Ficar muito tempo em casa por conta da quarentena faz com que o nosso paladar deseje coisas diferentes, como um bolo de banana caramelizada, não é mesmo? Então, que tal pegar aquelas bananas que você comprou na feira de domingo e transformá-las em uma sobremesa irresistível?
Aliás, uma das características principais do bolo de banana caramelizada é que ele perfuma a casa toda, mesmo antes de sair do forno. E essa receita que eu separei para vocês hoje é especial por dois motivos. Além de saborosa e bonita, a cremosidade é um fator que se destaca!
Ingredientes
Massa:
- 3 bananas amassadas
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- ½ xícara de óleo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 2 colheres de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
Cobertura:
- 3 bananas cortadas em rodelas
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de água quente
Instruções
Cobertura:
- Em uma panela, leve 1 xícara de açúcar ao fogo até caramelizar.
- Adicione ½ xícara de água quente e mexa até dissolver e engrossar a calda.
- Despeje a calda em uma forma de bolo.
- Adicione por cima 3 bananas cortadas em rodelas e reserve.
Massa:
- Bata no liquidificador 3 ovos, 1 xícara de leite, ½ xícara de óleo e 1 xícara de açúcar.
- Enquanto a massa estiver batendo, adicione 2 xícaras de farinha de trigo e 2 colheres de chá de canela em pó.
- Continue batendo até formar uma massa homogênea.
- Em uma vasilha grande, amasse 3 bananas, acrescente a massa e misture bem com uma colher.
- Adicione 1 colher de sopa de fermento em pó e misture novamente.
- Despeje toda a massa na forma de bolo.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 °C por 50 minutos.
- Sirva quentinho!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
A banana musa de Carmen Miranda
É inegável que o brasileiro ama a banana! Além de consumi-las frescas, nós adoramos tudo o que é feito com esse alimento. Desde doce de banana até banana-split, chips de banana, cuca de banana, farofa de banana, dentre muitas outras delícias, é impossível resistir.
Mas, apesar do amor nacional, as bananas que consumimos são, na verdade, estrangeiras. Isso porque as espécies nativas, que geralmente possuem sementes, não são vendidas.
De todo modo, a banana tornou-se um símbolo por aqui principalmente pela influência de Carmen Miranda, que dava destaque especial à fruta dentre as que usava em seu turbante. Não por acaso, o nome científico da banana é Musa.
Banana pré-histórica
O cultivo de bananas teve início, segundo indícios arqueológicos, no sudoeste da Ásia entre 5000 e 8000 a.C. Entretanto, na História, ela foi aparecer pela primeira vez somente em 600 a.C., em textos budistas.
Sabe-se também que Alexandre, o Grande, comeu bananas na Índia em 327 a.C. Porém, as primeiras plantações com algum nível de organização são do século 3 na China.
Por sua vez, acredita-se que os responsáveis pela popularização da fruta no mundo todo foram os conquistadores islâmicos. Eles a teriam levado à Palestina, e, de lá, a banana ganhou o mercado árabe – seu nome na língua local significa “dedo”, devido ao seu formato.
Banana literária
Foi apenas durante os séculos 15 e 16 que os portugueses trouxeram a fruta para cá e deram início à plantação sistemática. O curioso é que, apesar de o alimento já ser bem popular em vários países, a Europa o desconhecia.
Uma prova disso é a forma detalhada como Júlio Verne descreveu a fruta em seu livro “A volta ao mundo em oitenta dias”, lançado em 1872. O escritor sabia que grande parte de seus leitores ignorava a existência da banana.
Bolo de banana caramelizada… Vermelho?
As primeiras espécies de bananas descobertas não eram amarelas, e sim verdes! Nesse meio tempo, as vermelhas lideraram o ranking das mais consumidas.
Aliás, a espécie amarela do nosso bolo de banana caramelizada derivam de uma espécie de 1836!
Receita de bolo de banana caramelizada
A banana ajuda a combater a anemia, melhora o humor e ajuda na recuperação muscular. Além disso, concede disposição física e mental! Por fim, vamos então aprender a receita de bolo de banana caramelizada e aproveitar todos esses benefícios?
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.