Curau de milho verde cremoso

receita de curau de milho verde cremoso

Queridinho do Brasil, principalmente na época do ano de friozinho e de festas juninas, não consigo tirar da cabeça o curau de milho. É uma delícia tão específica que, só de pensar nela, me vem água na boca.

Chamado no Nordeste de canjica nordestina, o curau tem o toque pessoal de quem faz. Ou seja, com canela, sem canela, cremoso ou durinho, frio ou quentinho, tanto faz. Afinal, cada um faz com que seu curau tenha identidade e, na maioria das vezes, este prato junino te teletransporta para algum momento da sua vida. Comfort food, é assim que funcionam estes pratos afetivos!

Teve uma ocasião em que fui com meu pai e minha mãe a uma dessas festas de quartel. Em meio a delícias de amendoim e tantos outros doces fenomenais, queríamos algo que desse a sensação de jantar, mas que não nos deixasse “empanturrados”. O curau de milho, vendido em umas das barraquinhas, foi a aposta mais acertada. 

Sendo assim, por que não reproduzir essa ideia dentro da nossa própria casa? Dito e feito. É possível sim.

Curau de milho fácil, fácil

Nada de pensar que, por ser um prato típico, é difícil de fazer e demorado. O maior esforço neste caso é debulhar as espigas de milho. Ou seja, perfeito para fazer uma verdadeira festa entre a família até no preparo. Ou vai dizer que as crianças dispensariam a oportunidade de fazer uma baguncinha?

Por fim, que incrível é fazer aquelas brincadeiras que só tem uma família que ama sabe. Aquela bronca de mentirinha porque estão comendo mais milho que separando para a receita é inesquecível e assunto para a vida inteira. Então, vamos lá?

 

receita de curau de milho cremoso super fácil

 

Quer ver outras receitas de festa junina? Clique aqui!

receita de curau de milho verde cremoso e fácil! Receita de 4 ingredientes!

Receita fácil de curau de milho
receita de curau de milho cremoso super fácil

Curau de milho verde cremoso

Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 30 mins
Tempo Total 50 mins
Course Sobremesa
Quantidade 5 pessoas

Ingredientes
  

  • 10 espigas de milho verde
  • 1 litro de leite
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • Canela em pó para polvilhar.

Instruções
 

  • Corte as espigas para retirar os grãos de milho rente a espiga.
  • No liquidificador bata os grãos de milho com o leite e peneire, faça isso em 2 ou 3 vezes para não transbordar e aproveitar o máximo do suco do milho, dispense o bagaço e coloque o liquido resultante em uma panela com o açúcar, leve ao fogo e mexa com uma espátula de silicone dando bastante atenção ao fundo e as laterais para não queimar.
  • Assim que começar borbulhar abaixe o fogo e mexa por mais 5 ou 10 minutos até ter a consistência de um mingau fino (depois de esfriar ele fica um ponto mais durinho).
  • Transfira para um recipiente de vidro ou potinhos individuais e polvilhe canela sobre à gosto.
  • Sirva quentinho, morno ou frio.

Notas

Se você como eu gosta do curau de milho verde bem quentinho e o seu esfriou, pode esquentar no microondas que fica quentinho e delicioso de novo!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Veja também estas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Bolo Queijadinha (Queijo e Coco) [VÍDEO] | A casa encantada
  2. Pingback: Bolo de Iogurte
  3. Pingback: Cocada de leite ninho de corte | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…