Como congelar cogumelo da forma correta!

Como congelar cogumelos

Como Congelar Cogumelo

O primeiro passo para congelar cogumelo, é conseguir comprar cogumelos frescos no mercado. No entanto, sei que pode ser difícil e até mesmo um pouco caro, dependendo do tipo que você está procurando e da época do ano. Então, uma das alternativas para conseguir bons preços é comprar grandes porções e congelá-las.

 

Como congelar cogumelos
Photo by Christine Siracusa on Unsplash

Por onde começar? 

Para congelar cogumelos, primeiramente comece com a sua limpeza. A maioria das pessoas acabam acreditando que cogumelos absorvem muita água e preferem usar panos para limpa-los. Porém, não tenha medo de lavar seus cogumelos em água corrente.

Nesse sentido, você pode esfrega-los suavemente com as mãos e depois seca-los com um pano de prato. Fica a seu critério corta-los primeiro e depois lavá-los ou deixar o corte para depois da higienização.

Eu posso congelar cogumelo cru?

Sim! Existem cogumelos que ficam com melhores texturas ao serem congelados crus e outros que são bem mais saborosos quando cozidos antes do congelamento.

Cogumelos mais comuns encontrados em mercearias e supermercados, creminis e portobellos são tipos de cogumelos que podem ser congelados tanto cru quanto cozidos. Enquanto isso, recomendamos congelar cru cogumelos do tipo Maitake e Porcini.

Para congelar cogumelos crus, siga o passo a passo:

  • Separe os cogumelos mais frescos que você tem disponível e limpe-os em água corrente.
  • Em seguida, pique os cogumelos do tamanho que desejar em suas receitas.
  • Deposite-os em um prato grande. Eles podem se tocar, mas evite a sobreposição.
  • Congele por 2 horas.
  • Transfira em seguida os cogumelos congelados para recipientes próprios para o congelamento e coloque-os novamente no congelador. Assim, você vai evitar de ter um grande bloco de cogumelos congelados que não é nada prático.
como congelar cogumelos
Photo by Jenn Kosar on Unsplash

Eu posso congelar cogumelo branqueado? 

Essa é uma das melhores maneiras de preparar alguns tipos de cogumelo para o congelamento. Branquear cogumelos é uma tarefa muito simples.

Caso queira, para preservar a cor dos cogumelos, você pode mergulhá-los em água com limão antes de iniciar o cozimento. Basta adicionar uma colher de chá (5 mL) de suco de limão para cada 500 mL de água e deixar os cogumelos por 10 minutos.

Em uma panela, adicione uma quantidade de água suficiente para cobrir os cogumelos que tem disponível. 

Leve a panela com água ao forno e deixe a água começar a ferver. Enquanto isso, você pode opcionalmente picar seus cogumelos em cubos ou fatias do tamanho que desejar.

Quando a água já estiver fervendo, adicione os cogumelos a panela e deixe-os em torno de 1 a 2 minutos. Lembre-se de não os cozinhar totalmente. 

Separe um pote com água e alguns cubos de gelo. Retire os cogumelos da panela e coloque-os nesse local para que o cozimento seja interrompido imediatamente.

Por fim, escorra os cogumelos e congele em recipientes fechados, como vasilhas de plástico ou vidro.

Como congelar cogumelo cozido no vapor?

Congelar cogumelo cozido no vapor garante que o sabor e a textura dele fique ainda mais marcantes. Para fazer isso, é necessário que você tenha uma vapoeira, que é uma ótima aquisição para qualquer cozinha.

Primeiramente, lave os cogumelos e corte-os caso ache necessário. Corta-los irá fazer com que o tempo de cozimento seja menor, porém você pode manter os cogumelos inteiros.

Para preservar a cor, mergulhe em suco de limão e água, caso queira. A medida de água e suco é 500 mL de água para 5 mL suco de limão. Basta deixar os cogumelos mergulhados por 10 minutos.

Ferva água e a coloque na parte inferior de sua vapoeira. Acomode os cogumelos na cesta, cubra a vapoeira com sua tampa e deixe cozinhando no vapor. O tempo pode variar de acordo com o tamanho do cogumelo, porém gira em torno de 3 minutos ou menos.

Por fim, transfira os cogumelos para uma tigela de água fria para que o cozimento seja encerrado, espere alguns minutos e escorra bem.  Basta guarda-los em seguida em um pote fechado e colocá-lo no congelador.

Cogumelos congelados ficam perfeitos em sopas, risotos, strogonoff e também podem acompanhar incríveis molhos para as suas massas. Além disso, eles podem servir como base para receitas veganas, como almondegas.

como congelar cogumelos
Photo by Jenn Kosar on Unsplash

Quanto tempo o cogumelo congelado pode ficar no freezer?

Cogumelos congelados podem durar por até 12 meses em seu congelador caso opte por usar os métodos de branqueamento ou cozimento no vapor. Esse é um intervalo de tempo bem grande e irá te deixar despreocupado sobre a preparação de cogumelos por quase um ano!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…