Como organizar o freezer?

Como congelar alimentos

Você já se perguntou se sabe como organizar o freezer? Pois é! Nem sempre pensamos nisso, mas saiba que a essa organização pode sim ser otimizada.

Por vezes percebemos que falta espaço para guardar as coisas, e por isso vou te mostrar aqui como organizar o freezer em algumas dicas.

O que entra primeiro precisa sair primeiro!

Uma das maneiras mais corretas de se organizar o freezer é fazendo com que o alimento que entrar primeiro saia primeiro também.

Lembre-se que, mesmo os alimentos estando no freezer a sua data de validade ainda conta! Por isso, todas as vezes que você armazenar algum tipo de alimento no freezer é importante saber a sua data de validade.

Para que você possua uma melhor organização a dica que é que você etiquete os alimentos para não esquecer mais. Isso vai garantir que os alimentos mais antigos não fiquem tanto tempo no freezer perdendo a qualidade e o sabor ao longo do tempo.

Onde armazenar os alimentos?

Usar os recipientes corretamente também faz parte da organização do freezer, isto é, quando armazenamos da forma correta contribuímos para uma melhor organização.

A maior indicação aqui, e você pode consultar também o nosso guia definitivo de congelar alimentos aqui do blog, é armazenar os alimentos nos recipientes corretos.

Recipientes de vidro

Os recipientes de vidro são os mais adequados para armazenar alimentos ao freezer e a geladeira de forma geral.

Além de serem mais seguros, eles são ecologicamente corretos e você pode transferí-los do freezer à geladeira e ao forno rapidamente.

O ideal aqui é escolher os potes de vidro com tamanho adequado para que o alimento fique bem colocado lá dentro e com um pequeno espaço para expandir conforme vá congelando, para evitar que o vidro quebre dentro do freezer.

Recipientes de plástico

Os recipientes de plástico são os mais utilizados, além de serem mais baratos que os recipientes de vidro.

O que devemos observar aqui é se estes recipientes de plástico são livres de um composto chamado BPA, assim sendo os seguros para o freezer e para o alimento.

Verifique também se este plástico pode ser levado a baixas temperaturas, porque alguns casos os potes podem rachar e quebrar contaminando o alimento.

Sacos para congelamento

Por fim, os sacos próprios para congelamento. Nós sempre mostramos aqui o saco ziploc, que é hermético e pode ser levado ao freezer sem problema algum.

Estes saquinhos já são conhecidos das donas e donos de casa, pois podem levar ao freezer tanto carnes, pães , frutas e outros alimentos.

Necessário, somente o necessário!

Quando começamos a congelar alimentos e vemos que esta é uma atividade fácil e que facilita muito a nossa vida, temos a tendência de congelar absolutamente tudo!

No entanto, para organizar o freezer não podemos ter altas quantidades de alimento dentro dele por muito tempo.

O ideal é que se congele somente o necessário, nem muito pouco e nem muito alimento para que ele não passe tanto tempo no freezer enchendo ele de alimentos e, você podendo esquecer da data de validade e o alimento perdendo a sua qualidade.

Neste caso, você pode fazer um planejamento semanal do que você deseja comer todas as semanas do mês, dessa forma você terá somente os alimentos para aquela semana.

Neste post você pode conseguir uma inspiração para preparar e congelar sua comida semanal em apenas 1 dia!

Cuidado com o que guarda na porta do freezer

Bom, uma coisa que não é muito falada é sobre a porta do freezer. Este é o local mais quente de todo o freezer, sendo assim é bom saber que armazenar alimentos que sejam ricos em gordura, como alguns sorvetes e algumas frutas podem não ser tão bom.

O resultado disso é que sorvetes de frutas podem descongelar e re-congelar várias vezes durante o dia, perdendo o sabor, a textura e a qualidade de forma geral do alimento.

A porta do freezer pode ser utilizada para armazenamento de bebidas, já que nem todas podem congelar, contribuindo para que elas não percam suas propriedades nutricionais.

As etiquetas devem ser suas aliadas

Lembre-se sempre de etiquetar os alimentos que vão ao freezer.

Como você pode ver em vários posts da nossa série Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos, as etiquetas devem sempre fazer parte da sua vida quando você começa a congelar os alimentos.

No início isso pode ser um pouco complicado, mas é questão de se criar um bom hábito e mantê-lo. Neste caso, a nossa dica mais importante aqui é que você etiquete os alimentos no momento em que for levá-los ao freezer, e não depois que já estiverem congelados.

Então, se você vai guardar no freezer um recipiente hermético com feijão, anote que aquele alimento é feijão e a sua data de validade.

Dependendo também do quanto alimento vai durar no freezer, deixe ele um pouco mais para frente em um local onde você possa vê-lo todas as vezes que abra o freezer, para não esquecer e perder o alimento lá.

E para deixar o freezer maior?

Ao organizar o freezer você vai perceber que nem sempre o tamanho interno dele pode acomodar tudo o que precisamos. Por isso, as nossas dicas são voltadas para que você possa organizar o freezer da melhor forma possível e deixar mais espaço vago.

No entanto, nem sempre conseguimos fazer isso é uma das dicas o que temos é que você utilize recipientes magnéticos.

Sabe aqueles imãs de geladeira que colocamos ao lado dela ou na frente? Você pode utilizar um sistema parecido dentro do freezer.

Caso o seu freezer não produza gelo, ou seja, ele seja gelo seco ou frost free você vai conseguir fazer este mecanismo facilmente.

Você pode comprar potes de armazenamento magnético prontos ou fazer um em casa, colando irmãos embaixo de recipientes e colocando eles na porta ou aos lados do freezer, o que vai aumentar consideravelmente o espaço.

Caso você também goste de algo mais separado, pode utilizar potes de diferentes cores para diferenciar o tipo de alimento que está sendo armazenado.

Aproveite esta dicas, e nós diga qual você gostou mais e qual você está utilizando!

Quer saber mais sobre congelar? Consulte nosso Manual de Congelamento da Casa Encantada.

Lembre-se também de nossa equipe no Instagram e participar do nosso grupo no Facebook para ficar por dentro de nossas novidades.

Espero que tenha gostado! Até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Como congelar alimentos prontos para manter a produtividade trabalhando em casa. | A casa encantada
  2. Pingback: Alimentos congelados são seguros para o consumo? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…