Bolo Formigueiro (Bolo de coco com granulado de chocolate)

bolo formigueiro com coco e granulado

Receita de bolo formigueiro (bolo de coco com chocolate granulado meio amargo)

Este bolo formigueiro veio para me mostrar que a vida anda correndo demais. Nesse sentido, tudo tem tanta urgência. Aliás, eu detesto obedecer a isso!

Me vi nos últimos tempos fazendo preparações na cozinha que quase não exigiam de mim. Ou seja, pratos de 30 minutos, bolos de liquidificador e isso tira muito da gente.

Isso porque, amo e tenho prazer em cozinhar.  Inclusive, o prazer começa desde separar os ingredientes, dedicar um tempo aquela preparação, ver ela dar certo e saborear com aquele gostinho de “eu que fiz”!

Este bolo remete infância, o granulado formigando por todo o bolo, o sabor do chocolate com o coco, bolo formigueiro tenho certeza que está em muitos cadernos de receita dos anos 90! 

O granulado que utilizei é o Brasil Cacau Fino da Harald Unique, ele tem um sabor intenso e combinou perfeitamente com o docinho do bolo.

Bolo formigueiro: segredos

O segredo do sabor final de qualquer preparação vem da qualidade dos ingredientes. Eu prefiro desembolsar um pouquinho mais em alguns ingredientes e ter um resultado incrível!

Este não é um bolo de liquidificador, mas prometo que não é nada muito elaborado que vai te fazer sujar uma pilha de louças enorme. A massa fofinha e amanteigada vai compensar tirar a batedeira do armário, acredite!

Ligue um som legal, pegue o fouet de microfone e de seu show na cozinha!

Aliás, eu amo bolo quentinho acompanhado de uma xícara de café, este casou perfeitamente. Fizemos em 2 formas menores, uma eu e Quim devoramos na hora que saiu do forno, a outra dividimos depois com o Felipe e claro, usamos para fazer as fotos que compõe o post!

Por fim, vem conferir essas outras receitas deliciosas com coco:

 

Bolo Formigueiro

Bolo de coco com confeitos de chocolate e pedacinhos de coco, muito fofinho e amantegado
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr
Course Café
Quantidade 1 bolo médio

Ingredientes
  

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar
  • 4 ovos gemas e claras separadas, claras batidas em ponto de neve,
  • 100 gr de manteiga em temperatura ambiente retire da geladeira pelo menos 1/2 hora antes de usar,
  • 100 gr de coco ralado seco sem açúcar se você tiver facilidade de encontrar coco fresco troque e deixe seu bolo com um frescor incrível,
  • 300 ml de leite de coco
  • 100 gr de chocolate granulado
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó

Instruções
 

  • Aqueça o forno em 200°C, unte e enfarinhe uma forma com furo no centro de 20 X 8 cm ou qualquer outra que tenha capacidade para 1200 ml,
  • Bata as gemas com a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar até obter um creme liso e claro.
  • Adicione o leite de coco e o coco e misture muito bem até ficar homogêneo,
  • Com a batedeira em uma velocidade mais baixa ou com um fouet adicione aos poucos a farinha e o fermento e mexa somente até incorporar a farinha na massa, adicione o granulado e envolva a massa tentando distribuir as "formiguinhas"por igual na massa,
  • Por ultimo adicione as claras batidas em neve, envolvendo a massa com bastante cuidado, mexa com um fouet de baixo para cima com bastante delicadeza para não perder a leveza das claras.
  • Coloque a massa na assadeira, leve ao forno e abaixe para 180°C por aproximadamente 50 minutos.
  • Desenforme quando estiver frio ou morninho, se quiser cubra com brigadeiro ou uma mistura de doce de leite com chocolate meio amargo derretido, eu prefiro assim, sem nada tapando a beleza das formiguinhas de chocolate!

Notas

lembrando que a forma com furo no centro tem um tempo menor de forno que as que não possuem esta parte interna,
lembre de sempre fazer o teste do palito para verificar se o centro do seu bolo já assou antes de tirar ele definitivamente do forno, a forma influencia e a temperatura do seu forno também!
Cada forno reage de uma forma, antes de tirar ou abrir a porta observe se a massa está dourada, utilize um palito e fure sempre o centro do bolo que é a parte que mais demora a secar,
Não desenforme quente, a massa amanteigada tende quebrar se for tirada a força da forma quando quente.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Bolo de laranja com gotas de chocolate | A casa encantada
  2. Pingback: Bolo sem farinha de chocolate e coco | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…