Quem nunca viu uma panqueca americana em um filme e morreu de vontade de comer que atire a primeira pedra, hahahahaha. Confesso que eu, desde criança, sempre tive muita vontade de experimentar.
A famosa panqueca americana é uma das coisas mais fáceis de se fazer e nem por isso o sabor deixa a desejar. Ela é leve, fofinha, rápida, úmida e não requer o mínimo de dotes culinários, só a mistura de alguns ingredientes e pronto.
Por toda essa facilidade e rapidez, dia de panqueca é o dia em que a criançada vai para a cozinha comigo. Cada um fica responsável por uma etapa, com a exceção da parte em que fritamos, né? Ainda precisamos de mais uns anos até terceirizar o fogão em si.
Apesar da bagunça e da confusão, cozinhar com crianças é uma grande diversão. Olha, até rimou.
Mas é verdade. Eles são tão curiosos na hora de misturar os ingredientes, sempre de olho nas diferentes texturas que uma receita tem desde o começo até a hora de ficar pronta. O momento em que eles escolhem os sabores que mais gostam e, principalmente, o brilho nos olhos, cheios de orgulho quando os preparos saem do forno ou da panela… É uma sensação muito agradável,
Por aqui, pra deixar tudo ainda mais interessante, cada um escolhe seu sabor preferido de panqueca. Por ser um preparo bem versátil, conseguimos agradar a todos.
E aqui tem quem prefira com banana, com gotas de chocolate e até mesmo com um legume colorido, tipo cenoura ou beterraba. Fiquem tranquilos que não fica gosto, tá? É só pra deixar com uma corzinha mais legal mesmo.
Ingredientes
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de chá de leite
- 1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de fermento
Instruções
- Em um refratário, coloque o açúcar na manteiga derretida e mexa até dissolver.
- Junte os ovos e mexa mais um pouco.
- Adicione o leite e vá colocando a farinha aos poucos, mexendo sempre.
- Salpique uma pitada de sal, coloque o fermento e incorpore tudo à massa.
- Em uma frigideira antiaderente aquecida, despeje um fio de azeite e duas colheres de sopa da massa.
- Doure dos dois lados e está pronto.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Montando a sua panqueca americana
Ah, caso você esteja evitando farinhas brancas ou só quer que a massa fique mais levinha mesmo, dá pra trocar o trigo por farinha de aveia, de fubá, de coco e qualquer uma outra que quiser ou que tiver em casa. Outra coisa que dá pra variar bastante na hora de comer a panqueca americana é a cobertura. Nos filmes, vemos sempre que eles costumam usar uma espécie de mel, né? Mas tenho um pequeno segredo: na verdade, aquilo não é exatamente mel. Apesar da cor e textura semelhantes, o nome é xarope de bordo, um adoçante natural, bastante popular por lá, com fama de ser mais saudável e nutritivo que o açúcar branco e um bom substituto vegano ao mel de abelha. Por lá, a panqueca também é bastante consumida com frutas como morango e/ou mirtilo. Mas, como todo bom brasileiro que adora um docinho, por aqui já apostamos em geleias, doce de leite, Nutella, mel e outras coisinhas dessas que tanto amamos. Bom, sem mais enrolação, escolha seus ingredientes preferidos e mãos à obra.Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
3 respostas
Amei!
Obrigada por compartilhar🙏
Amei a receita e o artigo. Viajei e me senti na cozinha, junto com as crianças fazendo essa receita. Também me senti lá no EUA, participando de um filme, comendo panquecas típica americana, com o mel que não é mel, com mirtilo. Uma boa escrita nos permite experiência maravilhosas. Parabéns!
Tem coisa que só uma aventura na cozinha é capaz de proporcionar, né, Luciana? É incrível! Obrigada por compartilhar sua história – e pela sua visita, claro <3