Como Congelar Quinoa e Outros Grãos

5 from 1 vote
Como congelar quinoa

A quinoa é um dos grãos que vem sendo cada vez mais consumidos por quem procura uma vida mais saudável, e saber como congelar quinoa pode ser uma ferramenta.

Seja na dieta low carb, paleo ou protéica, a Quinoa é aliado pois é rica em fibras e de baixo carboidrato.

Congelar quinoa é uma forma prática de você economizar tempo e dinheiro na cozinha. A praticidade de ter um pacote de quinoa cozida na sexta feira a noite (me ajudando a não pedir um delivery) adicionando alguns legumes assados já me rende uma refeição.

Então, se você consome a quinoa e outros grão também é interessante que saiba como congelar esses grãos.

Se você não sabe como fazer uma quinoa macia e soltinha, deixarei no final deste post a forma que preparo a minha quinoa para a semana.

Os grãos de quinoa cozidos quando armazenados na geladeira tem a validade de aproximadamente 3 dias, caso faça uma quantidade maior, o ideal é congelar.

Faça um lote grande de quinoa, congele em porções individuais e agilize sua rotina.

1 xícara (de chá) de quinoa crua, rende 3 xícaras (de chá) de quinoa cozida.

Eu gosto de congelar 1 xícara (de chá) de quinoa por recipiente, isso garante pelo menos 2 refeições individuais aqui em casa quando utilizada como acompanhamento.

como congelar quinoa cozida

Como congelar quinoa

Para começar o congelamento você deve cozinhar a quinoa, deixarei logo abaixo a forma que costuma dar certo por aqui.

Como dissemos, é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Então você pode duplicar ou triplicar a quantidade sugerida e cozinhar uma grande quantidade de quinoa para congelar e utilizar depois.

Os grãos de quinoa tem validade de 3 meses no freezer e a textura e sabor final é muito próxima dos grãos cozidos na hora. Gosto de utilizar a quinoa congelada em pratos que serão aquecidos, junto a um refogado ou legumes salteados na manteiga, sopas e eventualmente saladas, para esta ultima preparação é só descongelar no microondas e deixar para temperar com um bom molho para saladas.

Lembre-se de esfriar os grãos

Você simplesmente pode cozinhar a quinoa e deixar ela esfriar a temperatura ambiente.

Uma boa dica para esfriar os grãos rapidamente é tirá-los da panela e espalhar em uma assadeira grande.

Desmanche possíveis blocos com a ajuda de um garfo, isso impedirá aqueles blocos de gelo indesejáveis.

Quando estiver em temperatura ambiente, adicione nos recipientes que vai congelar e faça um breve resfriamento, levando ao refrigerador antes de congelar. Isso evitará o choque térmico e a formação de cristais de gelo.

Separe as porções

Depois que elas esfriarem separe as porções que você deseja consumir quando for descongelar.

Pense bem no seu consumo nesse momento, e o quanto você consome regularmente.

1/2 xícara por pessoa em uma refeição é a quantidade base que utilizamos aqui em casa. Costumo congelar 1 xícara por recipiente, assim garanto almoço e jantar.

Armazene em recipientes próprios que possam ir tanto ao freezer quanto ao microondas. Dê preferência para recipientes herméticos. Saquinhos ziplock funcionam bem como também recipientes em vidro com tampa hermética, assim você poderá descongelar no microondas, forno ou na panela.

E depois disso, coloque etiquetas nos saquinhos ou vasilhas com a data do congelamento para você ter em mente a validade da sua preparação (lembre-se quinoa congelada por até 3 meses). Isso te ajuda na organização caso você congele um novo lote em outra data, você conseguirá facilmente distinguir a quinoa congelada com data mais próxima de vencimento.

Tire o MÁXIMO de ar

Sim, esse aviso é recorrente aqui e vamos falar sempre que possível sobre.

Quando for congelar nos saquinhos, retire o máximo de ar do saco e em seguida espalhe a quinoa em uma camada fina, facilitando o rápido congelamento e economizando espaço no freezer.

Se você tiver uma seladora é interessante utilizá-la sem medo para conservar ainda mais seus grãos.

Recipientes herméticos também funcionam super bem, o selamento hermético da tampa impede a troca de ar com o freezer evitando assim os cristais indesejados.

É importante que seus grãos estejam sequinhos para a não formação de cristais de gelo. Por isso antes de embalar distribua os grãos em uma assadeira para resfriamento completo antes de adicionar no recipiente que irá congelar para evitar que o vapor condense e retorne como cristal de gelo no alimento.

E na hora de descongelar?

Você pode descongelar a quinoa congelada como qualquer outro grão que está congelado em seu freezer.

Descongelando na panela

Isso é possível, leve a panela ao fogo baixo e mexendo sempre para evitar queimar, se preferir, faça um refogado de alho e cebola com azeite ou manteiga para deixar sua quinoa descongelada ainda mais saborosa. 

Descongelando no microondas

Leve o recipiente do freezer direto ao microondas, adicionando uma colher de água para o vapor ajudar o descongelamento. Utilize a potência média para isso e programe por 60 segundos. Retire do microondas, mexa a sua quinoa e, em seguida, volte por mais 30 segundos, repita se necessário.

Descongelando na geladeira

Não recomendo que você retire do freezer na noite anterior para que vá descongelando. Isso poderá resultar grãos empapados. Prefira descongelar na hora que vai utilizar.

Se você for utilizar a quinoa em algum prato quente como omeletes, sopas, caçarolas, descongele direto na preparação.

Qualquer grão pode ser feito assim?

A quinoa é um grão muito versátil, e a resposta dessa pergunta é sim!

Arroz integral, trigo sarraceno, cevadinha, todos estes grãos podem ser congelados cozidos da mesma forma que te ensinamos com os grãos de quinoa.

A preparação pode ter alguma diferença, mas para congelar e descongelar você vai seguir praticamente os mesmos passos.

Mas isso vai depender da preparação que deseja.

Por exemplo, se você deseja fazer um arroz frito o descongelamento pode ser feito direto na preparação, refogue os outros ingredientes primeiro e adicione o grão congelado no final da preparação.

 

como congelar quinoa
Print Recipe
5 from 1 vote

Como cozinhar e congelar quinoa

Tenha sempre em mãos uma porção de quinoa prontinha para trazer praticidade nas refeições da semana.
Tempo de Preparação20 mins
Tempo de congelamento2 hrs
Congelados
Cozinha: vegana
Keyword: como congelar grãos, congelar quinoa, quinoa cozida
Quantidade: 3 porções
Autor: Ariana Pazzini

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de quinoa
  • 2 xícaras (de chá) de água ou caldo de legumes
  • sal

Instruções

Como fazer a quinoa e congelar

  • Na noite anterior deixe a quinoa de molho,
  • Escorra a água e lave bem a quinoa até que a água saia translúcida
  • Deixe escorrer toda a água
  • Adicione a quinoa, o sal e a água ou o caldo em uma panela pequena,
  • Leve ao fogo alto até ferver (sem tampar), depois disso abaixe o fogo e deixe cozinhar até secar a água,
  • Retire do fogo, tampe a panela e deixe descansando assim por 15 minutos,
  • Espalhe os grãos de quinoa em uma assadeira e com a ajuda de um garfo desmanche possíveis blocos, cubra com um pano limpo e espere que chegue em temperatura ambiente,
  • Com o auxílio de uma xícara medidora adicione os grãos no recipiente próprio para congelamento,
  • Leve a geladeira por meia hora,
  • Retire o máximo de ar possível caso você esteja utilizando saquinhos de congelamento para evitar o contato com o ar e formação de cristais de gelo e em seguida leve ao freezer com data, validade (3 meses) e nome da preparação.

Para descongelar a quinoa

  • No microondas: Adicione sobre a quinoa 1 colher (de sopa) de água e leve ao microondas em potência média por 60 segundos, retire e mexa a quinoa para desmanchar possíveis blocos com o auxílio de um garfo, repita os passos anteriores até que esteja descongelada.
  • Na panela: Você pode preparar um refogado com alho, cebola e azeite e em seguida despejar a quinoa congelada na panela, abaixe o fogo e mexa até que a quinoa esteja quente e soltinha novamente, adicione durante o preparo 1 colher (de sopa) de água para que os grãos não peguem no fundo da panela.
  • Utilize os grãos congelados direto na preparação: Para enriquecer omeletes, sopas, recheios, não é necessário descongelar previamente na geladeira. Adicione os grãos de quinoa direto no preparo quente para o descongelamento. Adicione 1 ou 2 minutos extras no tempo de preparo da receita.

Gostou da nossa dica? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e salvar o site nos favoritos para sempre ver nossas novidades!

E se quiser saber mais sobre como congelar alimentos, confira outros posts como este.

Próximo post da série primeiros passos para o congelamento: Como congelar brócolis

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como Congelar tofu ("queijo" vegetal de soja) | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…