Você conhece todos os benefícios do café para a saúde? Café para dar ânimo, para acordar e para dar energia. E, claro, para simplesmente saborear. No entanto, além de ser saboroso, ele possui outras vantagens.
O consumo diário da bebida traz ótimos efeitos para o corpo. Infelizmente, na maioria das vezes eles não são mencionados. Pensando nisso, hoje eu trouxe 7 benefícios do café. Portanto, amantes da iguaria, bebam sem medo!
Benefícios do café #1: Evita o câncer
Consumir café pode reduzir os riscos de desenvolvimento de câncer em várias regiões do corpo.
Isso porque a bebida é rica em antioxidantes e minerais. Desse modo, evita a degradação e a alteração das células, prevenindo o surgimento de mutações. Ou seja, do câncer.
#2 Café para desestressar
Há indícios fortes de que a cafeína auxilia no alívio do estresse. Essa descoberta veio a partir de uma pesquisa do Instituto de Farmácia, que faz parte da Universidade de Bonn, na Alemanha.
Em testes em camundongos, o café foi capaz de interromper um mecanismo do cérebro responsável por essas manifestações. Desse modo, os sintomas desaparecem totalmente.
#3 Café para uma pele mais jovem
Graças às suas propriedades antioxidantes, o café atrasa o processo de envelhecimento da pele. Aliás, os extratos do grão verde são os mais utilizados na produção de cremes antirrugas.
Benefícios do café #4: Estimula a digestão
Apesar de a xícara de café pós-almoço ser uma tradição brasileira, poucos sabem o benefício que o hábito traz.
O hábito de consumir a bebida após uma refeição tem outra função. Não é apenas para dar energia para voltar ao trabalho.
Por ser estimulante, a cafeína impulsiona o funcionamento do organismo. Desse modo, há um aumento no movimento gastrointestinal. Isso, por consequência, facilita a digestão.
#5 Café emagrece sim!
O café é um grande responsável por fornecer mais energia para a prática de exercícios físicos, já sabemos. Mas, além desse estímulo extra, a bebida ajuda na liberação de ácidos graxos estocados no corpo. Ou seja, auxilia na queima de gordura.
#6 Café reduz o aparecimento de problemas respiratórios
Segundo estudos da área, a cafeína reduz os riscos de desenvolvimento de problemas respiratórios.
Isso porque ela tem efeito broncodilatador, que relaxa e libera as vias aéreas. Além disso, o café diminui a fadiga dos músculos respiratórios.
E tem mais! A bebida melhora modestamente a função pulmonar em até 2h após seu consumo. Ou seja, o consumo moderado a longo prazo previne o aparecimento da asma.
Benefícios do café #7: Diminui os riscos de doenças neurodegenerativas
O consumo da bebida também tem se mostrado eficiente na redução de outras doenças, as neurodegenerativas, como Doença de Parkinson (DP) e Alzheimer.
Isso se deve a uma substância presente em sua composição. No entanto, ela ainda não foi identificada pelos estudos realizados.
Porém, pesquisas demonstraram que o consumo de cafeína aumentou os níveis de um fator do sangue chamado GCSF; por sua vez, responsável por evitar o progresso de condições.
Além disso, outros estudos indicaram outros benefícios. A bebida também reduz a produção no cérebro de uma proteína anormal chamada beta-amiloide. Essa proteína seria responsável por causar o Alzheimer. Portanto o café é um forte candidato para auxiliar no combate à doença.
Por fim, quer dar uma variada no seu dia a dia? Confira, abaixo, uma receita especial e se delicie com a bebida de um jeito diferente.
Ingredientes
- 50 ml de café expresso
- 1 colher de sopa de açúcar
- 150 ml de leite
- ½ colher de chá de essência de baunilha
- Bastante gelo
Instruções
- Em um copo alto, adicione o açúcar ou o adoçante, o leite, a essência de baunilha e misture bem.
- Adicione bastante gelo e, com muito cuidado, adicione o café.
- Misture com cuidado novamente e está pronto para servir!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.