso metabolismo e diminuir a retenção de líquidos 

Logo, hábitos alimentares ruins, medicações, poluição, poucas horas de sono e outros fatores colaboram para que o nosso corpo tenha reações musculares e hormonais que causam desconforto, dores no estômago, pernas, costas e inchaço. Além disso, alterações hormonais e inflamações podem dificultar o processo de perda de peso. Isso acaba também auxiliando no surgimento de cravos e espinhas 

Portanto, essa dieta consiste em aumentar o consumo de alimentos orgânicos e com pouca gordura. Além disso, é necessário evitar produtos industrializados, ricos em sal, gorduras e aditivos químicos 

Por sua vez, alimentos com ômega 3 como semente de chia, nozes e salmão ajudam a reduzir a inflamação. Adicionalmente, ingerir probióticos também auxilia no bom funcionamento do intestino e ajuda a desintoxicar o nosso corpo.  

Como fazer detox após a Páscoa 

Em segundo lugar, planeje e regule a sua alimentação em um intervalo de três a cinco dias. Aliás, o fígado e o intestino serão os órgãos mais afetados pela dieta. Portanto, não se esqueça de se hidratar corretamente. Por exemplo, com água ou alguns chás como chá branco, chá de hibiscos, chá de cavalinha, chá de dente-de-leão, entre outros.  

Então, se organize: tente planejar refeições veganas ou com carnes magras durante a semana. Desse modo, você consegue economizar tempo na cozinha. Ou seja, as chances de escapar da dieta por falta de planejamento ou tempo são poucas.  

Mas o que evitar na desintoxicação pós páscoa? 

Evite alimentos ricos em açúcar, gordura, derivados do leite e carboidratos ruins.  

  • Açúcar e outros doces; 
  • Carne vermelha, principalmente a carne de porco; 
  • Chocolate; 
  • Frituras; 
  • Alimentos processados como salsicha, linguiça, hamburguer, salame, entre outros; 
  • Bebidas com cafeína, como café e chá preto; 
  • Leite de origem animal e seus derivados, como os laticínios; 
  • Alimentos ricos em glúten, como massas em geral; 
  • Produtos industrializados e refinados, como refrigerantes.  

Afinal, quais alimentos devo consumir na dieta Detox 

Suas refeições deverão ser ricas em: 

  • Alimentos orgânicos, como frutas vermelhas, cítricas e legumes; 
  • Cereais integrais; 
  • Folhas, oleaginosas e sementes; 
  • Ovos; 
  • Peixes como sardinha e atum; 
  • Açafrão; 
  • Tubérculos. 

Veja a seguir uma lista que pode te auxiliar durante o preparo de refeições: 

Detox Pós Páscoa legumes e hortaliças
  • Couve; 
  • Cenoura, brócolis e batata doce, alimentos ricos em vitamina A; 
  • Probióticos como iogurtes e kefir; 
  • Água, que ajuda a eliminar toxinas através da urina e combater a retenção de líquido; 
  • Gengibre, pois tem ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Além disso, uma dica é observar na embalagem a composição do seu produto. Ou seja, você consegue entender de onde vem a maioria dos ingredientes dessa lista? Neste caso, se a resposta for não, o produto não é indicado para o detox pós Páscoa.  

Ademais, aposte no suco verde

smoothie verde de abacaxi e hortelã Detox pós Páscoa

O suco verde é uma das primeiras imagens que vem a nossa mente quando falamos sobre dietas detox. Assim, é importante lembrar que ele pode trazer benefícios quando aliado a uma alimentação balanceada.  

Ou seja, fazer um suco verde com casquinhas de abacaxi é uma ótima e saborosa alternativa. Porém, está procurando por uma receita perfeita para dias mais quentes? Assim, tente fazer geladinho de suco verde 

Como evitar os doces pós páscoa? 

O segredo para evitar que muitos doces sobrem é comprar apenas o necessário. Então, antes de sair as compras, faça uma lista de itens que você e sua família realmente precisam e tenha expectativas realistas sobre sua alimentação. Ou seja, quanto mais chocolate você comprar, maiores serão as chances de você continuar beliscando os doces após a Páscoa.  

Caso alguém te dê como presente uma grande quantidade de chocolates, guarde-os em sua geladeira e evite ficar olhando para os mesmos. Ademais, dividir o presente com sua família também é uma ótima opção.  

Porém, caso apareça uma vontade incontrolável de consumir doces, lembre-se de uma coisa. Em resumo, que o anseio pelo doce está ligado a estímulos cerebrais em uma região responsável pelo prazer e vício. Portanto, tente consumir chás como os de camomila e mulugú para combater a ansiedade.  

Aliás, frutas secas também são uma alternativa. Afinal, elas concentram o açúcar natural dos alimentos (frutose) após passar pelo processo de desidratação, dando aquele sabor docinho característico 

Por fim, abaixo, a psicóloga clínica Vanessa Tomasini fala um pouco a respeito disso e traz soluções sobre como driblar a ansiedade de comer doces.  

Dicas para driblar a ansiedade de comer doces

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

    1. Oi, Rafael. Por aqui tudo bem e com você? Obrigada pelo carinho! Volte sempre que quiser. E quando fizer nossas receitas, não esquece de marcar a gente, ok?

  1. Pingback: Escondidinho de sobras de carne assada | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…