Se você tem alguma restrição alimentar, essa massa de pizza zero lactose é perfeita.
Brasileiro ama pizza. Afinal, não é à toa que temos tantos sabores diferentes e únicos. Aliás, muitos deles você só encontra aqui.
No entanto, a receita tradicional da pizza como conhecemos, não é para todos. Isso porque ela leva leite na massa, o que dificulta a vida de quem possui intolerância à lactose.
Então, foi pensando nisso que hoje eu trouxe para vocês a receita de pizza sem lactose. Assim, todo mundo pode comer à vontade, sem preocupações.
E eu garanto que o sabor não é tão diferente da tradicional!
Dessa forma, dá para reunir a famÃlia e os amigos para comer. Eles nem vão notar a diferença.
Cozinha Italian
Ingredientes
- 300 ml de água gelada (1 e ¼ de xÃcara)
- 230 gramas de polvilho doce
- 290 gramas de farinha de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar (25 gramas)
- 1/2 colher de chá de goma xantana
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de vinagre (ou de limão)
- 15 gramas fermento biológico instantâneo (1 pacote)
- 3 ovos inteiros (também dá para fazer sem)
- 2 colheres de sopa de óleo
Para abrir a massa
- 1/2 xÃcara de polvilho doce
- 1/2 xÃcara de farinha de arroz
- 1/2 colher de chá de goma xantana
Instruções
Massa
- Coloque a farinha de arroz, o polvilho doce, o açúcar, o fermento, o sal e a goma xantana. Misture bem.
- Adicione a água, os ovos, o óleo e misture bem com uma colher. Por último, coloque o vinagre (ou o limão).
- Bata por 2 minutos na batedeira em velocidade média. Com uma colher, desgrude a massa das paredes da tigela. Volte a bater por mais 30 segundos. Reserve.
Mistura da farinha para abrir a massa:
- Em um recipiente, misture bem o polvilho, a farinha de arroz e a goma xantana
Abrindo a massa:
- Jogue a mistura de farinha no local onde você irá abrir a massa.
- Coloque toda a massa em cima e sove até que ela pare de grudar nas mãos. Toda vez que achar necessário, acrescente um pouco da mistura de farinhas.
- Divida a massa em 3 partes iguais. Use uma parte para fazer a pizza.
- Comece a abrir a massa com a mão. Abra até ela ficar no tamanho que deseja.
- Unte uma assadeira redonda e coloque a massa.
- Recheie com o que preferir.
- Leve ao forno pré aquecido com 200ºC por aproximadamente 25 minutos.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Da tradicional, Ã pizza zero lactose
No dia 10 de julho é celebrado o Dia Mundial da Pizza. Uma data especial para todos os amantes dessa maravilha italiana, certo? Mais ou menos. Isso porque, a pizza não é exatamente originária da Itália. É, eu sei. Está um pouco confuso. Mas, calma lá que eu explico. Antes de chegar na nossa receita de massa de pizza sem leite, precisamos voltar bastante no tempo. A história da pizza começou há cerca de seis mil anos atrás, com os povos egÃpcios e hebreus. Porém, naquela época, ela não passava de uma mistura de farinha com água. Esse prato levava o nome de pão de Abrahão – é muito parecido com o que hoje chamamos de pão sÃrio. Passou-se um tempo e os gregos acrescentaram arroz à essa mistura. Além disso, eles também começaram a abrir a massa e esquentá-la sobre tijolos aquecidos. Aqui, ela ganhou o nome de piscea. Depois, em 300 a.C, os fenÃcios acrescentaram cebola e carne. Então, nossa pizza ficou mais parecida com uma esfiha. Mais tarde, os turcos muçulmanos bagunçaram tudo. Ao invés dela ficar mais parecida com nossa receita de pizza sem leite, eles trocaram a carne e a cebola por carne de carneiro e iogurte fresco.A pizza como a conhecemos
Seria apenas no século 11 que a receita enfim desembarcaria na Itália, na cidade de Nápoles. Lá, ela faria muito sucesso. No entanto, sofreria algumas adaptações. Os italianos acrescentaram ervas tÃpicas da região e azeite de oliva. Assim, a pizza se tornou um prato barato, popular entre os mais pobres. Depois, insatisfeitos com a receita, os italianos resolveram colocar muçarela na receita. Tornando-a, enfim, mais parecida com a nossa pizza zero lactose. O tomate, como toque final, só foi fazer parte da receita no século 16, pelas mãos dos espanhóis. Mas, a popularidade do prato ao redor do mundo ainda demoraria. Foi apenas no século 19 que ela ganhou destaque mundial. E ao longo dos anos, ganhou novos sabores e sofreu diversas adaptações.No Brasil
Por aqui, a pizza chegou em 1910, junto com os imigrantes italianos. No entanto, não fez tanto sucesso. Seria apenas em 1950 que ela se tornaria popular em todo o paÃs. Hoje, a pizza é tão importante na nossa cultura como é na Itália. Antes de ir, confira essas receitas que vieram diretamente da Itália:Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.