a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Entradas para o Natal: patê de queijo com salsinha

4.50 from 2 votes
patê de queijo com salsinha

Esses dias, ao pesquisar o cardápio natalino, decidi também procurar alguma entrada simples. Encontrei diversas opções, mas resolvi apostar em uma que achei prática e linda na apresentação. Optei por um patê de queijo com salsinha delicioso. E você sabe a história do patê? Adorei conhecer e compartilho com você aqui.

A origem dessa pastinha de textura salgada e cremosa que pode levar diferentes temperos não é um consenso entre os historiadores. Acredita-se que as primeiras receitas de patê tenham sido feitas no antigo Egito com carne de pato. Já o patê que conhecemos hoje em dia se originou na França, por volta de 1780, pelas mãos do cozinheiro Jean Pierre Clausea. Ele fez o prato atendendo a um pedido do Marquês Contades, que receberia convidados importantes em sua corte, criando, assim, o patê de foie gras, fígado de ganso. Decidiu servir junto a um pão.

Com o passar dos anos, alguns ingredientes foram substituídos, outros foram criados. Desenvolvemos outras texturas e sabores, e o patê ganhou as diversas formas que conhecemos hoje em dia. O que não mudou foi o pãozinho, que agora também pode ser na forma de torradinhas.

patê de queijo com salsinha

Patê de queijo com salsinha

4.50 from 2 votes
Course Acompanhamento

Ingredientes
  

  • 2 maços de salsinha
  • Sal a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Queijo minas cremoso
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho

Instruções
 

  • Pique muito bem a salsinha.
  • Tempere a salsinha com sal e pimenta calabresa a gosto.
  • Utilize a salsinha para cobrir o queijo minas, como se fosse fazer uma cobertura de bolo.
  • Pegue os dois dentes de alho e os deixe bem picados.
  • Leve o alho ao fogão e utilize 3 colheres de sopa de azeite para dourar.
  • Quando estiver bem douradinho, coloque por cima do patê.
  • Deixe na geladeira de um dia para o outro.
  • Retire da geladeira 30 minutos antes de servir as visitas.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Patê de queijo com salsinha para matar aquela fominha

Sabemos como é ruim ficar com fome e esperar pela ceia. Então, decidi fazer uma entrada especial para o Natal deste ano: um patê caseiro para dar uma “enganada” nos convidados.

Tive então tive a ideia de ir para um ingrediente que todos amam, o queijo! Entretanto, como é Natal, não faria apenas um patê comum. Os convidados são pessoas queridas que merecem todo cuidado e capricho possíveis.

Aí cheguei a um patê de queijo com salsinha temperada. Ele tem uma apresentação incrível. É bonito, tem um cheirinho irresistível e um gosto fenomenal. Ao colocar com um pão ou uma torradinha, ele escorre pela boca de tão cremoso.

patê de queijo com salsinha

Vou dar algumas dicas de como servir o patê para seus convidados. Uma boa ideia é servir o patê de queijo com salsinha temperada em uma bandeja com algumas torradas ao redor. Capriche, também, no enfeite. Afinal, a receita por si só já fica muito bonita, então deixe a imaginação fluir e decore de maneira elegante e natalina.

Se à sua festa forem muitos convidados, o jeito ideal de assegurar que todos vão poder experimentar o delicioso patê é servir em pequenas porções em mantegueiras individuais e espalhá-las pelo salão. Assim, ninguém precisará se mover muito para beliscar a entrada.

Agora que você já sabe a história do patê e a melhor maneira de servir em sua celebração, vamos colocar a mão na massa, ou melhor dizendo, na pasta!

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

4 respostas

  1. 5 stars
    Acabei de preparar, mas ao invés de apenas decorar como você fez, eu misturei bem e adicionei um tiquinho de parmesão (conhecendo meu esposinho). Se todos, e em especial ele, gostarem, eu volto aqui e te conto. ; )

  2. 4 stars
    Sim, mas esse queijo Minas cremoso é o tipo frescal? Ou o potinho de creme de queijo Minas? Ficou a dúvida. Podem esclarecer por favor?
    Obrigada
    Rosa Maria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Sempre que a coisa é simples como esta receita de salada Caprese no potinho, perfeitas para festas, eu me questiono se posto aqui no blog ou só falo rapidinho lá…