A Sexta-feira Santa é um dos feriados de grande importância para o calendário cristão, pois faz parte da Semana Santa. Comemorada na sexta que antecede o domingo de Páscoa, nesta data, existe uma antiga tradição. Você certamente deve conhecer: evitar a ingestão de carne. Porém, o que podemos comer nessas refeições? Afinal, o que dizer em relação ao peixe ou ao frango? Confira a respostas para essas e outras dúvidas sobre a Sexta-feira Santa a seguir.
Por que não posso comer carne vermelha na Sexta-feira Santa?
Esta data é feriado em diversos países do mundo, principalmente do Ocidente. De acordo com relatos nos evangelhos, a Sexta-feira Santa tem relação com a morte e crucificação de Jesus Cristo.
Não comemos carne nessa data porque a carne vermelha simboliza o corpo de Cristo. Portanto, devemos nos abster desse alimento como uma forma de respeito à figura, já que ela teria derramado seu sangue para salvar a humanidade.
Desse modo, a Igreja Católica recomenda que seus fiéis reconheçam o sacrifício de Cristo e se privem de algo. Aliás, a ação se trata de uma penitencia interior. Tanto o jejum quando a abstinência são formas de penitência interior. Por isso, seguimos esses passos.
Para entendermos melhor as orientações da Igreja, o Código de Direito Canônico pode nos ajudar. Segundo essas normas, todos os fiéis devem realizar de seu modo a penitência, se dedicando à oração e renunciando a suas vontades.
Na verdade, além da Sexta-feira Santa, reservar todas as sextas-feiras do ano e todo o tempo da quaresma à abstinência de carne é uma recomendação. Estes seriam tempos penitenciais, como a Quarta de Cinzas e a Sexta-feira Santa.
Além disso, o Código de Direito Canônico explica que, além da abstinência de carne, você pode realizar a abstinência de outro alimento, realizar jejum ou substituir ainda, totalmente ou em parte, por outras formas de penitência, como obras de caridade e exercícios de piedade. Isso mostra que o fiel está disposto a abdicar de algo do seu cotidiano em memória de Cristo.
Pode comer frango?
Caso a sua penitência seja se abster da carne vermelha, você pode sim preparar algum prato que use frango durante a Sexta-feira Santa.
O Código de Direito Canônico não especifica a carne como “carne de boi” ou libera peixes e outros animais, porém deixa claro que o fiel deve se abster de carne ou outro alimento, portanto, é válido evitar carne vermelha e consumir o frango.
Você pode preparar deliciosos pratos de frango e desfrutar de todos os benefícios nutricionais que esse alimento carrega.
Por que devo comer peixe?
A tradição de comer peixes nessa data é uma convenção mantida há anos graças a erros de interpretação de alguns textos da Igreja Católica com relação ao termo “carne”. Portanto, você não precisa comer peixe.
Porém, segundo o padre Antônio Aparecido Pereira, da Arquidiocese de São Paulo, “apesar de o peixe também sangrar, o derramamento de sangue é bem menor do que em outros animais como o boi, o coelho ou mesmo o frango”.
Ou seja, é recomendável que você consuma peixe nessa data como uma forma de abdicar a carne e realizar sua penitência. Uma dica é fazer filé de peixe crocante para servir em seu almoço ou jantar, acompanhado de uma batata frita crocante e fresquinha.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas
Boa Tarde, peço licença para deixar uma contribuição. As informação estão incorretas acerca da abstinência de carne e de jejum. Não é permitido comer carne de animais de sangue quente em todas as sextas feiras, com exceção dos dias de Solenidade. Na Sexta Feira Santa e na Quarta Feira de Cinzas faz-se ainda o Jejum além da abstinência, segundo os critérios da Santa Igreja. Que Deus abençoe a todos!
Que interessante! é sempre importante lembrar-se do verdadeiro significado da páscoa!