Queridinho do Brasil, principalmente na época do ano de friozinho e de festas juninas, não consigo tirar da cabeça o curau de milho. É uma delícia tão específica que, só de pensar nela, me vem água na boca.
Chamado no Nordeste de canjica nordestina, o curau tem o toque pessoal de quem faz. Ou seja, com canela, sem canela, cremoso ou durinho, frio ou quentinho, tanto faz. Afinal, cada um faz com que seu curau tenha identidade e, na maioria das vezes, este prato junino te teletransporta para algum momento da sua vida. Comfort food, é assim que funcionam estes pratos afetivos!
Teve uma ocasião em que fui com meu pai e minha mãe a uma dessas festas de quartel. Em meio a delícias de amendoim e tantos outros doces fenomenais, queríamos algo que desse a sensação de jantar, mas que não nos deixasse “empanturrados”. O curau de milho, vendido em umas das barraquinhas, foi a aposta mais acertada.
Sendo assim, por que não reproduzir essa ideia dentro da nossa própria casa? Dito e feito. É possível sim.
Ingredientes
- 10 espigas de milho verde
- 1 litro de leite
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- Canela em pó para polvilhar.
Instruções
- Corte as espigas para retirar os grãos de milho rente a espiga.
- No liquidificador bata os grãos de milho com o leite e peneire, faça isso em 2 ou 3 vezes para não transbordar e aproveitar o máximo do suco do milho, dispense o bagaço e coloque o liquido resultante em uma panela com o açúcar, leve ao fogo e mexa com uma espátula de silicone dando bastante atenção ao fundo e as laterais para não queimar.
- Assim que começar borbulhar abaixe o fogo e mexa por mais 5 ou 10 minutos até ter a consistência de um mingau fino (depois de esfriar ele fica um ponto mais durinho).
- Transfira para um recipiente de vidro ou potinhos individuais e polvilhe canela sobre à gosto.
- Sirva quentinho, morno ou frio.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Curau de milho fácil, fácil
Nada de pensar que, por ser um prato típico, é difícil de fazer e demorado. O maior esforço neste caso é debulhar as espigas de milho. Ou seja, perfeito para fazer uma verdadeira festa entre a família até no preparo. Ou vai dizer que as crianças dispensariam a oportunidade de fazer uma baguncinha?
Por fim, que incrível é fazer aquelas brincadeiras que só tem uma família que ama sabe. Aquela bronca de mentirinha porque estão comendo mais milho que separando para a receita é inesquecível e assunto para a vida inteira. Então, vamos lá?
Quer ver outras receitas de festa junina? Clique aqui!
Veja também estas receitas que separamos para você:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
4 respostas
Muito bom! Eu amo. Quando faço ainda aproveito o bagaço que ficou para fazer um bolo. Aproveitamento total!!!!