Dieta cetogênica: Guia completo para iniciantes

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Dieta cetogênica: guia para iniciantes

Em primeiro lugar, fazer uma dieta baixa em carboidratos, pode ajudar a perder peso rapidamente. Essa dieta também conhecida como “dieta cetogênica” ou “dieta keto”

Em resumo, dietas com baixo teor de carboidratos são recomendadas para perder peso mais rapidamente. As dietas deste estilo têm sido debatidas há décadas, mas o aspecto mais notável é que cerca de 20 estudos têm mostrado que podem ajudar a perder peso e melhorar a saúde.

*Leia também: PALITOS DE ABOBRINHA NO FORNO – GOSTOSO E SAUDÁVEL

Nesse sentido, é um plano de alimentação baixo em carboidrato e alta quantidade de gordura. Oferece muitos benefícios à saúde, uma vez que envolve reduzir os carboidratos e substituí-los por gordura.

Além disso, essa diminuição expõe o corpo a um estado metabólico chamado cetose. Aliás, quando isso ocorre, o corpo se torna mais eficiente e converte toda a gordura em energia.

Por fim, se você deseja iniciar a dieta keto, é recomendável evitar o consumo de açúcar, farinhas, legumes, sucos, frutas e tubérculos. Dessa forma, a quantidade restante das calorias corresponde a proteínas e gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate ou nozes.

dieta cetôgenica: o que é e como fazer

Enfim, saiba quais são as vantagens ao fazer dieta cetogênica:

  • Controle de apetite.
  • Maior perda de peso.
  • Maior perda de gordura e menos gordura visceral.
  • Menos risco de doenças cardiovasculares.
  • Melhor sensibilidade à insulina.
  • Melhoria de doenças mentais.

Nesse sentido, a maioria das refeições devem ser baseada em alimentos como carnes, ovos, manteiga, óleos saudáveis, abacates. Além disso, vegetais com baixo teor de carboidratos, por exemplo.

Portanto, saiba quais alimentos devem ser reduzidos ou eliminados em uma dieta cetogênica. Alimentos ricos em carboidratos, cereais, açúcares, leguminosas, arroz, batata, doces, sucos e algumas frutas.

*Leia também: BARDANA KIMPIRA DE GOBO

Em seguida, é recomendado um dos planos alimentares para 1 semana:

Segunda-feira

Café da manhã: bacon, ovos e tomates.

Almoço: Salada de frango com azeite e queijo feta.

Jantar: Salmão com aspargos cozidos na manteiga.

Terça-feira

Café da manhã: omelete com tomates, manjericão e queijo de cabra.

Almoço: Almôndegas, queijo cheddar e legumes.

Jantar: Leite de amêndoa, manteiga de amendoim, cacau em pó e batidos com estévia.

Quarta-feira

Café da manhã: Um milkshake

Almoço: Salada de frutos do mar com azeite e abacate.

Jantar: Costela de porco com queijo parmesão, brócolis e salada.

Quinta-feira

Café da manhã: Ovos com abacate e especiarias.

Almoço: Frango recheado com pesto e cream cheese com legumes.

Jantar: Um punhado de nozes e aipo com guacamole.

Sexta-feira

Café da manhã: iogurte sem açúcar com manteiga de amendoim, cacau em pó e estévia.

Almoço: bife grelhado com legumes.

Jantar: hambúrguer com bacon, ovo e queijo.

Sábado

Café da manhã: omelete de queijo e presunto com legumes.

Almoço: Peixe branco, ovos e espinafre cozido em azeite.

Jantar:Algumas fatias de presunto e queijo com nozes. 

Domingo

Café da manhã: Ovos fritos com bacon e cogumelos.

Almoço: Hambúrguer com molho, queijo e guacamole.

Jantar: Bifes com ovos e salada.

Aliás, se você estiver em casa, prepare esta deliciosa receita baixa em carboidrato: espaguete de abobrinha.

*Leia também: COMO FAZER DOCE DE COPINHO PARA FESTA

Espaguete de abobrinha

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Ingredientes
  

  • 1 abobrinha pequena cortada em tiras finas
  • 1 colher chá de óleo de coco ou azeite
  • Sal marinho e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Corte a abobrinha longitudinalmente (tipo espaguete).
  • Em uma panela aqueça o óleo de coco ou o azeite de oliva e coloque as tiras de abobrinha.
  • Refogue por 5 minutos ou até que a abobrinha comece a amolecer.
  • Tempere com sal, alho e pimenta.
  • Retire do fogo e sirva com um molho a sua escolha (bolonhesa, de tomate caseiro, pesto)

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Em suma, a dieta é benéfica para as pessoas acima do peso. Além disso, também encaixa a pessoas diabéticas ou que desejam melhorar sua saúde metabólica.

No entanto, pode ser menos adequada para atletas ou aqueles que desejam ganhar músculo ou peso.

Por isso, lembre-se de consultar uma nutricionista sempre!

Entretanto, no campo da nutrição ainda existem muitas coisas para verificar. Como qualquer dieta, ela só funcionará se for constante.

 

 

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Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

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3 respostas

  1. Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.

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