Extratos caseiros são fáceis de fazer. Além disso, são muito mais gostosos que essências industrializadas.
Compare um extrato de baunilha caseiro com uma essência de baunilha. Daquelas que encontramos em qualquer supermercado. Logo, você vai perceber que uma não tem nada da outra!
Doceira que sou, tenho sempre disponível extratos dos mais diversos sabores. Nesse sentido, uso para aromatizar biscoitos, brigadeiro, bolos, cremes, massas de confeitaria. É um sabor leve e natural como deve ser!
A base destes extratos é o álcool proveniente de algum destilado como vodka, rum, álcool de cereais, etc. Estes foram os que já testei com sucesso por aqui.
No entanto, algumas outras bebidas alcoólicas como a cachaça pode ser utilizada. Mas, o sabor pode alterar o resultado final. Então, dou sempre preferência para estas que citei. Isso porque, tem um sabor mais neutro.
O álcool evapora caso sua preparação vá ao forno ou ao fogo. Aliás, fique tranquilo que ninguém ficará bêbado!
Use sua criatividade
E você pode criar extratos do que imaginar. Por esemplo, já fiz um mix de especiarias com cravo, canela em pau e anis estrelado. Em menos de uma semana já estava cheiroso e com a cor da canela!
Outras opções são:
- Pedacinhos de gengibre
- Laranja
- Capim Santo
- Hortelã
Infinitas são as possibilidades!
As que tenho aqui em casa fiz faz 1 ano. Inclusive, quando uso um de seus ingredientes principais adiciono mais um pouco de sabor no extrato. Por exemplo, se usarei o suco de um limão siciliano e não aproveitarei as casquinhas já aproveito as raspinhas e coloco no extrato que está lá descansando dentro do armário.
Da mesma forma, caso utilize as sementes de uma baunilha, o que resta vai direto para o extrato dela.
Além do mais, quando vejo que está para terminar adiciono um pouquinho mais de vodka e fico 2 meses sem usar. Isso, para que a vodka nova curta um pouco mais!
Crie, invente, vou deixar aqui as quantidades iniciais de alguns extratos, mas sinta-se livre para mudar!
A quantidade que adiciono nas receitas sempre é bem pouquinho, uma colher de sopa em um bolo ou uma receita de brigadeiro, uma de sobremesa em biscoitos. Então acredite, não precisa exagerar, acredito que 250 ml de vodka já te rende bastante extrato para usar por alguns meses! Com 1 litro de vodka por exemplo você consegue fazer 4 opções de sabores de uma só vez!
Extratos de limão, cardamomo, amburana e baunilha
Extrato de limão siciliano ou tahiti
- 250 ml de vodka
- raspas da casca de 3 limões.
Extrato de cardamomo
- 250 ml de vodka
- 10 bagas de cardamomo amassadas
Extrato de Amburana
- 250 ml de vodka
- 8 sementes de amburana amassadas
Extrato de Baunilha
- 250 ml de vodka
- 3 vagens de baunilha cortadas ao meio
Extratos caseiros: como fazer?
Adicione a vodka ou qualquer outro tipo de álcool que irá utilizar como base em um pote de vidro,
Adicione o ingrediente que irá saborizar seu extrato, tampe e mantenha em algum lugar escuro e livre de cheiros que possam interferir esta soneca do seu extrato (costumo deixar dentro do armário) por pelo menos 6 meses, após isso abra e consuma por tempo indeterminado.
Como utilizo bastante, deixo sempre a mão uma garrafinha pequena como estas com o extrato já curtido e dentro do armário aquele que comentei que sempre adiciono nova leva de álcool ou de saborizadores!
Gostou? Veja essas receitas que separamos para você usar seus extratos caseiros:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
24 respostas
Alguma sugestão de vodca ou já que o alcool evapora pode ser daquelas mais baratinhas (que eu n me atreveria a beber jamais..ahuahuaha)?
Isso Shade!!! Não precisa ser as caras pois evapora! Beijo
Amei as receitas. Na próxima compra de supermercado vou comprar a vodka para fazer os meus extratos.
Muito obrigada pelo retorno. Tenho certeza que vale muito, mas a ansiedade da pessoa aqui é demais rsrs
Abraços e sucesso sempre!!!
Ariana eu ameiiii. Fiz o meu de baunilha com o álcool de cereais, que era o que eu tinha em casa. O difícil é ter que esperar tanto tempo para usar rsrs
Qual bebida você achou que fica melhor?
Obrigada mais uma vez por compartilhar :*
Catarina à espera é triste mas vale muito! Rs Eu tenho aqui em casa algumas com vodka e outras em álcool de cereais também, os dois são ótimos condutores pois não tem gosto nenhum!