Musa do brasileiro: bolo de banana caramelizada

banana caramelizada

Ficar muito tempo em casa por conta da quarentena faz com que o nosso paladar deseje coisas diferentes, como um bolo de banana caramelizada, não é mesmo? Então, que tal pegar aquelas bananas que você comprou na feira de domingo e transformá-las em uma sobremesa irresistível?

Aliás, uma das características principais do bolo de banana caramelizada é que ele perfuma a casa toda, mesmo antes de sair do forno. E essa receita que eu separei para vocês hoje é especial por dois motivos. Além de saborosa e bonita, a cremosidade é um fator que se destaca!

A banana musa de Carmen Miranda

É inegável que o brasileiro ama a banana! Além de consumi-las frescas, nós adoramos tudo o que é feito com esse alimento. Desde doce de banana até banana-split, chips de banana, cuca de banana, farofa de banana, dentre muitas outras delícias, é impossível resistir.

Mas, apesar do amor nacional, as bananas que consumimos são, na verdade, estrangeiras. Isso porque as espécies nativas, que geralmente possuem sementes, não são vendidas.

De todo modo, a banana tornou-se um símbolo por aqui principalmente pela influência de Carmen Miranda, que dava destaque especial à fruta dentre as que usava em seu turbante. Não por acaso, o nome científico da banana é Musa.

banana caramelizada
Carmen Miranda eternizou a fruta! (Reprodução)

Banana pré-histórica

O cultivo de bananas teve início, segundo indícios arqueológicos, no sudoeste da Ásia entre 5000 e 8000 a.C. Entretanto, na História, ela foi aparecer pela primeira vez somente em 600 a.C., em textos budistas.

Sabe-se também que Alexandre, o Grande, comeu bananas na Índia em 327 a.C. Porém, as primeiras plantações com algum nível de organização são do século 3 na China.

Por sua vez, acredita-se que os responsáveis pela popularização da fruta no mundo todo foram os conquistadores islâmicos. Eles a teriam levado à Palestina, e, de lá, a banana ganhou o mercado árabe – seu nome na língua local significa “dedo”, devido ao seu formato.

Banana literária

Foi apenas durante os séculos 15 e 16 que os portugueses trouxeram a fruta para cá e deram início à plantação sistemática. O curioso é que, apesar de o alimento já ser bem popular em vários países, a Europa o desconhecia.

Uma prova disso é a forma detalhada como Júlio Verne descreveu a fruta em seu livro “A volta ao mundo em oitenta dias”, lançado em 1872. O escritor sabia que grande parte de seus leitores ignorava a existência da banana.

Bolo de banana caramelizada… Vermelho?

As primeiras espécies de bananas descobertas não eram amarelas, e sim verdes! Nesse meio tempo, as vermelhas lideraram o ranking das mais consumidas.

Aliás, a espécie amarela do nosso bolo de banana caramelizada derivam de uma espécie de 1836!

banana caramelizada

Receita de bolo de banana caramelizada

A banana ajuda a combater a anemia, melhora o humor e ajuda na recuperação muscular. Além disso, concede disposição física e mental! Por fim, vamos então aprender a receita de bolo de banana caramelizada e aproveitar todos esses benefícios?

Bolo de banana caramelizada

Ingredientes
  

Massa:

  • 3 bananas amassadas
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite
  • ½ xícara de óleo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:

  • 3 bananas cortadas em rodelas
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água quente

Instruções
 

Cobertura:

  • Em uma panela, leve 1 xícara de açúcar ao fogo até caramelizar.
  • Adicione ½ xícara de água quente e mexa até dissolver e engrossar a calda.
  • Despeje a calda em uma forma de bolo.
  • Adicione por cima 3 bananas cortadas em rodelas e reserve.

Massa:

  • Bata no liquidificador 3 ovos, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo e 1 xícara de açúcar.
  • Enquanto a massa estiver batendo, adicione 2 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres de chá de canela em pó.
  • Continue batendo até formar uma massa homogênea.
  • Em uma vasilha grande, amasse 3 bananas, acrescente a massa e misture bem com uma colher.
  • Adicione 1 colher de sopa de fermento em pó e misture novamente.
  • Despeje toda a massa na forma de bolo.
  • Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por 50 minutos.
  • Sirva quentinho!

Video

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…