Esfiha de frango da vó Gessy deveria ser o nome desta receita. Até hoje nunca comi uma esfiha caseira que tomasse o lugar das esfihas feitas por minha mãe, já falei sobre elas no post sobre esfiha de carne que tem a mesma massa, leve e macia.
Fácil de fazer, a única ressalva é quanto ao tipo da farinha, eu sempre utilizo Mirella orgânica ou Anaconda Premium, as duas me rendem um resultado incrível, mas a diferença está na quantidade de farinha que leva a receita.
O segredo da esfiha de frango perfeita!
Já fiz receitas que precisaram de 1 – 1,5 kg de farinha de trigo. Sendo assim, o segredo está em ter disponível pelo menos 1,5 kg de farinha de trigo. Então, ir adicionando aos poucos na massa, para sentir se tem mesmo necessidade.
Por fim, esta esfiha de frango congela super bem. Logo, coloque depois de fria em um saco próprio para congelamento. Por fim, para descongelar, é só levar ao micro-ondas. Aliás, como rende bastante, esta é uma ótima alternativa!
Esfiha de frango caseira
Ingredientes
- 10 gr de fermento biológico seco
- 6 Colheres de sopa de açúcar,
- 1 Colher de sopa de sal,
- 1/2 xícaras de chá de óleo de girassol,
- 4 xícaras de chá de leite morno,
- Farinha até dar ponto aproximadamente 1 até 1,5 kg.
Para o recheio de frango
- 1 peito de frango grande cozido em água e sal e desfiado
- 1 cebola grande em cubos
- 2 dentes de alho em cubos
- 4 tomates grandes em cubos
- Sal e azeite
- 1 colher (de sobremesa) de orégano
- 1 colher (de sobremesa) de páprica defumada,
- 1/2 colher (de sobremesa) de cúrcuma em pó
- Salsinha e cebolinha
- 1/4 xícara (de chá) de água
Instruções
Para o recheio:
- Doure a cebola em um fio generoso de azeite, acrescente a cúrcuma e a páprica, o alho e mexa,
- Acrescente o Frango e envolva ele no sabor dos temperos, tempere com sal, o orégano e refogue um pouco mais,
- Adicione os tomates, envolva ele no frango, acrescente a água, tampe a panela e deixe por 5 minutos em fogo baixo,
- 4.Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e deixe esfriar enquanto faz a massa.
Para a massa:
- Comece untando e enfarinhando 2 assadeiras
- Pré aqueça o forno em temperatura média
- Misture os 5 primeiros ingredientes da massa em um bowl grande e vá adicionando xícaras da farinha uma a uma mexendo as primeiras com uma colher até que se dissolva e não fique gruminhos de farinha, quando a massa começar a pesar a colher é hora de usar as mãos, sove a massa acrescentando a farinha aos poucos, você saberá que a massa já está boa quando tiver em mãos uma boa massa elástica e fofa!
- Coloque a massa para descansar até dobrar de tamanho, dai é só fazer tiras e cortar em uma superfície enfarinhada pedacinhos de massa para montar sua esfiha. Prefiro cortar toda a massa em bolinhas que são do tamanho da palma da mão, coloco em fileiras embaixo de uma toalha para a massa continuar seu repouso sem ficar em contato direto com o ar, assim ela continua crescendo e não formará aquela casquinha
- Abra a massa circular com as mãos, coloque o recheio bem no centro, una duas extremidades juntando a massa no centro, ai é só ir apertando com as mãos até formar um biquinho, para fechar nossa esfiha só unir a parte aberta ao centro e fechar, formando assim o triângulo da esfiha! 6. As minhas são cheias de personalidade, umas ficam mais bicudas, outras mais gordinhas, mas na hora de assar elas se igualam!
- Terminando de preencher os espaços de uma assadeira leve ao forno e continue preenchendo a outra assadeira, enquanto você finaliza sentirá o cheirinho vindo do forno! Retire as esfihas assim que estiverem douradas! E para a sorte sua e da sua cia terão esfihas prontas antes mesmo de terminar toda a leva!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Então, gostou? Se sim, aproveite e veja também outras receitas como esta aqui nosso blog:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas