Como fazer molho à bolonhesa

receita tradicional de molho à bolonhesa

Já se perguntou se o que te vendem por aí como molho à bolonhesa tem alguma coisa da receita tradicional?

Principalmente aquele molho que está na prateleira do supermercado é mesmo um legítimo bolonhesa? Eu demorei muito para dividir com vocês este molho bolonhesa, principalmente porque falar sobre as tradições de outro povo é uma super responsabilidade, não é mesmo? Ainda mais um prato com as raízes deste tão tradicional molho italiano.

O que vemos por aí é uma mistura de muitas influências, cada um deu seu toque no tradicional molho de bologna. E por aí foi, como um telefone sem fio cheio de adaptações. Vamos dizer então que este é o molho à bolonhesa legítimo da minha cozinha, que pode ser da sua também!

Embora o tempo de preparo seja mais longo que de um simples molho com carne moída, vale à pena fazer uma grande quantidade e congelar o molho excedente para dias que dá vontade de uma lasanha à bolonhesa, uma massa ou só para ter uma proteína em molho no freezer também! Em conclusão, versatilidade na cozinha é tudo!

Apesar do espaguete não ser o match perfeito do molho à bolonhesa, eu simplesmente amo unir os dois, é comida de infância, prato reconfortante, coisa boa de comer no friozinho e tal!
receita de molho italiano bolonhesa

 

Não se assuste com o tempo de cozimento, lembra que te contei que programo minhas refeições aos domingos? Pré preparo, congelo, deixo as frutas lavadas, cortadas e secas na geladeira…

É neste dia, que você está se dedicando à cozinhar que é hora de preparar o molho. Dessa forma, você pode usar parte para fazer aquela lasanha, parte para colocar com macarrão cozido no potinho e outra parte para congelar só o molho e usar a criatividade durante a semana!

 

receita de molho bolonhesa para congelar, lasanhas e massas

 

Molho Bolonhesa

Molho à bolonhesa clássico! Perfeito para congelar ou usar na lasanha ou macarrão, a idéia é fazer uma quantidade bem grande para conseguir congelar e ter praticidade na cozinha!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr
Course Prato Principal
Quantidade 8 porções

Ingredientes
  

  • 200 g de bacon em cubinhos pequenos
  • 1 kg de carne moída eu utilizei patinho,
  • 1 fio de azeite
  • 1/4 de xícaras (de chá) de manteiga
  • 1 cebola média em cubinhos
  • 6 talos de salsão fatiados finamente
  • 4 cenouras em cubinhos pequenos
  • 2 xícaras de chá de leite,
  • 2 xícaras de chá de vinho branco,
  • 340 g de molho de tomate
  • 1 kg de tomate sem pele e sem semente - veja aqui como fazer,
  • 1 litro de caldo de legumes se não tiver substitua por água filtrada,
  • Noz moscada sal e pimenta á gosto.

Instruções
 

  • Leve ao fogo uma panela grande com o azeite, frite o bacon e quando estiverem douradinhos retire o excesso de gordura, na mesma panela refogue a cebola, a cenoura e o salsão.
  • Quando a cebola estiver ficando branquinha, adicione a carne moída, a manteiga e refogue até perder o tom rosado.
  • Adicione o vinho e deixe secar, quando secar adicione o leite e a noz moscada e espere secar também, mexendo para não queimar.
  • Adicione o molho de tomates, os tomates, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 1 à 2 horas, adicionando sempre que estiver secando 1 xícara de caldo ou a água para evitar que queime.
  • Faça isso até acabar todo o caldo, corrija o sal se necessário no final.

Notas

- Esta receita rende bastante, então se não for congelar e sim usar o molho no seu macarrão ou em sua lasanha, divida a receita por 2 ou 4, dependendo o tamanho da fome de sua família! - Se preferir congelar, espere o molho esfriar, adicione em potinhos com a quantidade perfeita para uma refeição da sua família e descongele quando for utilizar. - Caso queira congelar já com a massa: Prepare a massa de sua preferência, cozinhe 1 ponto antes (se a embalagem pede 10 minutos para a massa ficar no ponto, cozinhe por 8 minutos, eu gosto demais do resultado com as massas da marca barilla, congela super bem e não perde a textura), assim que der o tempo escorra e passe por água gelada para frear o cozimento pois não queremos que a massa passe deste ponto. Adicione um fio de azeite na massa, se quiser um queijo raladinho e o molho já frio, coloque em potinhos e congele quando estiver completamente frio! Aí é só descongelar!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Veja aqui outros posts que podem ajudar com essa receita:

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

7 respostas

  1. Pingback: Receita fácil de Molho de tomate caseiro [VÍDEO] | A casa encantada
  2. Pingback: Como congelar macarrão cozido. | A casa encantada
  3. Pingback: Receitas Para Congelar Para o Mês | A casa encantada
  4. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada
  5. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…