Como Congelar tofu (“queijo” vegetal de soja)

como congelar tofu
como congelar tofu

Você sabe que pode congelar tofu?
Congelar alimentos é uma das maneiras que encontramos para preserva-los, evitar o seu desperdício e também facilitar as refeições diárias, já que é possível preparar grandes porções e consumir o que sobrou mais tarde, basta descongelar.

Porém, existem algumas comidas que não ficam tão saborosas ao serem descongeladas e até mesmo não é recomendado o seu congelamento. Mas esse definitivamente não é o caso do tofu! Congelar tofu pode ter seus benefícios, além de ajudar a garantir que esse alimento esteja nas refeições diárias.

Lidar com tofu congelado pode ser uma grande aventura, principalmente se você não tiver muito conhecimento sobre esse tipo de alimento. Firme, seda, temperado, defumado… Existem diversos tipos que podem deixar novos cozinheiros confusos e com um certo receio de usá-lo em receitas. Ainda podem existir dúvidas sobre como armazenar o tofu sem deixar com que ele estrague. Tofu fresco resiste apenas 5 dias na geladeira, quando congelado se conserva por até 5 meses.

Além disso, devido ao seu sabor suave, muitas pessoas tem medo de que tofu não seja apetitoso e até mesmo deixe os pratos com gosto ruim. Para começar, que tal tentar fazer uma deliciosa salada de ovo vegana, feita com tofu congelado? Além de ser um prato fácil, vai fazer com que você queira usar esse ingrediente saboroso sempre que puder.

Congelar tofu traz diversos benefícios!

Quando compramos um grande bloco de tofu, nosso primeiro pensamento é: “como vou usar tudo isso em 5 dias? Dá certo usar tofu congelado?”.

Sim, peças de tofu mais firmes conferem uma melhor textura quando congelado, mas isso não impede de você congele os tofus mais frescos.

Congelar tofu é uma excelente maneira de ajudar no seu preparo para diversos pratos, pois o congelamento remove o excesso de umidade e faz com que ele absorva mais o caldo de marinadas e molhos usados na preparação da refeição.

Além disso, o congelamento faz com que ele fique mais firme, deixando o prato com uma maior gama de texturas e consequentemente mais refinado. Afinal, quem nunca viu os integrantes do Masterchef falando da importância de várias texturas?

Tofu congelado é perfeito para kabobs. Além disso, se você quiser fritar ou assar alguns cubos para utilizar em saladas, o resultado será incrível, pois o congelamento não vai deixar que ele se desmanche e perca toda a sua forma.

Porém, caso ainda prefira uma textura mais macia e lisa, talvez não seja ideal congelar tofu para preparar seus pratos.

Além disso, o tofu é um dos alimentos que podem ser grandes parceiros de vegetarianos, veganos e todos que querem ter uma alimentação balanceada e saudável. Não é à toa que ele é um dos alimentos que são amplamente utilizados na culinária asiática.

Afinal, como congelar tofu?

Você pode seguir o passo a passo descrito a seguir. Veremos desde o início como deixar o tofu pronto para receitas e até iniciantes vão perder o medo de usar tofu congelado na cozinha.

O tofu do tipo seda ou firme possuem mais água em comparação com os outros, pois não foram prensados com tanta rigidez. Caso queira usar esses tipos em alguma receita, mas está receoso que o tofu se desmanche ao descongelar, basta tentar retirar o excesso de umidade do ingrediente antes de congelar tofu.

  1. Abra o pacote de tofu e deixe escorrer o excesso de água;
  2. Coloque um par de pedaços de papel toalha dobrados ao meio em cima de uma tábua de cozinha;
  3. Posicione o tofu acima do papel e cubra-o com mais dois pedaços de papel toalha dobrados ao meio;
  4. Em seguida, coloque em cima deles uma outra tábua de cozinha;
  5. Por cima de tudo, adicione ainda algum peso, como por exemplo uma lata de comida ou um pequeno livro. Mas tome cuidado: use objetos que não estraguem o seu tofu mas sejam pesados o suficiente para se livrar da umidade.  Esse método vai evitar que cristais de gelo se forme tanto do lado de fora do tofu quanto dentro;
  6. Deixe o tofu drenar por no mínimo 15 minutos, em seguida retire os pesos e descarte o papel toalha utilizado;
  7. Você pode cortar o tofu em blocos do tamanho desejado ou ainda congelar a peça inteira. Utilize saquinhos retornáveis de congelamento para armazenar o tofu e armazene em seu freezer.
  8. Lembre-se de etiquetar com a data que foi congelado e a recomendação de utilizar em até 5 meses.

Como descongelar o tofu?

Leve o tofu congelado para a geladeira na noite anterior, se for utilizar marinado, você pode descongelar direto na marinada.

Assim o sabor será absorvido enquanto o tofu descongela.

Veja aqui a série completa primeiros passos para o congelamento: 

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Como Fazer e Congelar Arroz de Couve Flor | A casa encantada
  2. Pingback: Refeições congeladas - Como poupar seu valioso tempo e dinheiro na cozinha | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…