Como nem só de peru, salpicão, farofa e sobremesa vivem as festas de final de ano, a receita de hoje é uma salada especial com frango e abacaxi. Super leve, fresquinha e muito, muito deliciosa mesmo.
Primeiramente, a salada é um dos pratos mais versáteis de toda a culinária, concordam? É perfeita como prato principal, entrada e acompanhamento. Ou seja, vai bem no almoço, no jantar e até mesmo como um lanchinho da tarde. Por que, não, né?
Além disso, tem ainda a questão de ser super saudável, uma aliada maravilhosa da dieta e da alimentação balanceada no dia a dia. Por exemplo, aqui em casa tem salada todo dia. Eu amo muito comer uma saladinha antes das refeições, já que ela ajuda a controlar um pouquinho do apetite. O sabor delicioso, então, nem se fala.
Ingredientes
- 1 peito de frango cortado em cubos
- 1 lata de milho verde escorrido
- 100 g de uvas passas brancas sem caroço
- 1 lata de abacaxi em calda picado e escorrido
- 1 pote de iogurte natural
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Azeite a gosto
Instruções
- Em uma frigideira, despeje um fio de azeite e coloque o frango para fritar.
- Tempere com sal, pimenta e refogue até que esteja bem douradinho.
- Reserve.
- Em uma tigela, coloque o abacaxi, o milho, o frango refogado, as uvas passas e o pote de iogurte.
- Mexa bem até incorporar todos os ingredientes.
- Experimente e, se julgar necessário, tempere com mais um pouco de sal, pimenta e azeite.
- Deixe na geladeira até a hora de servir.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Você sabe qual é a origem da palavra salada?
Tudo começou com o termo latim herba salata, que era utilizado pelos povos romanos para denominar a forma de comer vegetais cru, temperados com água e sal.
E o curioso é que, por conta dessa origem etimológica, a palavra tem a pronúncia e escrita bem parecidas em várias partes do mundo.
Em francês é salade; em inglês, salad; espanhol, ensalada; alemão, salat; italiano, insalata (e assim por diante).
E aqui no Brasil? Desde quando existe salada?
Quando o Brasil foi descoberto, se tornando o Brasil colônia, nossos Ãndios não davam muito valor para a salada. Comer folhas era como uma espécie de brincadeira, afinal não tinha sustança, era leve e principalmente sem muito sabor.
O gosto pelas folhas vem dos nossos ancestrais portugueses. Desde aquela época eles já comiam vegetais cozidos que acompanhavam as carnes. Essa história é contada no primeiro livro brasileiro de culinária, que foi assinado por RCM e que até hoje, ninguém sabe de quem se trata.
Não demorou muito para a salada cair no gosto de todo mundo. Em um paÃs com o clima tropical como o do Brasil, onde faz muito calor a maior parte do tempo, uma salada sempre é uma boa pedida. E assim seguimos até hoje, pois poucos pratos combinam tanto com os dias mais quentes quanto uma bela mistura de vegetais, não é mesmo?
Salada especial com frango e abacaxi
A textura, o frescor, a leveza, os ingredientes simples, a mistura de sabores… Tudo isso faz com que esse prato seja presença obrigatória naqueles dias de altas temperaturas.
E, no fim do ano, não tinha como ser diferente, né? Ao contrário da América do Norte, aqui o calor é umas das principais atrações das festas natalinas. Por isso, uma saladinha não pode ficar de fora, ainda mais se tiver um preparo especial.
Enfim, espero que vocês gostem! Vamos ao passo a passo? Aproveitem 😉
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.