Alimentos congelados são seguros para o consumo?

alimentos congelados

alimentos congelados

Alimentos congelados foram, são e sempre serão uma ótima alternativa para se economizar em casa e também ter um bom estoque alimentar.

Para quem é dono de casa ou chefe de família, muitas vezes é importante reduzir um pouco as despesas com os alimentos, mas nem sempre sabemos como.

A nossa despensa é, sem dúvidas, a maior despesa que uma família tem, principalmente porque sem alimentação não somos nada. Mas organizar o freezer e manter alimentos congelados pode ajudar muito a se ter uma ideia do que estamos comendo.

Vou te mostrar algumas dicas aqui para te ajudar a reduzir o desperdício dos alimentos em casa e também para que você saiba como organizar da melhor forma o freezer para os alimentos congelados.

Como prevenir queimaduras nos alimentos congelados?

Dependendo da força do seu freezer é muito provável que os alimentos armazenados lá demorem muito tempo para ficarem ruins ou estragarem.

alimentos congelados

Claro que isso vai depender muito se a temperatura está adequada e se os alimentos são propícios para durar muito tempo.

No entanto, algo que nem sempre pensamos é que a qualidade dos alimentos pode sim ser afetada durante o período em que estiver dentro do freezer.

Alimentos congelados, por mais que estejam na melhor forma de conservação possível, ainda assim podem sofrer com o tempo e também com microrganismos.

As queimaduras em alimentos congelados podem ser recorrentes quando a temperatura do freezer não estiver adequada ou quando armazenamos alimentos que não devem estar no freezer.

Por isso lembre-se sempre de congelar alimentos com qualidade, isso quer dizer que você não pode esperar muitos dias para congelar e sim colocar no freezer imediatamente.

Tenha em mente também que alguns alimentos, como frutas e verduras, talvez precisem de alguns métodos de preparo como o branqueamento.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o método de branqueamento em quais verduras você pode aplicar aqui neste post.

Coloque também os alimentos, sempre que possível, muito bem embalados e armazene os em potes herméticos ou sacos próprios para o congelador.

Uma dica aqui é que você procure retirar o máximo de ar possível de dentro do saquinho para que bactérias não sejam cultivadas ali dentro.

Qual é o melhor tempo para se congelar alimentos?

Os alimentos congelados precisam estar armazenados a pelo menos zero grau, ou estarem em temperatura negativa (abaixo de zero).

Geralmente, quando compramos um alimento que deve ser congelado, podemos encontrar na embalagem a temperatura ideal para a conservação deste alimento.

alimentos congelados

Por isso não podemos dizer que existe um tempo ideal para se congelar, mas é importante conhecer a validade que alguns alimentos possuem dentro do freezer.

Separei aqui para você alguns grupos de alimentos que podem ser importantes no momento em que for congelar:

  • Pão e massas: cerca de um mês
  • Carnes processadas (salsicha, linguiça, bacon): até 2 meses
  • Refeições prontas e carnes cruas: até 4 meses
  • Peixes e outros frutos do mar: até 6 meses
  • Aves: até 9 meses
  • Frutas e legumes: até um ano

Estes são parâmetros gerais para os alimentos, na dúvida sempre busque a data de validade de cada alimento em específico.

Você pode encontrar algumas orientações para congelar também em nosso Manual de Congelamento aqui do blog.

Existe uma temperatura ideal?

Não é possível dizer que existe uma temperatura ideal para o congelamento dos alimentos, assim como falei anteriormente cada um possui uma temperatura ideal.

Porém, quando vamos congelar algum alimento é importante que ele seja congelado o mais rápido possívelTanto para não queimar o alimento como também para não nos preocuparmos com a sua qualidade.

Por isso, observe se o seu freezer possui a sessão de congelamento rápido, este seria o local mais adequado para congelar alimentos novos no freezer.

É importante que sempre olhemos os alimentos para ver o quão bons eles ainda estão. Por mais que estejam no freezer eles ainda vão se deteriorar com o tempo, por isso precisamos ficar de olho para cuidar de nossa saúde.

Mantenha o freezer organizado

Um freezer organizado é aquele que vai te ajudar a ser prático no dia a dia.

Algo que sempre falo aqui no blog é que devemos etiquetar absolutamente tudo que vai a geladeira quando sabemos que o alimento vai ficar por muito tempo lá.

Mantenha essas etiquetas sempre em um local visível e que seja de fácil acesso para qualquer um.

A organização do freezer também pode ser feita quando se agrupa alimentos semelhantes, como peixes, carnes, legumes é assim por diante.

Você pode utilizar organizadores de freezer para facilitar a sua vida.

Os alimentos que estão no freezer e que são retirados com muita frequência, como potes com ervas, sorvetes e frutas precisam estar um pouco mais à frente.

Lembre-se também de observar a data de validade dos alimentos para que você não se perca com os que estão para vencer, mas que estão escondidos no fundo do freezer.

Caiu a energia, o que fazer?

Entenda que durante uma queda de energia proteger os alimentos congelados é fundamental para que você não perca todo o trabalho.

Após uma queda de energia procure não abrir o freezer sem que aconteça a real necessidade de o fazer.

Caso a queda de energia dure por muito tempo você pode optar por comprar gelo e colocar no freezer, ou deixar o freezer fechado até que a energia volte.

Se você necessita de algum alimento que esteja lá dentro e que você use com constância, faça uma lista deles retires todos de uma única vez.

Aumentando a eficiência do freezer e diminuindo a energia

A eficiência do seu freezer está relacionada intimamente com a proteção dos alimentos que estão lá dentro.

Quando o freezer está cheio de gelo o ar não pode circular e a temperatura tende a variar muito, o que pode fazer mal aos alimentos.

Por isso procure sempre organizar os alimentos de forma que existam espaços dentro do freezer para que o ar circule naturalmente.

Lembre-se também, caso seu freezer precisa ser descongelado manualmente, desligar antes de limpar.

Verifique também se o controle de temperatura está adequado para a temperatura que está dentro do freezer.

Nem sempre percebemos, mas o freezer pode aumentar a sua potência de trabalho quando ele está muito cheio já que o ar irá circular com maior dificuldade.

Isso vai fazer com que o aparelho gaste mais energia do que esperávamos e a conta possa no surpreender.

Por isso, fique sempre de olho em seu freezer e se tudo está de acordo com o esperado. Organize bem as peças para que o ar circule e, crie o hábito de organizar bem o seu freezer.

 

Caso você esteja iniciando agora no mundo dos congelados, não deixe de acessar o nosso post com o Manual de Como Congelar Alimentos da Casa Encantada.

Não se esqueça também tem de compartilhar este post com outras pessoas e nós seguir em nossas redes sociais: Instagram, Pinterest e participar do grupo do Facebook.

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como congelar vegetais e manter os nutrientes? | A casa encantada
  2. Pingback: Receita de nhoque de trigo | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…