Chai Latte: receita do Starbucks para fazer em casa

1 from 1 vote
chai latte

Hoje, trago para vocês mais uma receita famosa do Starbucks. Porém, desta vez não se trata de café, e sim de chá. Mais especificamente, do Chai Latte. Além do mais, nem só de café vive a humanidade, não é mesmo?

Intenso e perfumado, esse chá possui um sabor marcante. Isso porque ele leva algumas especiarias em sua preparação que, juntas, dão um toque levemente apimentado.

Portanto, se você estava procurando uma bebida para alternar com o cafezinho diário, o Chai Latte faz isso com muito estilo! Aliás, é uma ótima pedida para impressionar os amigos e a família.

O que é Chai Latte?

Na Índia, este chá leva o nome de Masala Chai (chá picante, em português). Por sua vez, à base de chá preto, ele também leva leite e especiarias, como canela, gengibre, cardamomo, cravo e canela.

Ou seja, os ingredientes fazem do Chai Latte uma bebida intensa e acolhedora que promove muitos benefícios à nossa saúde, assim como uma sensação de acaloramento.

Bebida da realeza

Primeiramente, sem origem definida, a receita de Chai Latte surgiu entre 5 mil e 9 mil anos atrás na Tailândia ou na Índia. Porém, há quem diga que ela é originária do Nepal ou até do Paquistão.

No entanto, independentemente do local onde surgiu, a mistura agradou muito ao paladar da realeza, dando à bebida o status de nobre.

Inclusive, nessa época era muito comum servi-la como remédio para algumas doenças.

Da Índia para o mundo

Na época de sua invenção, a bebida não levava chá preto. O ingrediente só começou a fazer parte da receita em 1835, quando os ingleses cultivaram várias plantações da folha durante a colonização.

Porém, mesmo com a inserção do chá preto, a iguaria não se tornou mais barata. Por isso, os locais passaram a acrescentar leite, para fazê-la render mais.

Afinal, grande parte das folhas do chá preto eram destinadas à importação, devido à procura internacional. Ou seja, o preço aumentava mais ainda.

Hoje, a combinação que conhecemos já faz parte da cultura local do país. Desse modo, é ideal para receber visitas ou para o chá da tarde, que acontece por lá por volta das 16h.

Geralmente, a bebida tem como acompanhamento comidas típicas, como samosas (parecidas com pastel) e pakoras (aperitivo de legumes).

Para o mundo, o Masala tornou-se Chai Latte e muito popular – assim como parte do cardápio da famosa cafeteria Starbucks.

chai latte

 

Benefícios do Chai Latte

Cada ingrediente do Chai traz um benefício diferente para a nossa saúde. Nesse sentido, é justamente por isso que antigamente ele servia como medicamento ou aliviador de alguns sintomas e doenças.

Porém, dentre os impactos positivos à saúde que ele traz, os mais potentes são: melhora a digestão, nutre o cabelo e a pele e tem efeito energético, melhorando o ânimo e a disposição.

Por fim, ele também é responsável por acelerar o metabolismo e queimar a gordura excedente do corpo, o que o torna um ótimo companheiro para emagrecer.

Chai Latte

1 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de leite integral
  • 10 unidades de pimenta-do-reino
  • 5 unidades de cardamomo
  • 5 cravos
  • 1 pau de canela
  • 1 fatia de gengibre
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 saquetas de chá preto

Instruções
 

  • Ferva 2 xícaras de água em uma panela em fogo médio.
  • Com um pilão, esmague a pimenta preta, o cardamomo e os cravos.
  • Esmague a canela e o gengibre e junte às outras especiarias.
  • Adicione todos os temperos à água e deixe ferver por 8 a 10 minutos em fogo médio.
  • Desligue o fogo e adicione o açúcar mascavo e o chá preto.
  • Deixe descansar por 3 minutos.
  • Coe o chá em duas xícaras.
  • Em outra panela, ferva 2 xícaras de leite integral. Assim que começar a ferver, desligue o fogo.
  • Espume o leite usando um mixer.
  • Adicione o leite espumoso quente ao chá e polvilhe uma pitada de canela em pó.
  • Sirva quente.

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…