Pipoca doce caramelada com amendoim

5 from 1 vote
Pipoca doce caramelada com amendoim

Olha, me desculpem a sinceridade. Mas, para mim, quem não gosta de pipoca bom sujeito não é. Principalmente, se for pipoca doce caramelada com amendoim hahahaha. É que, sério gente, EU AMO! É uma das coisas que eu mais gosto de comer e não consigo entender como tem gente que não gosta.

Antes de dividir essa receita incrível com vocês, vou contar um pouco da história da pipoca. Além disso, de como e onde ela surgiu.

E vamos aos “causos” 

A verdad,e é que ninguém sabe exatamente quando a pipoca foi descoberta. Ou melhor, quando a primeira pessoa resolveu fritar milho pra ver no que dava, hehe. Entretanto, de acordo com os historiadores, tudo indica que ela surgiu na América há mais de mil anos. Acreditam?

Dizem que os primeiros europeus, quando chegaram ao continente americano, descreveram a pipoca como um salgado à base de milho muito utilizado pelos índios. Nesse sentido, era utilizado tanto como complemento alimentar quanto para enfeitar os cabelos.

Antigamente, quando o milho de pipoca começou a ser utilizado pelos índios, sabe-se que, inicialmente, a espiga era preparada inteira no fogo. Muito anos depois é que começaram a colocar somente os grãos sobre a brasa. De todo modo, o princípio para o preparo é o mesmo desde sempre. Ou seja, esquentar o grão até o milho explodir.

E isso acontece porque dentro do grão de milho de pipoca existe uma grande concentração de água. Quando submetida ao calor intenso, aumenta tanto de volume que explode, transformando aquela pequena sementinha na iguaria que é a pipoca (quando eu digo que sou a louca da pipoca, vocês não acreditam, né?).

Ah, é importante lembrar também que a pipoca é rica em proteína e sais minerais ideais para a nutrição, como cálcio e ferro. Além disso, quando preparada sem óleo e sem açúcar, é de baixíssima caloria e super amiga da dieta. Porém, esse não é o caso da receita de hoje. Dessa vez, vamos deixar a dieta de lado.

Na imagem, um pote com açúcar mascavo, marrom; um pote com milho de pipoca tradicional; e um copo com óleo; e um pote com pipoca doce, ingredientes utilizados na receita de pipoca doce caramelada com amendoim.

 

Adoçando a vida com pipoca caramelada com amendoim

Bom, a verdade é que a pipoca é um lanche maravilhoso. Nesse sentido, fácil de fazer e econômico. Ademais, e o melhor, muito gostoso! A receita de hoje é uma pipoca doce caramelada com amendoim para fugir da pipoca simples tradicional com sal! Ou seja, perfeita para um lanche da tarde. E, claro, para comer vendo um filme ou série.

Tenho certeza de que será um sucesso total e todo mundo na sua casa vai amar. O problema é que você vai ter que fazer sempre, nunca mais terá sossego, pelo menos aqui é assim. Mas a boa notícia é que você pode sempre revezar com essas outras opções incríveis de pipoca doce vermelha de pipoqueiro e pipoca doce de cinema.

Bom, chega de enrolação. Vamos aos ingredientes e ao passo a passo da pipoca doce caramelada com amendoim.

Confira  outras receitas DELICIOSAS para fazer em casa:

 

 

Pipoca caramelada com amendoim

As crianças adoram!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 10 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Tempo Total 25 mins
Course lanches
Cozinha brasileira
Quantidade 3 porções
Calories 95 kcal

Ingredientes
  

  • 1/4 xícara Milho para pipoca - 60 g
  • 1 colher de sopa Óleo vegetal - 15 ml
  • 3/4 xícara Açúcar mascavo peneirado - 100 g
  • 1/2 xícara Amendoim torrado e sem sal - 80 g

Instruções
 

  • Aqueça o óleo numa panela grande em fogo médio.
  • Coloque 3 grãos de pipoca na panela e tampe. Quando estourar, desligue o fogo e tire os grãos.
  • Adicione o restante do milho e mexa bem para envolver todos os grãos. Tampe a panela e conte 30 segundos.
  • Retorne a panela ao fogo médio, a pipoca deve começar a estourar em breve. Mantenha a tampa um pouco aberta para o vapor sair, assim a pipoca fica mais sequinha e crocante.
  • Quando o tempo de estouro entre um milho e outro diminuir, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma recipiente grande.
  • Na mesma panela coloque o açúcar mascavo e leve ao fogo médio. Mexa com frequência para não queimar até o açúcar derreter e virar caramelo.
  • Desligue o fogo e acrescente a pipoca e o amendoim. Misture bem rapidamente até envolver tudo.
  • Despeja a pipoca em uma superfície limpa e espere esfriar para ficar crocante.
  • Depois de esfriar quebre em pedaços menores, transfira para um pote e sirva.

Notas

*95 calorias a cada 25 gramas

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

8 respostas

    1. Oi Railana
      Você pode utilizar sim, nós escolhemos o açúcar mascavo por ser uma opção mais saudável e ter um sabor mais encorpado.
      Fique ligada no nosso blog para mais receitas deliciosas como essa 🙂
      Beijos

  1. Pingback: Milho verde cozido na Airfryer em 15 minutos | A casa encantada
  2. Pingback: Amendoim Doce (Cri Cri de Amendoim) | A casa encantada
  3. Pingback: Bolo de Fubá Vegano - Cremoso e Molhadinho | A casa encantada
  4. Pingback: PIPOCA DOCE (Melhor que a de cinema) | A casa encantada
  5. Pingback: 7 Mini Desafios Veganos Diários | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…