Alimentos congelados são seguros para o consumo?

alimentos congelados

alimentos congelados

Alimentos congelados foram, são e sempre serão uma ótima alternativa para se economizar em casa e também ter um bom estoque alimentar.

Para quem é dono de casa ou chefe de família, muitas vezes é importante reduzir um pouco as despesas com os alimentos, mas nem sempre sabemos como.

A nossa despensa é, sem dúvidas, a maior despesa que uma família tem, principalmente porque sem alimentação não somos nada. Mas organizar o freezer e manter alimentos congelados pode ajudar muito a se ter uma ideia do que estamos comendo.

Vou te mostrar algumas dicas aqui para te ajudar a reduzir o desperdício dos alimentos em casa e também para que você saiba como organizar da melhor forma o freezer para os alimentos congelados.

Como prevenir queimaduras nos alimentos congelados?

Dependendo da força do seu freezer é muito provável que os alimentos armazenados lá demorem muito tempo para ficarem ruins ou estragarem.

alimentos congelados

Claro que isso vai depender muito se a temperatura está adequada e se os alimentos são propícios para durar muito tempo.

No entanto, algo que nem sempre pensamos é que a qualidade dos alimentos pode sim ser afetada durante o período em que estiver dentro do freezer.

Alimentos congelados, por mais que estejam na melhor forma de conservação possível, ainda assim podem sofrer com o tempo e também com microrganismos.

As queimaduras em alimentos congelados podem ser recorrentes quando a temperatura do freezer não estiver adequada ou quando armazenamos alimentos que não devem estar no freezer.

Por isso lembre-se sempre de congelar alimentos com qualidade, isso quer dizer que você não pode esperar muitos dias para congelar e sim colocar no freezer imediatamente.

Tenha em mente também que alguns alimentos, como frutas e verduras, talvez precisem de alguns métodos de preparo como o branqueamento.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o método de branqueamento em quais verduras você pode aplicar aqui neste post.

Coloque também os alimentos, sempre que possível, muito bem embalados e armazene os em potes herméticos ou sacos próprios para o congelador.

Uma dica aqui é que você procure retirar o máximo de ar possível de dentro do saquinho para que bactérias não sejam cultivadas ali dentro.

Qual é o melhor tempo para se congelar alimentos?

Os alimentos congelados precisam estar armazenados a pelo menos zero grau, ou estarem em temperatura negativa (abaixo de zero).

Geralmente, quando compramos um alimento que deve ser congelado, podemos encontrar na embalagem a temperatura ideal para a conservação deste alimento.

alimentos congelados

Por isso não podemos dizer que existe um tempo ideal para se congelar, mas é importante conhecer a validade que alguns alimentos possuem dentro do freezer.

Separei aqui para você alguns grupos de alimentos que podem ser importantes no momento em que for congelar:

  • Pão e massas: cerca de um mês
  • Carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon): até 2 meses
  • Refeições prontas e carnes cruas: até 4 meses
  • Peixes e outros frutos do mar: até 6 meses
  • Aves: até 9 meses
  • Frutas e legumes: até um ano

Estes são parâmetros gerais para os alimentos, na dúvida sempre busque a data de validade de cada alimento em específico.

Você pode encontrar algumas orientações para congelar também em nosso Manual de Congelamento aqui do blog.

Existe uma temperatura ideal?

Não é possível dizer que existe uma temperatura ideal para o congelamento dos alimentos, assim como falei anteriormente cada um possui uma temperatura ideal.

Porém, quando vamos congelar algum alimento é importante que ele seja congelado o mais rápido possívelTanto para não queimar o alimento como também para não nos preocuparmos com a sua qualidade.

Por isso, observe se o seu freezer possui a sessão de congelamento rápido, este seria o local mais adequado para congelar alimentos novos no freezer.

É importante que sempre olhemos os alimentos para ver o quão bons eles ainda estão. Por mais que estejam no freezer eles ainda vão se deteriorar com o tempo, por isso precisamos ficar de olho para cuidar de nossa saúde.

Mantenha o freezer organizado

Um freezer organizado é aquele que vai te ajudar a ser prático no dia a dia.

Algo que sempre falo aqui no blog é que devemos etiquetar absolutamente tudo que vai a geladeira quando sabemos que o alimento vai ficar por muito tempo lá.

Mantenha essas etiquetas sempre em um local visível e que seja de fácil acesso para qualquer um.

A organização do freezer também pode ser feita quando se agrupa alimentos semelhantes, como peixes, carnes, legumes é assim por diante.

Você pode utilizar organizadores de freezer para facilitar a sua vida.

Os alimentos que estão no freezer e que são retirados com muita frequência, como potes com ervas, sorvetes e frutas precisam estar um pouco mais à frente.

Lembre-se também de observar a data de validade dos alimentos para que você não se perca com os que estão para vencer, mas que estão escondidos no fundo do freezer.

Caiu a energia, o que fazer?

Entenda que durante uma queda de energia proteger os alimentos congelados é fundamental para que você não perca todo o trabalho.

Após uma queda de energia procure não abrir o freezer sem que aconteça a real necessidade de o fazer.

Caso a queda de energia dure por muito tempo você pode optar por comprar gelo e colocar no freezer, ou deixar o freezer fechado até que a energia volte.

Se você necessita de algum alimento que esteja lá dentro e que você use com constância, faça uma lista deles retires todos de uma única vez.

Aumentando a eficiência do freezer e diminuindo a energia

A eficiência do seu freezer está relacionada intimamente com a proteção dos alimentos que estão lá dentro.

Quando o freezer está cheio de gelo o ar não pode circular e a temperatura tende a variar muito, o que pode fazer mal aos alimentos.

Por isso procure sempre organizar os alimentos de forma que existam espaços dentro do freezer para que o ar circule naturalmente.

Lembre-se também, caso seu freezer precisa ser descongelado manualmente, desligar antes de limpar.

Verifique também se o controle de temperatura está adequado para a temperatura que está dentro do freezer.

Nem sempre percebemos, mas o freezer pode aumentar a sua potência de trabalho quando ele está muito cheio já que o ar irá circular com maior dificuldade.

Isso vai fazer com que o aparelho gaste mais energia do que esperávamos e a conta possa no surpreender.

Por isso, fique sempre de olho em seu freezer e se tudo está de acordo com o esperado. Organize bem as peças para que o ar circule e, crie o hábito de organizar bem o seu freezer.

 

Caso você esteja iniciando agora no mundo dos congelados, não deixe de acessar o nosso post com o Manual de Como Congelar Alimentos da Casa Encantada.

Não se esqueça também tem de compartilhar este post com outras pessoas e nós seguir em nossas redes sociais: Instagram, Pinterest e participar do grupo do Facebook.

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como congelar vegetais e manter os nutrientes? | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…