a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Um Guia para Fazer o Cheesecake de Chocolate Perfeito para as Festas de Fim de Ano!

cheesecake de chocolate

Estamos chegando na época mais maravilhosa do ano, repleta de alegria, amor e delícias irresistíveis! Enquanto nos preparamos para a ceia de fim de ano, é o momento perfeito para surpreender nossos entes queridos com uma sobremesa de tirar o fôlego. Apresento a você a estrela do nosso banquete festivo: a incrível Cheesecake de Chocolate. Com sua base crocante, creme suave e irresistível cobertura de chocolate, essa tentação vai encantar até os paladares mais exigentes. Cada mordida rende um elogio, combinando a doçura do chocolate com a suavidade do cheesecake. Prepare-se para saborear uma experiência divina que promete encantar a todos nas festas de Natal e Ano Novo!

Introdução ao Cheesecake de Chocolate

O cheesecake de chocolate é uma sobremesa deliciosa que combina o sabor suave do cream cheese com o rico sabor do chocolate. Acredita-se que a receita original tenha sido criada em Nova York no final dos anos 1800. Desde então, tornou-se uma sobremesa popular em todo o mundo.

A História do Cheesecake de Chocolate

O cheesecake em si tem uma história antiga que remonta à Grécia Antiga. Acredita-se que os gregos serviam uma sobremesa de queijo, mel e trigo. No entanto, a versão moderna do cheesecake foi criada em Nova York na década de 1920.

O cheesecake de chocolate, por outro lado, é uma variação relativamente nova do cheesecake. Embora não se saiba exatamente quando a primeira receita foi criada, acredita-se que tenha sido na década de 1950 ou 1960.

Dicas para Fazer o Cheesecake de Chocolate Perfeito

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a fazer a sobremesa perfeita:

Base de biscoito de chocolate

Uma base de biscoito de chocolate é a escolha perfeita para a sobremesa. Para fazer a base, basta triturar biscoitos de chocolate até que se tornem migalhas e misturá-los com manteiga derretida. Em seguida, pressione a mistura na forma e deixe esfriar na geladeira antes de adicionar o recheio.

Adicionando cobertura de chocolate

Para adicionar um toque extra de chocolate á sua sobremesa, experimente adicionar uma cobertura de chocolate. Basta derreter o chocolate em banho-maria e espalhar sobre o cheesecake resfriado. Deixe esfriar antes de cortar e servir.

Use ingredientes de qualidade

Para obter o melhor sabor possível, use ingredientes de qualidade. Escolha um cream cheese de alta qualidade( E se você quiser uma sobremesa ainda mais cremosa, experimente fazer seu próprio Cream Cheese Caseiro – Essa receita é do Blog da Ariana Pazinni e simplesmente mudou meu conceito sobre cream cheese! ) e um chocolate com pelo menos 60% de cacau.

Variações de Cheesecake de Chocolate

Aqui estão algumas variações para tornar sua sobremesa ainda mais especial:

Cheesecake de chocolate branco

Para uma variação da receita experimente adicionar chocolate branco ao recheio. Derreta o chocolate branco em banho-maria e misture com o cream cheese antes de adicionar os outros ingredientes.

Cheesecake de chocolate com calda de caramelo

Para adicionar um toque de doçura ao seu cheesecake , experimente adicionar uma calda de caramelo. Basta misturar açúcar mascavo, creme de leite e manteiga em uma panela e deixar ferver até engrossar.

Dicas anotadas ?? É hora de preparar essa receita que encanta até quem não gosta muito de chocolate! O preparo é simples, mas calcule que são necessárias pelo menos 4 horas de geladeira, então prepare com antecedência para servir sua sobremesa geladinha e com toda cremosidade!

cheesecake de chocolate

Cheesecake de chocolate

Chocolate do início ao fim. Base, recheio e cobertura de chocolate nessa sobremesa clássica e saborosa
Tempo de Preparação 40 minutes
Tempo para Cozinhar 40 minutes
Geladeira 4 hours
Tempo Total 5 hours 20 minutes
Course Sobremesa
Cozinha Americana
Quantidade 8 fatias

Ingredientes
  

Base:

  • 160 g de biscoito de chocolate usei oreo
  • 1/4 de xícara (de chá) de manteiga derretida

Creme de queijo:

  • 300 g de gotas de chocolate meio amargo
  • 200 ml de creme de leite
  • 3 und ovos (separar clara e gema
  • 400 g de cream cheese.

Cobertura:

  • 100 g de raspas de chocolate meio amargo

Instruções
 

Base:

  • Pré aqueça o forno em 180˚C
  • Em um processador ou liquidificador, processe o biscoito até virar uma farofinha;
  • Misture a manteiga derretida ao biscoito até parecer uma areia molhada, unte uma forma de aro removível e forre com Leve ao forno por 10 minutos. Reserve para resfriar a massa.

Creme de queijo:

  • Comece derretendo o chocolate junto com o creme de leite (no micro-ondas ou em banho maria);
  • Misture vigorosamente e deixe esfriar,
  • Bata as 3 claras em neve;
  • Em outro recipiente, bata as gemas e o cream cheese até formar um creme fofo e amarelo claro. Em seguida, adicione o chocolate derretido e por último, e delicadamente, misture as claras em neve;
  • Despeje a massa na forma com a base de biscoito resfriada;
  • Envolva o fundo da forma com papel alumínio pelo lado de fora para evitar o contado da massa com a água.
  • Leve a massa para assar em banho maria, e em temperatura baixa, por aproximadamente 45 min ou até que esteja firme.
  • Retire do forno e deixe esfriar bem antes de desenformar e colocar a cobertura;
  • Desenforme, decore com raspas de chocolate e sirva.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Decoração do Cheesecake de Chocolate para as Festas de Fim de Ano

Aqui estão algumas ideias de decoração para tornar sua sobremesa ainda mais especial para as festas de fim de ano:

Decore com frutas vermelhas

Para adicionar um toque de cor ao seu cheesecake , experimente decorá-lo com frutas vermelhas, como framboesas e morangos.

Decore com chantilly de chocolate

Para adicionar um toque extra de chocolate ao seu cheesecake, experimente decorá-lo com chantilly de chocolate. Basta derreter o chocolate em banho-maria e misturar com o chantilly antes de adicionar ao cheesecake.

Perguntas Frequentes:

Quais são os ingredientes básicos para fazer a receita?

Para preparar um delicioso cheesecake de chocolate, você geralmente vai precisar de ingredientes como cream cheese, chocolate derretido, manteiga e biscoitos de chocolate para a base.

É possível substituir o cream cheese por outro ingrediente?

O cream cheese é um ingrediente essencial para a consistência e sabor característicos do cheesecake. Substituí-lo pode alterar a textura e o resultado final da sobremesa. É recomendado utilizar cream cheese na receita.

Posso usar chocolate ao leite em vez de chocolate meio amargo?

Sim, você pode usar chocolate ao leite em vez de chocolate meio amargo, se preferir um sabor menos intenso e mais doce. A escolha do tipo de chocolate pode ser adaptada ao seu gosto pessoal.

Preciso assar o cheesecake de chocolate?

Geralmente, os cheesecakes de chocolate são assados no forno para obter a consistência firme e suave. No entanto, existem algumas versões de cheesecake que não precisam ser assadas. Verifique a receita específica que você está seguindo para obter instruções precisas.

Quanto tempo leva para assar um cheesecake de chocolate?

O tempo de cozimento varia de acordo com a receita e o tamanho do cheesecake. Em média, um cheesecake de chocolate leva cerca de 40 minutos a 1 hora para assar, mas é importante seguir as instruções da receita para obter o tempo de cozimento correto.

Posso congelar um cheesecake de chocolate?

Resposta: Sim, é possível congelar um cheesecake de chocolate. Para fazê-lo, envolva bem o cheesecake em filme plástico ou coloque-o em um recipiente hermético e leve ao freezer. Ao descongelar, deixe o cheesecake na geladeira durante algumas horas antes de servir.

Como posso decorar um cheesecake de chocolate?

Resposta: Existem várias maneiras de decorar um cheesecake de chocolate. Você pode usar raspas de chocolate, chantilly, calda de chocolate, frutas frescas ou até mesmo polvilhar cacau em pó por cima. A decoração depende da sua criatividade e preferências pessoais.

cheesecake de chocolate

Chegamos ao final da nossa receita especial para as sobremesas de fim de ano, e tenho certeza de que você vai adorar o resultado! Com uma combinação perfeita entre a suavidade do cream cheese e a intensidade do chocolate, essa sobremesa promete encantar todos os paladares à mesa. O aroma irresistível e o sabor equilibrado vão deixar sua família e amigos encantados. Agora é a sua vez de experimentar essa delícia e compartilhar comigo o que achou! Deixe seu comentário abaixo e me conte como foi a experiência de preparar e saborear essa maravilha. Desejo a você um Natal repleto de amor, um Ano Novo repleto de alegria e, é claro, muito sabor com a Cheesecake de Chocolate!

Emy Marcelino

Olá! Eu sou a Emy, uma apaixonada por boa comida e por escrever! Venho de uma família onde cozinhar é um dom herdado há gerações. Quando não estou na cozinha experimentando receitas deliciosas e criando pratos para amigos ou familiares, estou escrevendo. Acredito que a comida é uma forma poderosa de conexão, e minha missão é compartilhar receitas, dicas e histórias culinárias que inspirem e unam as pessoas ♥

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…