Panqueca americana digna de filmes

5 from 1 vote
panqueca americana

Quem nunca viu uma panqueca americana em um filme e morreu de vontade de comer que atire a primeira pedra, hahahahaha. Confesso que eu, desde criança, sempre tive muita vontade de experimentar.

A famosa panqueca americana é uma das coisas mais fáceis de se fazer e nem por isso o sabor deixa a desejar. Ela é leve, fofinha, rápida, úmida e não requer o mínimo de dotes culinários, só a mistura de alguns ingredientes e pronto.

Por toda essa facilidade e rapidez, dia de panqueca é o dia em que a criançada vai para a cozinha comigo. Cada um fica responsável por uma etapa, com a exceção da parte em que fritamos, né? Ainda precisamos de mais uns anos até terceirizar o fogão em si.

Apesar da bagunça e da confusão, cozinhar com crianças é uma grande diversão. Olha, até rimou.

Mas é verdade. Eles são tão curiosos na hora de misturar os ingredientes, sempre de olho nas diferentes texturas que uma receita tem desde o começo até a hora de ficar pronta. O momento em que eles escolhem os sabores que mais gostam e, principalmente, o brilho nos olhos, cheios de orgulho quando os preparos saem do forno ou da panela… É uma sensação muito agradável,

Por aqui, pra deixar tudo ainda mais interessante, cada um escolhe seu sabor preferido de panqueca. Por ser um preparo bem versátil, conseguimos agradar a todos.

E aqui tem quem prefira com banana, com gotas de chocolate e até mesmo com um legume colorido, tipo cenoura ou beterraba. Fiquem tranquilos que não fica gosto, tá? É só pra deixar com uma corzinha mais legal mesmo.

panqueca americana

Montando a sua panqueca americana

Ah, caso você esteja evitando farinhas brancas ou só quer que a massa fique mais levinha mesmo, dá pra trocar o trigo por farinha de aveia, de fubá, de coco e qualquer uma outra que quiser ou que tiver em casa.

Outra coisa que dá pra variar bastante na hora de comer a panqueca americana é a cobertura. Nos filmes, vemos sempre que eles costumam usar uma espécie de mel, né? Mas tenho um pequeno segredo: na verdade, aquilo não é exatamente mel.

Apesar da cor e textura semelhantes, o nome é xarope de bordo, um adoçante natural, bastante popular por lá, com fama de ser mais saudável e nutritivo que o açúcar branco e um bom substituto vegano ao mel de abelha.

Por lá, a panqueca também é bastante consumida com frutas como morango e/ou mirtilo.

Mas, como todo bom brasileiro que adora um docinho, por aqui já apostamos em geleias, doce de leite, Nutella, mel e outras coisinhas dessas que tanto amamos.

Bom, sem mais enrolação, escolha seus ingredientes preferidos e mãos à obra.

Panqueca americana

5 from 1 vote

Ingredientes
  

  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 xícara de chá de leite
  • 1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de trigo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento

Instruções
 

  • Em um refratário, coloque o açúcar na manteiga derretida e mexa até dissolver.
  • Junte os ovos e mexa mais um pouco.
  • Adicione o leite e vá colocando a farinha aos poucos, mexendo sempre.
  • Salpique uma pitada de sal, coloque o fermento e incorpore tudo à massa.
  • Em uma frigideira antiaderente aquecida, despeje um fio de azeite e duas colheres de sopa da massa.
  • Doure dos dois lados e está pronto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. 5 stars
    Amei a receita e o artigo. Viajei e me senti na cozinha, junto com as crianças fazendo essa receita. Também me senti lá no EUA, participando de um filme, comendo panquecas típica americana, com o mel que não é mel, com mirtilo. Uma boa escrita nos permite experiência maravilhosas. Parabéns!

    1. Tem coisa que só uma aventura na cozinha é capaz de proporcionar, né, Luciana? É incrível! Obrigada por compartilhar sua história – e pela sua visita, claro <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…