Por que nosso metabolismo diminui com a idade?

metabolismo

Hoje você vai entender por que o metabolismo fica mais lento conforme a pessoa envelhece. Além disso, descobrir como reverter isso com um checklist exclusivo que preparei pra você.

diminuição do metabolismo

Em primeiro lugar, isso ocorre pois a partir dos 30 anos, a diminuição da musculatura e um maior acúmulo de gordura pode acontecer. Mas nem tudo está perdido. Afinal, estratégias e mudanças na alimentação podem te ajudar a reverter esse quadro.

Aliás, entre 40 e 60 anos as pessoas perdem cerca de 200 gramas de músculo e ganham 600 gramas de gordura por ano. Nesse sentido, o declínio do metabolismo é consequência da mudança constante da composição corporal.

Então, qual é o segredo de não se perder massa muscular com a idade e manter o metabolismo bom em qualquer idade?

Confira o checklist a seguir para manutenção e ganho de massa muscular:

Exercícios

Em primeiro lugar, priorize exercícios de força a partir dos 30 anos.

Genética

Por sua vez, há diferença se a pessoa vai conseguir ganhar muita massa muscular ou pouca.

Alimentação

Ademais, é preciso fornecer quantia suficiente de aminoácidos presentes nas proteínas através da alimentação.

Consumo de carboidratos

Estimular de um jeito estratégico o hormônio insulina ajuda no ganho de massa muscular.

Digestão

Em resumo, a digestão e absorção precisam estar boas para garantir que os aminoácidos e nutrientes cheguem até o músculo. Uso de remédios e omeoprazol pode prejudicar isso. Por isso é preciso de cuidar dessa parte com o uso de lactobacilos vivos, hidratação, fibras e alimentação natural.

Vitamina D

Por sua vez, pouca vitamina D pode facilitar o acúmulo de gordura nos músculos. Logo, fazer exame, suplementar, se necessário, e expor a pele ao sol todo dia de 20 a 30 minutos é essencial.

Vitamina C

Consumir cítricos como água com limão ou laranja de sobremesa, evita perder massa muscular.

Ômega 3

Comer fontes como peixes de água profunda, semente de linhaça ou suplementos auxilia na queima de gordura!

alimentos que ajudam seu metabolismo a funcionar melhor, proteína

Proteína

O momento adequado para a ingestão da proteína é algo que garante o ganho de massa muscular. Por isso, incluir em todas as refeições, inclusive nos lanches. Recomendação de proteína: Ingestão de 2,0 g/kg de peso/dia.

Água

É importante consumir líquidos ao longo do dia. Os músculos também contêm água em sua composição. Portanto, manter o organismo hidratado é uma das formas de preservá-los.

Confira este vídeo com dicas de como montar um cardápio para emagrecer:

Exercícios e Ganho de Massa Muscular

Cuide com a alimentação do dia como um todo, e não só o pós-treino. Se você acerta no pós-treino, mas não come direito no restante do dia, isso vai interferir na manutenção ou no ganho de massa muscular. A alimentação deve conter proteínas, carboidratos, gorduras boas, nutrientes e fibras ao longo do dia.

Hormônios (Insulina, Testosterona, GH e IGF):

Uma opção é modular hormônios por meio da alimentação, com as combinações corretas e estratégias que aumentam eles. Além disso, não consumir carboidratos de alto índice glicêmico à noite, não consumir doce ou pão sozinhos. Outras dicas que se aplicam é não dormir muito tarde, não ficar no celular antes de dormir, etc.

Associação com Patologias:

Doenças requerem um gasto de energia muito grande pelo organismo e pode atacar a principal fonte consumidora das reservas de energia: os músculos.

Repouso

Noites mal dormidas impedem que as células musculares se regenerem de forma correta. Além disso, é importante o adequado repouso entre os grupos musculares com os exercícios e periodização pelo profissional de educação física.

Estresse

Em situação de tensão ou nervosismo, o corpo produz o hormônio cortisol. Nesse sentido, ele ataca a principal fonte consumidora das reservas de energia, os músculos.

Anticoncepcional

Isso acontece porque esses remédios reduzem a produção de hormônios anabólicos (como o estrógeno e a testosterona) pelo organismo, o que pode prejudicar os resultados. Estes são responsáveis pelo ganho de massa muscular.

Alcoolismo

Favorece a perda de massa muscular e queda do funcionamento do seu metabolismo.

Remédios

Por fim, o uso crônico de corticoides e remédios à base de hormônio pode conspirar em favor da fraqueza da musculatura.

Por Vivianne Benini – Nutricionista Clínica Funcional e Esportiva

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