Provavelmente em algum momento você deve ter comido batata frita congelada, mas sabia que você pode congelar batata em casa?
Pois bem, hoje te mostraremos várias formas de congelar batata, seja em forma de purê, para fritar ou assada, você escolhe!
E além disso, perceba que, a batata congelada em sua casa pode ser muito mais saudável do que a comprada, feita por você mesmo, sem gordura hidrogenada.
Isso porque você vai ter a absoluta certeza de que nenhum método com conservantes sintéticos foi introduzido.
A batata vai ficar escura?
Antes de mostrar os métodos, você pode ter se perguntado se a batata não fica escurecida durante seu congelamento.
E a resposta é que depende!
Depende da forma com que você vai congelar a sua batata.
Batata crua por exemplo, não congela bem, o resultado é uma textura farelenta e uma cor acinzentada.
Como também não é possível congelar batatas branqueadas para descongelar no vapor ou na frigideira, a textura final não é apetitosa.
Na hora de escolher a variedade da sua batata, opte pela asterix (aquela de casca rosada) que contém menos água e congela muito melhor que as outras variedades.
Além disso escolha um método que favoreça o congelamento. Batata asterix são perfeitas para um purê congelado ou batatas fritas.
Congelar batata assada
O procedimento da batata assada é bem simples.
No entanto, antes de tudo, você vai lavar a batata, e não precisa descascar, somente faça furos com o garfo na batata.
O corte da batata vai ficar a seu critério, opte por cortes longitudinais caso queira fornear com azeite depois ou inteira para rechear.
Para batatas inteiras ou cortadas pela metade, perfure toda a casca da batata com auxílio de um garfo, se estiverem inteiras, vista cada uma com papel alumínio e transfira para a assadeira, leve ao forno pré aquecido em 200°C por aproximadamente 1 hora, retire do forno e veja se está macia, caso esteja deixe esfriar para a próxima etapa.
Caso asse a batata cortada ao meio ou em fatias, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido 200°C por 40 minutos, retire a assadeira do forno, vire as batatas e caso ainda não estejam macias volte ao forno.
Pré-congelamento da batata assada
A batata pré-assada não precisa branquear, porque o calor do forno já fez todo o trabalho de torna-la macia. Agora basta transferi-las para uma assadeira que caiba em seu freezer e deixar pré congelar em aberto por pelo menos 1 hora.
Congelado batata assada
Quando elas estiverem congeladas na assadeira, basta que você as coloque em porções em recipientes específicos.
Lembre-se sempre de que se for colocar dentro de saquinhos, deve-se tirar o máximo de ar de dentro.
Você pode fazer isso com um canudo, ou com uma seladora à vácuo. Potes herméticos funcionam bem também.
Congelar purê de batata
Essa é uma das formas mais pedidas de como congelar batata, até porque o purê de batata é um dos alimentos mais feitos por sua praticidade e sabor.
Além de sua versatilidade, que pode ser usada como um purê mesmo, ou em outras receitas como neste pãozinho de batatas.
Para congelar um purê de batatas basta que você primeiramente faça um purê com algum teor de gordura, leite e manteiga são seus aliados nesta hora.
Para cada 1 kg de batata asterix cozida, utilize 1/2 xícara de leite integral e 1 colher de manteiga. Emulsione bem para distribuir a gordura da manteiga por todo o purê.
E então, deixe ele esfriar em temperatura ambiente.
Pré congelamento do purê
O purê não necessariamente vai precisar de um pré congelamento, Você pode congelar suas porções direto na marmita que for congelar para a semana. Ao fazer a montagem da marmita, lembre-se de incluir uma colher (de sobremesa) de manteiga sobre o purê para derreter e finalizar ao descongelar.
Caso queira pequenas porções individuais siga estes passos:
Faça pequenos “hamburgueres” de purê em uma assadeira forrada com papel manteiga.
Coloque no congelador até que congele e transfira-os para os saquinhos de congelamento, assim você evita um bloco de purê que precisará ser descongelado por inteiro.
Congelar batata para fritar
Nos supermercados sempre há uma seção cheia de sacos e pacotes de batatas congeladas prontas para fritar.
Além disso, se você gosta da batata frita, pode fazê-la em casa mesmo e se livrar de possíveis conservantes ou gordura trans que houverem.
Como congelar batata para fritar
Ingredientes
- 1 kilo de batata asterix cortada em palitos
- 2 litros de água
- 1 colher (de sopa) de sal
- 2 litros de água gelada com gelo
- 1 colher (de sopa) de azeite
Instruções
- Lave as batatas e se desejar descasque-as,
- Corte em palitos de 1-2 cm de espessura,
- Leve uma panela grande ao fogo com 2 litros de água e o sal, prepare também o banho maria invertido, adicione em um recipiente a água gelada com gelo e reserve.
- Assim que a água ferver, adicione metade da batata, conte 2 minutos e retire, colocando direto no banho maria invertido para frear o cozimento,
- Com os palitos de batata já frios, transfira para o escorredor de alimentos e repita as instruções acima com a outra parte da batata.
- Assim que escorrer todas as batatas, seque com um papel toalha para retirar qualquer excesso de umidade,
- Transfira para um recipiente seco e regue com o azeite, massageie os palitos até que todos estejam besuntados,
- Transfira para uma assadeira (forrada com papel manteiga ou tapete de silicone) que caiba em seu freezer, de forma que os palitos não se sobreponham, leve ao congelador por pelo menos 4 horas ( ou deixe durante a noite neste processo)
- Assim que estiverem congeladas, transfira para um saco zip ou recipiente hermético.
- Etiquete com a validade de 6 meses e a data de fabricação.
- Para descongelar, você pode levar a batata congelada direto para o óleo quente ou besuntar levemente com azeite e usar a função fritar batatas da sua airfryer.
Notas
Aliás, que tal fazer a batata frita na airfryer e deixar tudo mais gostoso?
Dicas finais
- O purê de batatas congelado duram cerca de 6 meses no congelador, a textura é melhor nos primeiros 3 meses.
- A batata assada dura menos, em torno de 3 a 4 meses e é ideal para se fazer recheada, pré aqueça o forno, enrole em papel alumínio, descongele enquanto assa um pouco mais, depois disso é só cavar, rechear e gratinar.
- Lembre-se sempre de secar o máximo que puder as batatas para que não sejam congeladas molhadas e não formem cristais de gelo.
- Perceba também que a batata congelada para fritar fica melhor que a batata frita feita com a raiz em natura.
- Outro ponto importante é que você coloque uma etiqueta seja nos saquinhos ou nos potes, com a data que você fez o congelamento das batatas para saber sua validade.
Por fim, achou que faltou algo? Então, diga nos comentários!
Espero ter ajudado! 🙂
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
5 respostas
Perfeito!!
Gostaria de saber porque a batata oxida quando tiro do congelamento. Eu fiz todo o processo, mas quando eu fui tirar do congelador ela estava escurecida.
Oi, Tania, tudo bem? É chato quando isso acontece, mas de vez em quando a gente não escapa. O importante é seguir o passo a passo pra aumentar as chances de sucesso. <3
Muito bom,ajudou demais.parabéns pela iniciativa.vida longa a este trabalho incrível.
Olá Priscila,
ficamos muito felizes de ler seu comentário.
Seja sempre bem-vinda ao nosso blog 🙂
Obrigada pelas orientações