Suco de laranja faz bem para sua saúde?

suco de laranja faz bem

Existem diversos fatores que podem influenciar na qualidade de um suco de laranja. Uma pesquisa realizada discutiu como ocorre a perda de diversas características do suco durante a sua comercialização.

Como a cor, sabor e principalmente suas perdas nutricionais. 

Isto é, o suco industrializado que você está comprando para sua família ou para o seu consumo próprio pode ter qualidade duvidosa. A estabilidade do suco de laranja e as alterações que ocorrem durante sua comercialização devem ser analisados para que seja garantido a chegada do melhor produto para nós, consumidores. Porém, é importante ainda se questionar: suco de laranja faz bem para sua saúde?  

suco de laranja faz bem?
Photo by Truong Dat on Unsplash

A temperatura e até mesmo a luz influenciam nas propriedades dos sucos que compramos nas caixinhas. Portanto, se você quer garantir que o suco faça bem e que irá obter através do consumo todos os benefícios, opte por comprar um extrator de suco e prepare o seu suco caseiro!  

Todos sabemos que o suco de laranja possui concentrações interessantes de vitamina C. Porém, é necessário conhecer quais são os benefícios da vitamina C para a nossa saúde. 

Consumo do suco faz bem para a diminuição do risco de obesidade

Para adultos, o consumo de suco de laranja 100% natural associado a uma dieta de melhor qualidade, pode: 

  • Melhorar a adequação de nutrientes;
  • Diminuir o risco de obesidade;
  • Melhorar biomarcadores de saúde. 

Essa foi a conclusão de um artigo publicado pelo Nutrition Journal, que buscou estabelecer relações entre o consumo do suco e a qualidade de vida e saúde de adultos. 

Além disso, o consumo de suco de laranja 100% natural tem sido positivamente associado a qualidade da alimentação sem aumento do risco de sobrepeso/obesidade em crianças. 

Suco de laranja faz bem para o colesterol

suco de laranja faz bem para a saude
Photo by Truong Dat on Unsplash

A vitamina C pode diminuir o risco de doença cardiovascular, segundo um artigo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition. 

LDL e HDL são lipoproteinas que transportam o colesterol. Enquanto o LDL transporta o colesterol do fígado às células, o HDL faz o inverso, isto é, retira o excesso de colesterol e o leva de volta ao fígado. Por isso, chamaremos aqui o LDL de colesterol ruim e o HDL de colesterol bom. 

Os estudos mostraram que consumir boa quantidade de suco de laranja impede modificações do colesterol LDL (colesterol ruim) e melhora as concentrações de HDL (colesterol bom). 

Consumo de vitamina C pode diminuir o risco de Alzheimer 

O alto consumo de vitamina C proveniente de alimentos como suco de laranja pode estar associado a uma menor incidência da doença de Alzheimer. 

Primeiramente, podemos dizer que os antioxidantes, como a vitamina C e E, podem diminuir o nível de estresse oxidativo no cérebro.

Isto é, podem reduzir a quantidade de dano ao DNA, a morte celular neuronal e a agregação de importantes proteínas.  Esses incríveis resultados foram obtidos pelo Rotterdam Study e mostram que o suco de laranja faz bem para o cérebro!

Suco de laranja diminui as chances do desenvolvimento de câncer

Estudos sobre os cânceres do esôfago, laringe, cavidade oral e pâncreas mostraram que existe grandes evidências da existência de um efeito protetor da vitamina C que ajuda a evita-los.

Além disso, a vitamina C presente em sucos de laranja faz bem e ajuda a prevenir os cânceres do estômago, reto, mama, colo do útero e até mesmo câncer de pulmão!

Mas e agora, como consumir o suco ? 

Por fim, uma das maneiras mais saborosas de consumir o suco de laranja é fazer drinks com outros sucos de frutas. Uma receita saborosa é o suco de cenoura, maçã e laranja, que ajuda no rejuvenescimento da pele. 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Existem diversos fatores que podem influenciar na qualidade de um suco de laranja. Uma pesquisa realizada discutiu como ocorre a PERCA de diversas características do suco durante a sua comercialização.

    Desculpe, mas no texto acima a palavra PERCA está errada, o correto seria PERDA.
    GOSTEI MUITO DO SITE, OBRIGADA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…