Hambúrguer vegano de grão de bico é a receita de hoje.
Não é porque você é vegano que precisa deixar de comer hambúrguer! Devemos acabar com essa ideia de que pessoas que optam por excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, limitam sua alimentação!
Afinal, evoluímos muito e a gastronomia está aqui para nos provar isso. Com mudanças práticas e criatividade, é possível criar infinitas combinações para receitas veganas.
Ingredientes
- 4 xícaras de grão de bico já cozidos
- 1 cebola média
- 1 xícara de farinha de aveia (100g)
- Água filtrada
- Azeite a gosto
- Sal a gosto
- Cúrcuma (açafrão da terra) a gosto
- Coentro, cebolinha, salsa a gosto.
Instruções
- Escorra o grão de bico e transfira para uma tigela com água gelada, para facilitar a retirada das cascas.
- Em uma panela, refogue a cebola picada no azeite, até dourar.
- Acrescente o grão de bico e deixe fritar por alguns instantes.
- Acrescente a cúrcuma e o sal.
- Triture o grão de bico com um mixer.
- Acrescente temperos a gosto e espere esfriar.
- Acrescente a aveia, até dar o ponto.
- Prepare os hambúrgueres utilizando forma própria ou modele-os com as mãos.
- Embale um a um e armazene-os em freezer.
- Para consumo, retire cada unidade do freezer e coloque imediatamente no forno convencional ou na frigideira, já preaquecidos com um fio de azeite.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
E, o hambúrguer vegano de grão de bico, nada mais é, por exemplo, do que a substituição da carne por grãos e temperos. O sabor? Igualmente delicioso. Então, continue a leitura para conferir o passo a passo.
Por falar no grão de bico, você sabia que ele é conhecido como o “grão da felicidade”? Ele ganhou esse apelido por ser rico em triptofano, que estimula a sensação de bem-estar. Tem como não amar? Além disso, ele é rico em antioxidantes.
Tem sabor suave, textura macia após o cozimento euma versatilidade que agrada todos os paladares. Inclusive, o grão de bico já fazia sucesso desde o Império Romano. Naquela época, era conhecido como “pulmentum”.
Extremamente popular no Mediterrâneo e Oriente Médio, o grão de bico tem conquistado o coração dos brasileiros.
E, eu prometo, vai conquistar o seu também! Até porque, é um alimento bastante nutritivo. Cerca de 100g dele cozido possuem 116 calorias. Isso, sem contar as proteínas, carboidratos, fibras e vitaminas. Além, das gorduras saudáveis.
Inclusive, a leguminosa também tem boas quantidades de proteína e ferro. Assim, é uma ótima substituta ao feijão.
5 motivos pra você comer hambúrguer vegano de grão de bico
- Diminui o apetite
Quem consome grão de bico sente menos fome e fica saciado por mais tempo. Isso ocorre devido às proteínas e fibras presentes no alimento. Juntos, esses nutrientes retardam a digestão e reduzem o consumo de calorias ao longo do dia.
2. Controla o diabetes
O grão de bico ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Seu consumo retarda a absorção de carboidratos. Dessa forma, ele impede os picos de açúcar no sangue, mantendo o nível saudável em pessoas com diabetes tipo 2.
3. Ajuda a prevenir doenças cardíacas
Por ter magnésio e potássio, o grão de bico também contribui na prevenção de doenças cardíacas. Isso porque, esses nutrientes ajudam a controlar a pressão arterial, que quando está alta é um fator de risco para os problemas no coração.
4. Faz bem para as mulheres
A leguminosa possui ácido fólico, que contribui para que as gestantes tenham uma gravidez saudável e garante o desenvolvimento do feto. Além disso, repõe o ferro perdido das mulheres durante a menstruação.
5. Fortalece os ossos
O grão de bico possui cálcio, fósforo e vitamina K. Juntos, esses nutrientes fortalecem os ossos, prevenindo fraturas e até doenças.
Antes de ir, conheça mais receitas com o grão:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.