Congelar alho é uma das melhores maneiras de temperar seus alimentos com muita rapidez, principalmente se você não quer ter de descascar e triturar alho todas as vezes que precisar preparar alguma refeição que utilize esse tempero.
Nós usamos muito alho em nossa culinária. Cebola, pimenta do reino, alho e sal é o quarteto mais usado em diversas receitas e sempre deixa os pratos saborosos e bem temperados. Porém, é exaustivo descascar o alho, pica-lo em minúsculos cubinhos e, no final de tudo, ainda pode faltar ou sobrar um tanto. Congelar alho é uma ótima maneira de evitar que isso vire rotina.
Congelar alho em bandejas de cubos de gelo é uma opção para facilitar o seu uso, porém, remover os cubinhos de tempero pode ser uma tarefa complicada e por fim, acaba sendo muito difÃcil retirar o cheiro de alho do recipiente.
Como congelar porções individuais de alho
A seguir, conheça duas maneiras de congelar alho. Ambas são super práticas e ajudam muito no cotidiano.
Primeiro modo: Congelar alho em dentes inteiros
Uma maneira de congelar alho caso você goste de usar dentes inteiros é simplesmente descasca-los e armazenar o alho em um recipiente de vidro com tampa em seu congelador.
Você pode reciclar vidros de palmito, molho de tomate e outros alimentos em conserva.
Segundo modo: Congelar alho picado no azeite
Tempo necessário: 25 minutos.
Alho em cubinhos congelado
- Descascando os dentes de alho
Comece descascando o alho. Existem dicas que são muito úteis.
Agora, escolha seu óleo favorito. O óleo será usado para que o alho não congele em um grande bloco que será muito difÃcil de usar, pois não é possÃvel pegar com facilidade pequenas porções. Porém, é importante que você escolha um óleo mais neutro, assim o alho poderá ser usado em todas as receitas que você precisar. O azeite é perfeito pois é um dos óleos que se encaixa em diversas receitas. - Triturando os dentes de alho
Para facilitar ainda mais o processo de tempero dos alimentos, o ideal é congelar alho já picado. Para isso, você pode pegar os dentes de alho já descascados e coloca-los dentro de um processador de alimentos, que vai triturar rapidamente sem que você precise fazer muito esforço.
- Adicionando o azeite
Após triturar o alho, adicione, ainda no processador, adicione um pouco de óleo e ligue-o novamente, para que o alho e o óleo se misturem. Não coloque muito óleo, pois essa mistura pode virar uma pasta, e não é necessariamente isso que queremos.Â
- Preparando para ir ao freezer
Forre uma assadeira de metal ou vidro com plástico filme e deposite todo o alho triturado de maneira uniforme. Você pode usar uma espátula de plástico para deixar a superfÃcie bem lisa e reta.
Com uma faca pontuda, a própria espátula de plástico ou uma espátula para chapa, comece a fazer tiras, cortando na horizontal o alho espalhado. Em seguida, faça o mesmo processo na vertical, formando então quadradinhos de alho na forma. Tente não cortar cubinhos muito pequenos, pois eles podem se desfazer mais tarde no momento de utiliza-los.
Congelando o alho
- Cubra a assadeira com mais plástico filme e a leve ao congelador até os cubos ficarem sólidos. Geralmente, esse processo dura em torno de quatro horas.
- Depois desse tempo, retire do congelador a forma, separe os cubinhos de alho em grandes retângulos e guarde essas porções em saquinhos retornáveis de congelamento. Desse modo, sempre que precisar de um pouco de alho basta abrir o congelador, pegar o saquinho e utilizar a quantidade de cubinhos de alho que desejar.
- Por fim, marque com uma caneta em seu saquinho ou cole etiquetas que informem a data em que você preparou alho congelado. Desse modo, é mais fácil ficar de olho em sua data de validade.
O sabor e a textura do alho mudam?
Para que a textura e o sabor não mudem de acordo com o tempo, selecione alhos orgânicos e de boa qualidade durante as suas compras. Alho fresco é bem firme, não tem manchas e brotos verdes.
Além disso, recipientes herméticos também ajudam a manter o sabor fresco.
Qual a validade do alho no freezer?
Um dos benefÃcios de congelar alho é a sua data de validade. No freezer, o seu alho poderá durar por até 3 meses. Basta anotar a data em que você começou a congelar alho no recipiente que está o guardando e sempre conferir antes de usar para ter acesso a um alho bom para uso.
Como usar alho congelado
Para usar o seu alho congelado basta colocar um pouco de manteiga ou o óleo de sua preferência em uma panela e adicionar o alho em seguida. Geralmente, não é necessário descongela-los, o próprio calor da panela irá fazer o descongelamento e também irá deixar o alho frito. Além disso, o alho descongela rapidamente em temperatura ambiente. Porém, se necessário, coloque os bloquinhos de alho por 5 ou 10 segundos no micro-ondas.
O alho congelado pode ser usado do mesmo modo que você usaria o alho fresco. A textura poderá não ser exatamente a mesma, pois o alho congelado tem uma textura mais macia e mole em comparação com o alho fresco. Porém, isso não fará muita diferença caso você esteja usando alho apenas para o tempero, pois o sabor continua parecido.
Geralmente, receitas em que a textura do alho não é tão importante são perfeitas para usar alho congelado, como sopas, molhos, frituras e guisados. Uma incrÃvel dica de receita para usar seus cubinhos de alho congelado é fazer chuchu ao alho e óleo.
Você pode adicionar uma pitada de azeite, sal e pimenta em uma frigideira junto com seus bloquinhos de alho congelado para refogar vegetais.
Congelar alho pode te ajudar a preparar com mais rapidez sopas, molhos e marinadas. Para isso, é só cozinhar cebola, outros temperos e cubinhos de alho juntos.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
6 respostas
É possÃvel congelar as cebolas picadas usando o mesmo método da assadeira? Desde já, obrigada.
Sim! Você pode fazer a mesma coisa para deixar os cubinhos soltinhos!
De onde você tirou esta pérola???
“ajudam a reduzir o risco de butulismo, que é causado quando muito ar interage com o alho congelado.”
bOtulismo é causado por uma bactéria anaeróbia, ou seja que pode sobreviver em ambientes com pouco ou sem oxigênio. Este principalmente em alimentos manipulados com falta de higiene, enlatados e embutidos que não passaram por um processamento térmico adequado, vencidos ou armazenados de forma inadequadas.
Portanto, a informação passada está completamente equivocada. Deveria tomar mais cuidado de propagar informação sem conhecimento, ainda mais um informação tao seria como esta, pois a falta de informação correta sobre esta bactéria é que causam mortes.
Obrigado pelo cometário Mirella, acho que não soube me expressar.