a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Como fazer maionese de leite caseira

receita de maionese de leite caseira

Depois de te ensinar como preparar maionese em menos de um minuto, hoje você vai aprender a fazer uma versão sem ovos desta receita! Aliás, esta maionese de leite caseira é uma das minhas receitas preferidas!

receita de maionese caseira de leite (sem ovo)

Pois aqui está ela! Toda querida e cheia de dicas para que tudo dê certo quando você for fazer a sua! Não tem segredo, basta seguir a receita e é sucesso!

Também já ensinei como fazer essa receita em versão vegana, os ingredientes são similares e fica deliciosa. Experimente!

ingredientes para a receita

VARIAÇÕES DE MAIONESE DE LEITE

Esta receita funciona como base para outras.

  • Se você quiser aquela verdinha de hamburgueria, adicione cheiro verde. Após bater a maionese adicione aos poucos cheiro verde. Eu utilizo cerca de 1/4 de xícara (de chá) de cheiro verde picadinho, isso costuma ser suficiente. Bata somente para triturar o cheiro verde, se adicionar demais ou bater demais a maionese pode desandar.
  • Com um pouquinho de curry, o sabor ganha picância; O curry tem sabor bem condimentado, com 1 colher (de café) já da sabor suficiente para a receita. Nesse caso você pode tanto misturar no inicio da receita como também ir saborisando no final.
  • Para ficar amarelinha, use um pouco de mostarda; seja a mostarda djon ou a mostarda amarela sua maionese ganhará novo sabor. Como a mostarda tem sabor forte, prefiro adicionar no final, aos poucos, até chegar no ponto desejado. Comece adicionando 1 colher (de sopa), bata, prove e se necessário ajuste depois.
  • Temperada com orégano, combina com frituras. 1 colher (de sopa) de orégano seco deixará sua maionese no ponto. Se tem folhas de orégano fresca para isso, bata no final da receita pelo menos 2 colheres de sopa do tempero e ajuste se achar necessário.

Se você está em busca de versões ainda mais diferente usando essa receita como base, confira a receita de Maionese de Bacon! Fica sensacional para servir no hambúrguer.

variações de maionese de leite

Para não desandar sua maionese caseira aí vão algumas dicas:

  • Primeiramente, o copo do liquidificador deve estar completamente seco!
  • Além disso, o leite precisa estar gelado, não em temperatura ambiente.
  • Bata o leite com os temperos antes de adicionar o óleo. Costumo bater o leite com um pouquinho de óleo no primeiro minuto, só depois que adiciono o restante do óleo em fio para atingir a consistência.
  • A maionese demora um pouco para chegar no ponto. Parece que vai dar errado no início. Mas se você seguir o passo a passo direitinho, não tem erro!
  • O óleo utilizado vai modificar o sabor final da sua maionese de leite, azeite tem um sabor mais intenso, óleo de milho ou canola são mais suaves.
  • Para servir no churrasco, experimente adicionar ao leite um dente de alho!
potinho com maionese de leite

Pisso preparar a maionese de leite com antecedência?

A receita rende bastante. Então, você pode fazer vários sabores diferentes a partir de uma base.

Além disso, diferente da maionese tradicional, nessa versão não são usados ovos crus. Portanto, se você guardar na geladeira, ela conserva bem por cerca de 5 dias!

Aliás, para obter um sabor mais próximo com a maionese que compramos no supermercado aqui no Brasil, acrescente 1/2 limão ou mostarda amarela. Se você gosta daquela maionese importada branquinha com sabor menos ácido aí é só seguir a receita, sem adicionar os opcionais.

ESSA MAIONESE DE LEITE É PERFEITA PARA COMER COM:

Salada de folhas; Cachorro quentePizza (SIM! Fica uma delícia); Batata frita ou assadaSanduíches no geral; Tomatinhos, cenoura, pimentão, abobrinha e qualquer outro legume; Bolinhos salgados.

receita de maionese de leite caseira

Maionese de leite

Maionese de leite caseira, fácil de fazer e dicas para não desandar!
Tempo de Preparação 10 minutes
Tempo para Cozinhar 0 minutes
Tempo Total 10 minutes
Course Acompanhamento, caseiro
Cozinha brasileira
Quantidade 1 porção

Equipamento

  • 1 liwuidificador

Ingredientes
  

  • 1 xícara (de chá) de leite bem gelado
  • 2 xícaras (de chá) de óleo de canola ou de milho
  • 1 pitada de sal

Opcionais

  • 1/2 und limão pequeno ou
  • 1/2 colher (de sopa) de mostarda amarela ou djon ou
  • 1 dente de alho pequeno ou
  • 1 colher (de sobremesa) salsinha ou
  • 1 colher (de sobremesa) de páprica ou de curry em pó
  • 1/2 colher (de sobremesa) de tomilho ou orégano
  • 1/4 colher (de sobremesa) de molho de pimenta

Instruções
 

  • No liquidificador ou mixer coloque o leite, o sal e o tempero que desejar, com uma ou duas colheres de óleo, bata por cerca de 2 minutos.
    1 xícara (de chá) de leite, 1 pitada de sal
  • Abra a tampinha do liquidificador e despeje o óleo em fio fino observando a consistência de sua maionese, assim que ela ficar mais espessa e cremosa desligue o liquidificador e sirva!
    2 xícaras (de chá) de óleo

Notas

Conserva muito bem se guardado em geladeira por até 5 dias!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Maionese Caseira de Leite

Conserva muito bem se guardado em geladeira por até 5 dias!

Gostou da receita?Junte-se ao grupo do facebook
 
POR FIM, SALVE NO PINTEREST PARA VER DEPOIS:


Ariana Pazzini

Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…