Musa do brasileiro: bolo de banana caramelizada

banana caramelizada

Ficar muito tempo em casa por conta da quarentena faz com que o nosso paladar deseje coisas diferentes, como um bolo de banana caramelizada, não é mesmo? Então, que tal pegar aquelas bananas que você comprou na feira de domingo e transformá-las em uma sobremesa irresistível?

Aliás, uma das características principais do bolo de banana caramelizada é que ele perfuma a casa toda, mesmo antes de sair do forno. E essa receita que eu separei para vocês hoje é especial por dois motivos. Além de saborosa e bonita, a cremosidade é um fator que se destaca!

A banana musa de Carmen Miranda

É inegável que o brasileiro ama a banana! Além de consumi-las frescas, nós adoramos tudo o que é feito com esse alimento. Desde doce de banana até banana-split, chips de banana, cuca de banana, farofa de banana, dentre muitas outras delícias, é impossível resistir.

Mas, apesar do amor nacional, as bananas que consumimos são, na verdade, estrangeiras. Isso porque as espécies nativas, que geralmente possuem sementes, não são vendidas.

De todo modo, a banana tornou-se um símbolo por aqui principalmente pela influência de Carmen Miranda, que dava destaque especial à fruta dentre as que usava em seu turbante. Não por acaso, o nome científico da banana é Musa.

banana caramelizada
Carmen Miranda eternizou a fruta! (Reprodução)

Banana pré-histórica

O cultivo de bananas teve início, segundo indícios arqueológicos, no sudoeste da Ásia entre 5000 e 8000 a.C. Entretanto, na História, ela foi aparecer pela primeira vez somente em 600 a.C., em textos budistas.

Sabe-se também que Alexandre, o Grande, comeu bananas na Índia em 327 a.C. Porém, as primeiras plantações com algum nível de organização são do século 3 na China.

Por sua vez, acredita-se que os responsáveis pela popularização da fruta no mundo todo foram os conquistadores islâmicos. Eles a teriam levado à Palestina, e, de lá, a banana ganhou o mercado árabe – seu nome na língua local significa “dedo”, devido ao seu formato.

Banana literária

Foi apenas durante os séculos 15 e 16 que os portugueses trouxeram a fruta para cá e deram início à plantação sistemática. O curioso é que, apesar de o alimento já ser bem popular em vários países, a Europa o desconhecia.

Uma prova disso é a forma detalhada como Júlio Verne descreveu a fruta em seu livro “A volta ao mundo em oitenta dias”, lançado em 1872. O escritor sabia que grande parte de seus leitores ignorava a existência da banana.

Bolo de banana caramelizada… Vermelho?

As primeiras espécies de bananas descobertas não eram amarelas, e sim verdes! Nesse meio tempo, as vermelhas lideraram o ranking das mais consumidas.

Aliás, a espécie amarela do nosso bolo de banana caramelizada derivam de uma espécie de 1836!

banana caramelizada

Receita de bolo de banana caramelizada

A banana ajuda a combater a anemia, melhora o humor e ajuda na recuperação muscular. Além disso, concede disposição física e mental! Por fim, vamos então aprender a receita de bolo de banana caramelizada e aproveitar todos esses benefícios?

banana caramelizada

Bolo de banana caramelizada

Ingredientes
  

Massa:

  • 3 bananas amassadas
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:

  • 3 bananas cortadas em rodelas
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água quente

Instruções
 

Cobertura:

  • Em uma panela, leve 1 xícara de açúcar ao fogo até caramelizar.
  • Adicione ½ xícara de água quente e mexa até dissolver e engrossar a calda.
  • Despeje a calda em uma forma de bolo.
  • Adicione por cima 3 bananas cortadas em rodelas e reserve.

Massa:

  • Bata no liquidificador 3 ovos, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo e 1 xícara de açúcar.
  • Enquanto a massa estiver batendo, adicione 2 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres de chá de canela em pó.
  • Continue batendo até formar uma massa homogênea.
  • Em uma vasilha grande, amasse 3 bananas, acrescente a massa e misture bem com uma colher.
  • Adicione 1 colher de sopa de fermento em pó e misture novamente.
  • Despeje toda a massa na forma de bolo.
  • Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por 50 minutos.
  • Sirva quentinho!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…