Primeiramente, eu já tinha visto a receita deste pão Petrópolis muito tempo atrás na Ana Maria Braga.
Mas foi justo na época em que tinha pavor de forno, pães e bolos nunca davam certo, desconfiava que era minha mão mas era só um forno velho e desregulado.
No entanto, depois de muito incentivo de amigas sobre como preparar seu próprio pão é terapêutico e trocar de forno não parei mais!
Pão Petrópolis (pão de forma caseiro)
Ingredientes
- 50 gr de açúcar
- 400 gr de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de sal,
- 30 gr de fermento biológico em tablete ou 10 gr de fermento seco instantâneo
- 1 colher de sopa de manteiga derretida,
- 180 ml de leite morno
- 1 ovo batido
Para pincelar
- 1 gema
- 1/2 xícara de chá de café forte e frio ou 1 colher (de sobremesa) de café instantâneo, dissolvido em 1/2 xícara (de chá) de água.
Instruções
- Em um bowl coloque o leite, o ovo ligeiramente batido, a manteiga e o fermento. Misture até dissolver o fermento caso esteja utilizando o de tablete ou misture bem caso esteja utilizando o instantâneo seco,
- Em outro bowl grande misture a farinha, o sal e o açúcar,
- Faça um buraco no centro como um vulcãzozinho e acrescente a mistura de ovos e leite, com ajuda de uma colher ou com a ponta dos dedos faça movimentos circulares agregando bem aos poucos a farinha a mistura líquida,
- Quando começar a ficar pesado para o movimento com a colher, transfira a massa para uma bancada e comece a sovar até obter uma massa lisa e elástica,
- Volte a massa para o bowl, cubra com filme plástico e deixe a massa descansar e crescer até que a massa dobre de volume,
- Unte a forma com manteiga (utilizei uma forma de 24 X 12 cm) e espalhe uma fina camada de fubá ou semolina,
- Massa crescida volte para o balcão, expulse os gases delicadamente, forme seu pão e coloque na forma, mais uma vez cubra com um pedaço de plástico filme (somente a superfície dele, não pressione o filme na forma) e deixe dobrar de tamanho,
- Pão crescido é hora de pré aquecer o forno em 200°C, enquanto seu forno fica bem quentinho pincele o pão com a mistura de gemas e café, leve ao forno e deixe assar até o pão ficar dourado.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de cortar.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Servido normalmente em fatias grossas e torradinho na chapa este pão Petrópolis enriquecido com ovos, leite e manteiga ainda leva uma cobertura de ovos batidos com café que dá cor dourada ao pão e sabor único!
Em resumo, é um pão carioca muito famoso na confeitaria Colombo.
Além disso, a receita que segui é a do blog mel e pimenta minha amiga confidente que me ajuda muito na arte dos assados!
E se prepare para ter um pão cheio de sabor, macio e com uma casquinha dourada!
Por fim, corte fatias grossas, passe uma camada de manteiga e em seguida toste na chapa ou na frigideira.
É a forma que o pão Petrópolis conquista todo mundo!
Por fim, se você gosta de pães caseiros, olha esta seleção de pães!
Pão de Forma Vegano!
Receita de Pão para cachorro quente fofinho!
Pão de batata.
Pão de iogurte (casquinha crocante e miolo macio!
Como fazer Pão caseiro sem sova!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
15 respostas
Divino! Além de ser muito fácil e sem erros, a apresentação ficou muito boa! Acrescentei torresmos e fiz pão de torresmo
Obrigada!
Aahh, que bom que gostou, Denise! Fico feliz! Beijos
Excelente!
Muito obrigada, Denise!!
Adorei sua receita, super bem explicada, tbem tinha medo de fazer pão e resolvi começar com está. O pão e divino. Obrigado noite compartilhar.
Boa tarde! Amo muito seu blog e estou me aventurando no mundo do fermento de garrafa rs. Gostaria de saber se consigo fazer o pão Petrópolis utilizando fermento de garrafa e qual seria a proporção para a receita? Obrigada!
Anne, eu nunca fiz, por ser um pão mais pesado e com ovos, não sei se ele consegue desenvolver uma boa fermentação!
Boa tarde. Ariana, fiquei com 3 dúvidas…eu costumo fazer pão caseiro, mais uso sempre o fermento biológico fresco de padaria . Não é o de tablete nem o granulado, como faço? Posso usar o biológico fresco de padaria? Quantas gramas devo usar? A segunda duvida é sobre a manteiga com ou sem sal?a terceira duvida é sobre a forma, posso usar forma de alumínio? A minha é grande! Bjs e obrigada
MAria, o de padaria é o de tablete! Ele vem prensado em um grande tabletão rsrsrs
Pode seguir o peso da receita mesmo,
Eu utilizo sempre a manteiga sem sal, mas se quiser usar com sal não interferirá muito no sal não,
Sim, pode usar a forma de alumínio e se preferir forre com papel manteiga!
Beijo e volte sempre! <3
Oie!
Meu pão de Petrópolis ficou sensacional! Segui a risca sua receita e estou aqui na minha “casa encantada” com o resultado! Parabéns e obrigadaaa!
Que amor!!! Fico super feliz! Este pão é irresistivel, o que meu filho mais pede!! <3
Ari!
Teu pão ficou lindo demais e lembro bem da época que você dizia que não tinha mão para pão. Parabéns!!! Você tem feito pães incríveis. Beijo!!
<3 <3 <3