Vocês votaram na enquete que fiz lá no Instagram e, como o prato vencedor foi o tradicional, sem frutas, a receita de hoje é de salpicão para o Natal com milho, cenoura e bacon, especial de família e que tem muito significado.
Essa definitivamente é aquela época do ano que faz com que a gente sinta os melhores sentimentos, não é mesmo? E poucas coisas nessa vida nos fazem ter tantas lembranças boas como comida. O pão da vovó, o bolo da mãe, o churrasco do tio, o pavê da tia e por aí vai.
Não sei se é porque tivemos e ainda estamos tendo um ano muito difícil, mas, por aqui, estamos muito mais sentimentais e sensíveis com a proximidade do Natal. Acho que a distância obrigatória das pessoas que amamos tem nos deixado assim.
Será a primeira vez em muitos e muitos anos que não teremos a família reunida por completo na casa da vó. Sendo assim, eu confesso que ainda nem sabemos direito como será. De todo modo, o Natal sempre foi uma data muito especial para mim. Isso porque somos uma família grande, bastante animada. Então, esse dia é sempre de muito amor, muitas risadas e de muitas piadinhas sem graça, como acontece sempre e nas melhores famílias.
Afinal, quem não tem aquela tia que sempre pergunta para a sobrinha mais nova como estão os namoradinhos, ou aquele tio que solta aquela solta clássica de todo ano: é pavê ou “pacomê”? hahahaha. Se não tiver isso, não dá nem pra chamarmos de Natal.
O amigo secreto, então, é sempre um momento à parte, de muita descontração.
Salpicão para o Natal: frutas ou não?
Um assunto que é sempre motivo de uma boa discórdia saudável nos preparativos natalinos é se pode ou não ter frutas no salpicão de Natal. Eu, particularmente prefiro sem, mas minha mãe e minha avó não abrem mão de algumas uvas passas e de uns pedacinhos de abacaxi e maçã no preparo.
Como a gente resolve essa questão?
Tendo sempre à mesa as duas versões! Uma fica sob responsabilidade da minha mãe e a outra, salgada, fica com a minha tia. Aliás, é exatamente essa receita que ela dividiu comigo que vou compartilhar com vocês.
Um dos segredos para que o salpicão de Natal fique perfeito é o tempero do frango. Hoje em dia, você já consegue comprar o frango desfiado e prontinho pra usar em qualquer mercado e está tudo bem, com certeza também ficará muito gostoso.
Nós, particularmente, preferimos cozinhar o peito ainda com os ossos, na panela de pressão, com muito tempero. Faz parte do ritual, não adianta.
O processo é basicamente colocar o peito na panela, cobrir com água e colocar cebola, alho, orégano, um pouquinho de açafrão, sal, cheiro verde e um pouquinho de tudo quanto é tipo de tempero que tiver na despensa, mas só uma pitadinha de cada coisa.
Depois de pegar pressão, contamos uns 40 minutos, tiramos o frango, deixamos esfriar e só depois tiramos a pele, os ossos e o desfiamos. O gostinho é incomparável e dá um sabor incrível para a receita.
Ah, o caldo você pode guardar também, viu? Dá pra congelar e usar na preparo de sopas e risotos. Nada de desperdícios por aqui.
Vamos lá?
Bom, sem mais delongas, vamos aos ingredientes e para o preparo da receita vencedora! É com muito carinho que compartilho esse passo a passo com vocês. Espero que gostem e que deixe o Natal de vocês ainda mais especial. Não se esquece de me contar o resultado depois, ok?
Ingredientes
- 500 g de peito de frango temperado, cozido e desfiado
- 2 cenouras raladas
- 1 lata de milho
- 200 g de bacon picado e frito
- 1 pote de maionese (500g)
- Cheiro verde a gosto
- 1 pacote de batata palha
Instruções
- Em um recipiente grande, coloque o peito de frango, a cenoura, o milho, o bacon, o cheiro verde e misture.
- Acrescente a maionese e mexa bem até incorporar todos os ingredientes.
- Transfira para um refratário, leve à geladeira por pelo menos 2 horas e, na hora de servir, cubra com a batata palha.
- Está pronto!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta